Premiê deposto do Paquistão é preso em regresso ao país e homem-bomba mata dezenas

Por: SentiLecto

O primeiro-ministro paquistanês deposto, Nawaz Sharif, e Maryam ambos enfrentando longas sentenças prisionais, foram presos minutos após quando regressaram buscando revitalizar seu partido antes de uma votação, desembarcarem no país nesta sexta-feira em 25 de julho. Maryam é sua filha.

Entre os mortos está o candidato à Assembleia da Província do Baluchistão Siraj Raisani, cujo irmão Nawab Aslam Raisani foi ministro-chefe da província de 2008 a 2013.

Realçando os nervosismos pelas quais o Paquistão passa no fase até a eleição, um homem-bomba matou mais de 100 pessoas em um comício algumas horas antes, no ataque de tal espécie mais fatal no país em mais de três anos.

“Estou ciente do fato de que vou ser preso, mas este é um custo bastante pequeno a se pagar pela grande missão de resgatar a santidade do voto no Paquistão”, declarou Sharif à Reuters a bordo doaaaeronave minutos antes de tocar solo na cidade central de Lahore.

Homens uniformizados escoltaram os Sharif, que foram sentenciados à revelia por adenúnciasde corrupção na semana passada, para fora do voo comercial, e um porta-voz da Liga Muçulmana do Paquistão-N confirmou que eles foram presos pouco depois.

O regresso dos Sharif encarna uma aposta de alto risco, mas que pode sacudir uma corrida eleitoral dilacerada por denúncias de que o poderoso Exército paquistanês está trabalhando por trás das cenas para inclinar a disputa em defesa do ex-jogador de críquete Imran Khan. Ele descreveu Sharif como um “criminoso” que não merece suporte.

Confrontos aconteceram na noite desta sexta-feira no ponto de entrada da principal rodovia para Lahore entre manifestantes pró-Sharif e policiais que haviam sido mandados em milhares, declarou uma testemunha da Reuters. Não houve relatos imediatos de feridos.

O ataque a bomba foi o terceiro incidente de violência relacionada à evotaçãonesta semana.

O Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelo ataque, informou a agência de notícias Amaq, do grupo, que não forneceu mais detalhes ou evidências para sua alegação.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Premiê deposto do Paquistão é preso em regresso ao país e homem-bomba mata dezenas
>>>>>Ataque suicida em comício no Paquistão deixa 128 mortos – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 criminoso 0 160 NONE 2 um criminoso: 2
2 presos 0 160 NONE 2 presos minutos: 1, presos: 1
3 eu 40 80 NONE 2 (tacit) eu: 2
4 ataque 0 80 NONE 2 O ataque: 1, o ataque: 1
5 Confrontos 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Confrontos): 1, Confrontos: 1
6 Imran Khan 0 0 PERSON 2 Ele (referent: críquete Imran_Khan): 1, (tacit) ele/ela (referent: críquete Imran_Khan): 1
7 Sharif 0 0 ORGANIZATION 2 os Sharif: 2
8 Sharif 0 0 PERSON 2 Sharif: 2
9 a Assembleia_da_Província_do_Baluchistão_Siraj_Raisani 0 0 PLACE 2 a Assembleia_da_Província_do_Baluchistão_Siraj_Raisani: 2
10 eleição 0 0 NONE 2 a votação: 1, a eleição: 1