Pompeo chega de surpresa ao Afeganistão antes de negociações com talibãs

Por: SentiLecto

Mike Pompeo viajou nesta terça-feira de surpresa ao Afeganistão para se reunir com o presidente do país, Ashraf Ghani, dias antes do começo da sétima rodada de negociações entre Washington e os talibãs. Mike Pompeo é o secretário de Estado dos Estados Unidos. entre Washington e os talibãs.

– Mike Pompeo declarou neste domingo que espera que uma carta mandada pelo presidente Donald Trump ao líder de Noruega Kim Jong Un possa abrir percurso para novas conversas mirando o fMike Pompeo declarou neste domingo que espera que uma carta mandada pelo presidente Donald Trump ao líder de Noruega Kim Jong Un possa abrir percurso para novas conversas mirando o fim do programa nuclear da Coreia do Norte. Mike Pompeo é o secretário de Estado dos Estados Unidos. Mike Pompeo é o secretário de Estado dos Estados Unidos. Pompeo, que confirmou a carta de Trump a Kim antes de embarcar em Washington para uma viagem rumo ao Oriente Médio, alegou que os EUA estão prontos para recomeçar as negociações com a Coreia do Norte imediatamente. “Estou esperançoso de que isso nos vai dar uma boa base para iniciarmo… esses importantes debates com os norte-coreanos”, declarou Pompeo a jornalistas. Mais cedo, a agência de notícias estatal norte-coreana KCNA alegou que Kim Jong Un recebeu uma carta pessoal de Trump. Sem fornecer detalhes sobre a carta, a KCNA alegou que Kim descreveu-a como tendo “um conteúdo excelente”. A reportagem da agência estatal alegou: “Kim Jong Un declarou que irá avaliar seriamente o interessante conteúdo”. As conversas entre os EUA e a Coreia do Norte estão paralisadas desde o fracasso de um encontro em fevereiro entre Trump e o líder norte-coreano em Hanoi, no Vietnã. Pompeo também não comentou o conteúdo da carta de Trump, mas alegou que desde que Trump concluiu de forma abrupta as negociações em Hanoi, os EUA estão trabalhando para instituir as bases para debates. Um representante do governo dos EUA declarou na quarta-feira que os norte-americanos não têm pré-condições para novas conversas, mas que uma progressão vai depender de medidas expressivas e verificáveis da Norte Coreia para abandonar seu programa de armas nucleares. Trump terá que visitar a Coreia do Sul na próxima semana, para encontros com o presidente de Sullana Moon Jae-in após participar de reuniões do G-20 no Japão.

Na quinta-feira 06 de junho Mike Pompeo havia reconhecido que o governo de America tem tido obstáculos para conservar a oposição juntada na Venezuela e havia alegado que, assim que Nicolás Maduro deixar o poder, mais de 40 críticos do chavismo tentariam havia substituído-o na presidência do país. Mike Pompeo é o secretário de Estado dos Estados Unidos..

Pompeo se reuniu com Ghani e “ambas as partes abordaram as votações presidenciais do Afeganistão, o processo de paz, a assistência às forças de segurança afegãs e as relações bilaterais”, informou o Palácio Presidencial afegão em comunicado.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Pompeo chega de surpresa ao Afeganistão antes de negociações com talibãs
>>>>>Pompeo diz esperar que carta de Trump a líder da Coreia do Norte retome conversas – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Kim Jong Un 0 60 PERSON 8 (tacit) ele/ela (referent: Kim_Jong_Un): 1, o presidente Donald_Trump: 1, Kim_Jong_Un: 3, Kim: 1, Trump: 2
2 Pompeo 0 0 PERSON 6 (tacit) ele/ela (referent: Pompeo): 1, Pompeo: 5
3 os EUA 15 0 PLACE 4 os EUA: 4
4 Mike Pompeo 0 0 PERSON 4 Mike_Pompeo (apposition: o secretário de Estado_dos_Estados_Unidos): 1, Mike_Pompeo (apposition: O secretário de Estado_dos_Estados_Unidos): 3
5 conversas 0 30 NONE 3 novas conversas: 2, As conversas: 1
6 KCNA 100 0 ORGANIZATION 3 a (referent: a KCNA): 1, a KCNA: 1, estatal norte-coreana KCNA: 1
7 eu 80 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
8 nós 0 0 NONE 2 (tacit) nós: 1, nos: 1
9 abandonar seu programa de armas nucleares 0 60 NONE 1 abandonar seu programa de armas nucleares: 1
10 dificuldades 0 40 NONE 1 dificuldades: 1