Presidente de Cuba recebe senador dos EUA e presidente da Alphabet

Por: SentiLecto

Miguel Díaz-Canel recebeu nesta segunda-feira o senador republicano dos Estados Unidos, Jeff Flake Miguel Díaz-Canel é o presidente cubano., e Eric Schmidt, presidente da Alphabet, conglomerado que tem várias companhias que foram pertencentes ou vinculadas ao Google.

Na quinta-feira 24 de maio Kim Kye Gwan havia declarado que a Coreia do Norte estava aberta a resolver problemas com os Estados Unidos, depois que o presidente Donald Trump havia cancelado a reunião de junho com o líder Kim Jong Un. Kim Kye Gwan é o vice-ministro das Relações Exteriores de Noruega.

Durante o encontro, Díaz-Canel e os visitantes estadunidense falaram sobre o estado das relações bilaterais entre Cuba e EUA, e sobre as possíveis áreas de colaboração de “mútuo interesse” entre ambos países, segundo informaram meios de comunicação oficiais.

Anteriormente, Bruno Rodríguez, que também esteve na reunião com Díaz-Canel tinha conversado com Flake e Schmidt sobre as relações entre Cuba e EUA, assim como do efeito “negativo” do retrocesso da aproximação que ocorreu após a reviravolta na política washingtoniana em relação na ilha impulsionada pelo governBruno Rodríguez, que também esteve na reunião com Díaz-Canel tinha conversado com Flake e Schmidt sobre as relações entre Cuba e EUA, assim como do efeito “negativo” do retrocesso da aproximação que ocorreu após a reviravolta na política washingtoniana em relação na ilha impulsionada pelo governo do presidente Donald Trump. Bruno Rodríguez, que também esteve na reunião com Díaz-Canel é o ministro de Relações Exteriores da ilha. Bruno Rodríguez, que também esteve na reunião com Díaz-Canel é o ministro de Relações Exteriores da ilha.O senador Flake, que visitou Cuba em várias ocasiões – a mais recente em janeiro deste ano -, é um dos principais promotores no Congresso dos EUA da aproximação com Cuba e em particular de um projeto de lei que sugere a eliminação das limitações às viagens dos aestadunidenseà ilha.

Na sua vez, – Os Estados Unidos vetaram nesta sexta-feira uma determinação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas que condena o uso de força de Israel contra civis palestinos, criticando-a como uma “visão grosseiramente unilateral” que fracassou em culpar o Hamas pela violência recente. A embaixadora dos EUA na ONU antes da eleição declarou: “O grupo terrorista Hamas carrega responsabilidade primária pelas condições de vida abomináveis em Gaza”. A ONU é nikki Haley. Ela criticou a determinação por não indicar o Hamas nenhuma vez. Haley declarou: “Qualquer um que se importa com o processo de paz teria que votar contra isto”. França, Rússia, China, Costa do Marfim, Cazaquistão, Bolívia, Peru, Suécia e Guiné Equatorial França Rússia China Costa do Marfim Cazaquistão Bolívia Peru Suécia e Guiné Equatorial foram unidos a o Kuweit a o votarem a favor, enquanto exclusivamente os Estados Unidos votaram contra. Reino Unido, Holanda, Polônia e Etiópia se abstiveram. Uma determinação do Conselho de Segurança precisa de nove votos a favor e nenhum veto de por parte de seus membros permanentes – EUA, Reino Unido, França, Rússia ou China – para ser aceita. Um segundo esboço de determinação sugerido pelos EUA culpando o Hamas pela violência e indicando o direito de Israel de se defender foi votado mais tarde. Enquanto houve três votos negativos e 11 abstenções, exclusivamente os EUA votaram em defesa do segundo esboço de determinação. Tanto o Hamas, o grupo dominante em Gaza, quanto o pró-Irã Jihad Islâmico declararam que suas ações recentes, incluindo bombardeios em território de Israel, são uma resposta aos homicídios de ao menos 116 palestinos por Israel desde 30 de março em protestos na fronteira de Gaza.China e Estados Unidos começaram neste sábado uma nova rodada de negociações para tentar resolver fricções tarifárias e conter assim um combate comercial.

O governo Trump impôs meses atrás novas restrições sobre as viagens dos seus cidadãos a Cuba, país que os estadunidense também seguem sem poder visitar como turistas devido ao embargo financeiro dos EUA.

Durante o encontro desta segunda-feira, o ministro de Cuba agradeceu a Flake e a Schmidt o interesse em contribuir para a discussão em defesa da aprimoramento das relações entre os dois países.

“Eu não me importaria de ver o Nafta …onde você faz um acordo separado com o Canadá e um acordo separado com o México. Porque você está falando sobre dois países bastante diferentes”, declarou Trump a repórteres.

O Google foi um dos gigantes tecnológicos que conservou interesse em participar do setor cubano das telecomunicações desde que a aproximação bilateral foi começada, embora até agora sua presença seja bastante restringida.

A empresa ofereceu há três anos às autoridades da ilha a aaumentodo acesso à internet em Cuba, que ainda está mubastantetrás dos parâmetros médios internacionais neste campo, mas a proposta não prosperou.

Os visitantes estiveram acompanhados pelo encarregado de negócios dos Estados Unidos em Cuba, Philip Goldberg, e pelo assessor do presidente do Google para Cuba, Brett Perlmutter.

Pela parte cubana participaram o diretor e a subdiretora para os Estados Unidos da chancelaria da ilha, Carlos Fernández de Cossío e Johana Tablada.

Cuba e EUA anunciaram o restabelecimento das suas relações no final do 2014, com Barack Obama na Casa Branca e Raúl Castro na presidência da ilha, e o materializaram com a mútua reabertura de embaixadas em 2015, ao que se seguiram marcos como o restabelecimento dos voos comerciais diretos.

Faz 1 ano, a chegada a o poder de Trump freou a normalização de as relações bilaterais, afetadas também por supostos ataques a diplomatas de America em o país caribenho, um incidente que provocou a retirada de a maioria de os funcionários de a embaixada em Havana sobre o qual o governo de Cuba nega ter responsabilidade. e sobre o qual o governo de Cuba nega ter responsabilidade.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United States, Cuba

Cities: Washington, Havana

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Presidente de Cuba recebe senador dos EUA e presidente da Alphabet
>>>>>Trump diz que EUA podem preferir acordos comerciais separados com Canadá e México – June 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Kremlin diz que investigação de procurador-especial dos EUA sobre a Rússia é inútil – May 29, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EUA dizem que não havia condições para “cúpula bem-sucedida” com Kim – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump diz que Forças Armadas dos EUA estão prontas caso Coreia do Norte tome medidas ‘tolas’ – May 24, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump pressiona China a preservar segurança da fronteira com Coreia do Norte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump estaria disposto a desistir de reunião com Coreia do Norte, diz Pence – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Mesmo abalada, cúpula entre Trump e Kim já tem moeda comemorativa da Casa Branca – May 22, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que talvez Kim não queira reunião de cúpula – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump acusa China de enganar EUA e coloca acordo comercial em dúvida – May 17, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump garante proteção a Kim se Coreia do Norte optar por desnuclearização – May 18, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>EUA estão preparados se Coreia do Norte agir de forma imprudente, diz Trump – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>EUA estão preparados para cúpula com Coreia do Norte em 12 de junho, diz porta-voz da Casa Branca – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump irá se reunir com enviado da Coreia do Norte, diz Casa Branca – June 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump confirma que funcionários dos EUA estão na Coreia do Norte para cúpula – May 28, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Seul convoca reunião segurança emergencial após Trump cancelar cúpula – May 24, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump pede que China mantenha “fronteira forte” com Coreia do Norte – May 21, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump afirma que reunião com Kim pode acontecer depois de 12 de junho – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que contatos com a Coreia do Norte foram restabelecidos – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Secretário de Defesa dos EUA mostra otimismo sobre cúpula com Kim – May 25, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA irão abandonar cúpula com Coreia do Norte ao invés de aceitar acordo ruim, diz Pompeo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Casa Branca diz que Trump e Abe se reunirão antes de possível cúpula entre EUA e Coreia do Norte – May 28, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Democratas dizem que relatos não apoiam alegação de Trump sobre ‘espião’ do FBI – May 25, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump exige investigação sobre infiltração do FBI na campanha republicana – May 21, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Departamento de Justiça investigará se FBI espionou a campanha de Trump – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Sob pressão de Trump, FBI e Departamento de Justiça concordam em expandir investigação sobre Rússia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China pede que EUA e Coreia do Norte não encerrem aproximação – May 25, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump destaca “sólida” resposta de carta a Kim Jong-un com novas negociações – May 29, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump cancela cúpula com Kim Jong-un em Cingapura – May 24, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>EUA vetam resolução da ONU denunciando violência contra palestinos – June 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>EUA pedem reunião do Conselho de Segurança por ataques de Gaza a Israel – May 29, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Dezenas de palestinos são feridos por tiros e gás lacrimogêneo de Israel em protestos na fronteira de Gaza – May 26, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Dezenas de palestinos são feridos por fogo israelense em protestos em Gaza – May 25, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Israel considera sem validade e cínica denúncia palestina no TPI – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Israel bombardeia porto de Gaza e túnel do Hamas – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Crescente Vermelho diz que 6 voluntários ficaram feridos na violência em Gaza – May 24, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Justiça de Israel apoia uso de munição real por Exército em protestos em Gaza – May 25, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Feridos em protestos colocam sistema de saúde de Gaza em estado crítico – May 23, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Rabat instala hospital de campanha em Gaza para atender vítimas de protestos – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Exército de Israel mata combatente de Gaza ao interromper invasão na fronteira – May 28, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Quatro palestinos cortam cerca da fronteira e colocam cartaz em Israel – May 26, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>EUA pedem reunião do Conselho de Segurança por ataques de Gaza contra Israel – May 30, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Israel ataca túnel e 35 alvos em Gaza após disparo de 28 foguetes palestinos – May 29, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Cerca de 27 mísseis são lançados de Gaza a Israel, sem deixar feridos – May 29, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Israel responde a ataques vindos de Gaza após ameaça de Netanyahu – May 29, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>China rejeita acusação dos EUA de ‘transferência forçada de tecnologia’ na OMC – May 28, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Após acordo, EUA decidem suspender sanções contra chinesa ZTE – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Exército do Irã diz aos EUA que não precisa de permissão para se desenvolver – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>EUA têm plano para castigar México e China por tráfico de fentanil – May 23, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA responderão “reciprocamente” à expulsão de diplomatas pela Venezuela – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA dizem que “fraudulentas eleições” na Venezuela “não mudam nada” – May 20, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Pesquisas mostram panorama incerto em eleições presidenciais na Venezuela – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Maduro pede voto a opositores no antepenúltimo dia de campanha – May 16, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Falcón enfrentará ex-companheiros políticos pela presidência da Venezuela – May 18, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA ameaçam impor as sanções ‘mais fortes’ contra o Irã – (Extraoglobo-pt)
>>>>>China e EUA retomam negociações para evitar guerra comercial – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Cuba 0 0 PLACE 6 Cuba: 6
2 Donald Trump 0 40 PERSON 3 O governo Trump: 1, o presidente Donald_Trump: 1, Trump: 1
3 EUA 0 0 PLACE 3 os EUA: 1, EUA: 2
4 companhia 0 0 NONE 3 A companhia: 1, várias empresas: 2
5 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 1, Eu: 1, me: 1
6 os Estados_Unidos 0 0 PLACE 3 os Estados_Unidos: 1, os Estados_Unidos de a chancelaria de a ilha: 1, Os Estados_Unidos: 1
7 país 0 0 NONE 3 país: 2, o país caribenho: 1
8 violência 0 160 NONE 2 violência recente: 1, violência: 1
9 acordo 60 0 NONE 2 um acordo separado: 2
10 Bruno Rodríguez 0 0 PERSON 2 Bruno_Rodríguez (apposition: o ministro de Relações_Exteriores de a ilha): 2