Presidente da Itália e BC advertem governo sobre plano para déficit

Por: SentiLecto

O presidente italiano e o banco central advertiram neste sábado que a dívida do país tem que continuar sustentável, após o governo populista revelar planos para ampliar significativamente o déficit no próximo ano.

Os números divulgados nesta sexta-feira pelo Banco da Espanha mostram uma ampliação do endividamento de 3,14 bilhões de euros em comparação com os dados do primeiro trimestre do ano.

Na noite de quinta-feira, os partidos governistas sugeriram um déficit em 2019 equivalente a 2,4 por cento do Produto Interno Bruto , três vezes a meta do governo anterior.

Faz 3 meses, a dívida pública espanhola fechou em 1,16 trilhão de euros, o equivalente a %98,1 de o Produto Interno Bruto, o que encarna um novo recorde.

O anúncio sacudiu os mercados na sexta-feira, provocando uma liquidação de títulos e ações do setor bancário. A notícia ainda gerou confronto com a Comissão Europeia, que monitora e impõe normas fiscais para UE.

O presidente de Italiade Italia, Sergio Mattarella, conduzindo-se a um grupo no palácio presidencial que marcou o 70º aniversário da constituição, observou que a lei fundadora do Estado solicita “verbas equilibradas e sustentabilidade da dívida”.

Ele alegou: “Isso é para proteger as economias de nossos cidadãos”.

Visco, de acordo com a agência de notícias Ansa alegou: “A Itália precisa favorecer o investimento público e privado e conter e diminuir a dívida pública”. A dívida tem que ser “colocada ema trajetória de queda”, adicionou ele.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Italy

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Presidente da Itália e BC advertem governo sobre plano para déficit
>>>>>Dívida pública espanhola bate recorde e atinge 98,1% do PIB – September 28, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Sergio Mattarella 0 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: O presidente italiano Sergio_Mattarella dirigindo se a um grupo em o palácio presidencial): 1, O presidente italiano Sergio_Mattarella dirigindo se a um grupo em o palácio presidencial: 2, ele (referent: O presidente italiano Sergio_Mattarella dirigindo se a um grupo em o palácio presidencial): 1
2 Visco 0 0 PERSON 2 Visco: 1, ele (referent: Visco): 1
3 o governo populista 0 80 NONE 1 o governo populista: 1
4 a notícia 0 40 NONE 1 (tacit) ele/ela (referent: A notícia): 1
5 reduzir a dívida pública 0 40 NONE 1 reduzir a dívida pública: 1
6 um aumento de o endividamento de 3,14_bilhões de euros 0 40 NONE 1 um aumento de o endividamento de 3,14_bilhões de euros: 1
7 confronto 0 35 NONE 1 confronto: 1
8 orçamentos equilibrados e sustentabilidade de a dívida 120 0 NONE 1 orçamentos equilibrados e sustentabilidade de a dívida: 1
9 favorecer o investimento público e privado 80 0 NONE 1 favorecer o investimento público e privado: 1
10 o presidente italiano e o banco central 50 0 NONE 1 O presidente italiano e o banco central: 1