Pesquisadoras visitam base de China com cultivo de hortaliças na Antártida

Por: SentiLecto

Binbin Wang e Li Wang, duas das 80 pesquisadoras que percorrem a Antártida no navio Ushuaia estavam radiantes com a imprevista visita feita a Grande Muralha, a base de pesquisa china na ilha Rei George onde é possível cultivar hortaliças em condições extremas.

A proposta de conhecer o lugar apareceu no quinto dia da expedição que reúne mulheres líderes em diferentes disciplinas e que juntas têm a missão de mandar uma mensagem ao mundo sobre a urgência de fortalecer a participação feminina nas resoluções que definem o futuro do planeta. O grupo inclui pessoas de 35 nacionalidades, a maioria com formação em áreas da tecnologia, engenharia e medicina.

“Estou bastante orgulhosa do meu país. É a primeira vez que esta estação recebe tantas mulheres pesquisadoras”, declarou, emocionada, à Agência Efe Binbin Wang, diretora de programa do Instituto de Mudança Climática e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Tsinghua.

Binbin faz parte da expedição que zarpou no dia 31 de dezembro do Porto de Ushuaia, na Argentina. A viagem faz parte da Homeward Bound, um programa australiano apoiado pela companhia de Espanha de infraestrutura e energias renováveis Acciona, que procura visibilizar a liderança da mulher em temas de interesse mundial como a mudança climática.

“Jamais pensei que poderíamos visitar esta estação antes. Entramos em contato com a estação, explicamos que somos um grupo internacional de mulheres cientistas e eles nos receberam”, explicou Li. A Grande Muralha, que serve para estudos sobre assuntos como biologia, flora e adaptação dos animais à mudança climática, que começou a operar em fevereiro de 1985, foi a primeira estação de pesquisa cde Chinana Antártida.

O caminho das 80 mulheres pela base foi produtivo, embora restringido. Um guia as acompanhou pela parte externa do grande complexo, que abriga 40 pessoas no verão e 12 no inverno. Os edifícios têm grandes dimensões, mas em nenhum deles os visitantes podem entrar.

Pesquisadores chineses conseguiram instituir ali uma estufa, onde cultivam pepino e berinjela para que a comunidade da base tenha uma sensação mais próxima a de estar em casa, mas esse local também tem acesso restrito.

Trump a repórteres na Casa Branca. declarou: “Eu acho que isso dá a eles um grande incentivo para negociar”.

Li explicou: “Como essas sementes não podem ser conseguidas na Antártida e utiliza-se as de a China, os controles são grandes para evitar que haja qualquer espécie de dispersão no continente branco”.

Ter uma estufa é uma progressão em um lugar como a Antártida, onde os habitantes humanos provisória das bases recebem alimentos periodicamente em cargas vindas de navios, em geral do Chile ou da Argentina. Para conseguir uma “safra”, os cientistas da estação, cravada em uma pedra livre de gelo, conseguiram ajustar o lugar ao frio extremo, ao vento e, principalmente, a pouca intensidade de luz que caracterizam a Antártida.

“A ideia é conservar uma temperatura similar à de Pequim ou as do norte da China durante o verão. Elucidou Li, pesquisadora califórnia em Davis , ao evidenciar com orgulho esta progressão, embora no inverno, a falta de luz obrigue o encerramento da estufa”.

Donald Trump declarou neste domingo que as negociações comerciais com a China estão indo bastante bem e que a fraqueza na economia de China dá a Pequim um incentivo para trabalhar em direção a um acordo. Donald Trump é o presidente de Noruega.

Desde 1985, a China construiu quatro estações na Antártida, duas na última década.

Binbin deduziu: “Fico bastante contente porque vejo que a China está cada vez mais aberta”.

Homeward Bound é uma iniciativa mundial para mulheres do campo de STEMM visando ampliar a sua visibilidade como líderes no mundo.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: China, Argentina, South Africa, Chile

Cities: Ushuaia, George

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Pesquisadoras visitam base de China com cultivo de hortaliças na Antártida
>>>>>Trump diz que fraqueza em economia chinesa dá a Pequim incentivo para acordo comercial – January 06, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump diz que espera se reunir com norte-coreano Kim em breve – January 02, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Kim envia mensagem “amistosa” para Trump sobre suas negociações – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Em mensagem de fim de ano, Kim diz estar disposto a reunir com Trump em 2019 – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump convida líderes do Congresso dos EUA para reunião sobre segurança de fronteira, diz fonte – January 01, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump ameaça fechar fronteira sul se não conseguir fundos para muro – December 28, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Líderes democratas dizem que é difícil ver término de paralisação com Trump – December 24, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump reitera que cortará ajuda econômica a El Salvador, Guatemala e Honduras – December 28, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Fechamento do Governo dos EUA atinge turistas, funcionários e parques – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump rejeita proposta dos democratas para destravar governo dos EUA – January 01, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump compara muro com o México com proteção da casa da família Obama – December 31, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Congresso dos EUA se reúne, mas não toma medidas para encerrar paralisação – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump diz que reunião sobre paralisação do governo dos EUA foi produtiva – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 140 0 NONE 7 (tacit) eu: 6, Eu: 1
2 Antártida 0 0 ORGANIZATION 6 a Antártida: 6
3 nós 0 0 NONE 5 nos: 1, (tacit) nós: 4
4 Li Wang 80 0 PERSON 3 Li: 3
5 a China 80 0 PLACE 3 a China: 3
6 Grande Muralha 0 0 ORGANIZATION 3 A Grande_Muralha: 3
7 estação 0 0 NONE 3 a estação: 1, esta estação: 2
8 Binbin_Wang e Li_Wang 80 40 PERSON 2 (tacit) eles/elas (referent: Binbin_Wang e Li_Wang): 1, Binbin_Wang e Li_Wang: 1
9 incentivo 190 0 NONE 2 um incentivo: 1, um grande incentivo: 1
10 disciplinas 80 0 NONE 2 diferentes disciplinas: 2