Premiê do Japão volta a negar envolvimento pessoal e de esposa em polêmica venda de terreno

Por: SentiLecto

– Shinzo Abe reafirmou quarta-feira que ele e sua esposa não se envolveram em um acordo de venda de terreno com desconto que levou a oposição a pedir a renúncia do ministro das Finanças Taro Aso, umShinzo Abe reafirmou quarta-feira que ele e sua esposa não se envolveram em um acordo de venda de terreno com desconto que levou a oposição a pedir a renúncia do ministro das Finanças Taro Aso, um importante aliado do premiê. Shinzo Abe é o primeiro-ministro do Japão. Shinzo Abe é o primeiro-ministro do Japão. Abe e Aso passaram a ser pressionados depois que o Ministério das Finanças admitiu nesta semana que modificou documentos relacionados à venda de um terreno estatal com um grande desconto a um agerenteescolar ligado à esposa do premiê. A suspeita de um acobertamento pode afetar o índice de aprovação de Abe e acabar com sua esperança de satisfazer um terceiro mandato como líder de seu Partido Liberal Democrata . O triunfo em uma eleição que vai renovar a liderança do PLD em setembro pode encaminhá-lo para se tornar o premiê mais longevo do Japão. Cópias de documentos divulgadas pelo ministério na segunda-feira mostraram que referências a Abe, à sretirou-se sua esposa e a Aso de registros de o Ministério das Finanças referentes em a venda a o agerenteescolar Moritomo Gakuen.Mesmo antes de eles terem sido modificados, fica claro que minha esposa e eu não nos envolvemos”, declarou Abe ao comitê orçamentário da câmara baixa do Parlamento, uma posição repetida pelo secretário-chefe de salinha, Yoshihide Suga, quando você olha os documentos. Abe declarou que caso se encontrem provas de que ele e a esposa cometeram anormalidades, abdicará.

Com o escândalo, centenas de pessoas vêm se reunindo diariamente em frente a residência oficial, pedindo sua renúncia.Moritomo Gakuen protagoniza o escândalo por um custo aproximadamente dez vezes mais barato do que seu valor de mercado , de a qual Akie seria presidente de honra. Moritomo Gakuen é uma polêmica instituição educacional que promovia idéias ultranacionalistas, que em 2016 comprou um terreno de propriedade estatal em Osaka.Depois que Aso admitiu, as ruas próximas do chamado Kantei se encheram de vocábulos de ordem como “Mentiras jamais mais” ou “Todos os membros do Gabinete devem se demitir” para pedir a renúncia dos dirigentes que seu ministério manipulou documentos ligados a um caso de suposta assistência financeira e administrativa para uma instituição privada.Documentos de um inquérito interno revelados nesta segunda-feira mostram os registros falsificados de um acordo firmado em 2016 para vender um terreno de propriedade do governo em Osaka, no oeste do país, a Moritomo Gakuen, uma instituição de educação que promove ideias ultranacionalistas e tem vínculos com a esposa do primeiro-ministro, Akie Abe.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Premiê do Japão volta a negar envolvimento pessoal e de esposa em polêmica venda de terreno
>>>>>Abe nega seu envolvimento e de sua esposa em caso de corrupção – (EfeGeneric)
>>>>>Japoneses pedem a renúncia de primeiro-ministro envolvido em escândalo – March 13, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Premiê e ministro das Finanças do Japão sofrem pressão devido a suposto escândalo de nepotismo – March 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Dossiê aponta falsificação de documentos em caso que envolve premiê do Japão – March 12, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Japão atribui mudança na postura da Coreia do Norte a sanções – March 09, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Sul enviará delegação à Coreia do Norte, enquanto Trump sugere vontade de negociar – March 04, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Em jantar cheio de piadas, Trump sugere que EUA se reunirão com Coreia do Norte – March 04, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Otimismo e cautela imperam após oferta de diálogo da Coreia do Norte – March 07, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Abe Akie 0 30 PERSON 10 Akie: 1, (tacit) ele/ela (referent: Abe): 4, Akie_Abe: 1, Shinzo_Abe (apposition: O primeiro-ministro de o Japão): 2, Abe: 2
2 Ministério das Finanças 50 36 ORGANIZATION 3 o Ministério_das_Finanças: 2, (tacit) ele/ela (referent: o Ministério_das_Finanças): 1
3 desconto 50 0 NONE 3 um grande desconto: 1, desconto: 2
4 documentos 0 0 NONE 3 documentos relacionados: 1, os documentos: 1, documentos ligados: 1
5 escândalo 0 140 NONE 2 o escândalo: 1, O escândalo: 1
6 Aso 0 36 PERSON 2 Aso: 2
7 a vitória em uma votação 270 0 NONE 2 A vitória em uma votação: 2
8 Moritomo Gakuen 0 0 PERSON 2 Moritomo_Gakuen: 1, Moritomo_Gakuen (apposition: uma polêmica instituição educacional): 1
9 administrador 0 0 NONE 2 um administrador escolar ligado: 1, o administrador escolar: 1
10 premiê 0 0 NONE 2 premiê: 2