Procurador especial dos EUA intima Bannon a depor por ingerência russa

Por: SentiLecto

Stephen Bannon, o ex-estrategista chefe do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi intimado pelRobert Mueller para depor diante de um grande júri no inquérito sobre possíveis vínculos entre a campanha do mandatário e o governo da Rússia, informaram nesta terça-feira veículos de jornalismo locais. Robert Mueller é o procurador especial.

Trump declarou que Obama vendeu mal a antiga embaixada, situada no exclusivo bairro de Mayfair, e não desejava inaugurar a nova, uma missão que pode ficar a cargo do secretário de Estado, Rex Tillerson.”Não permitiremos que comprometam-se as relações entre EUA e Reino Unido” por alguns “pedantes pomposos”, ao se referir a Khan e ao líder trabalhista, Jeremy Corbyn, que no passado também se mostrou contra a visita de Trump.- O Haiti disse indignação nesta sexta-feira por relatos de que Donald Trump se referiu na nação caribenha como um “país de merda” Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos. e convidou o mais graduado diplomata dos EUA no país a dar explicações. Trump questionou na quinta-feira por que os Estados Unidos iriam desejar receber imigrantes do Haiti e de países africanos, se referindo a alguns como “países de merda”, de acordo com duas fontes com conhecimento dos comentários. Nesta sexta-feira, o presidente republicano negou ter utilizado estes vocábulos. Mas o senador democrata Dick Durbin, que participou do encontro na Casa Branca sobre imigração na véspera, confirmou a repórteres que Trump utilizou linguagem “vulgar”, incluindo o vocábulo “merda”. Políticos de Afragola rotularam Trump como racista enquanto o escritório de direitos humanos da Organização das Nações Unidas classificou as observações como “racistas” e estimuladores de xenofobia, pela suposta declaração. O embaixador haitiano em Washington, Paul Altidor, declarou ser preocupante que os supostos observações tenham sido divulgados nesta sexta-feira, data que marca os oito anos de um devastador sismo que acredita-se ter matado 220 mil pessoas na ilha, e teria que ser um dia de homenagem às vítimas. Altidor declarou: “Eu conversei com o presidente Jovenel Moise sobre a questão e, claro, o presidente condena tal linguagem e está chocado”. O embaixador de Haiti declarou que Antonio Rodrigue lhe declarou que o encarregado de negócios dos EUA no país caribenho se o convidou para dar uma explicação sobre as observações. Antonio Rodrigue é o ministro das Relações Exteriores do Haiti. O embaixador declarou que o Haiti deve ser recordado por suas contribuições à história, incluindo o asuporteà Revolução Americana ao enmandarropas para a Batalha de Savannah, em 1779, na Geórgia. Altidor declarou: “Haitianos não merecem tal tratamento”. “Haitianos não deveriam ser vistos como imigrantes que vão aos Estados Unidos para buscar recursos norte-americanos”. “Nós estamos aqui há muito tempo e contribuímos para o que os Estados Unidos são hoje. Quando derramamos nosso sangue em Savannah, nós até mesmo fizemos o sacrifício definitivo ”.Hasan Rohani declarou em pronunciamento na TV estatal neste domingo que os Estados Unidos falharam em sabotar o acordo nuclear entre Teerã e grandes potências Hasan Rohani é o presidente do Irã., e saldou o acordo como “triunfo duradouro” para o Irã.

Na segunda-feira 08 de janeiro o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump podia ser escutado dentro de algumas semanas, como parte do inquérito do procurador especial Robert Mueller sobre a interferência de Rusia na votação presidencial dos EUA em 2016, havia noticiado o jornal Washington Post nesta segunda-feira.

Segundo o jornal “The New York Times”, que atribui a informação a uma fonte próxima do processo, esta resolução, que foi tomada na semana passada, encarna a primeira vez em que Mueller intima um integrante do círculo mais próximo do multimilionário para depor diante de um grande júri.

Nas últimas semanas, também foi especulada a chance de o procurador especial requerer um interrogatório pessoal com o próprio presidente.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Russian Federation, United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Procurador especial dos EUA intima Bannon a depor por ingerência russa
>>>>>Após Trump cancelar visita, Governo britânico cita boas relações com EUA – (EfeGeneric)
>>>>>Haiti se diz “chocado” com comentários de Trump e convoca enviado dos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Presidente do Irã diz que EUA não vão sabotar acordo nuclear – January 14, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Trump adia sanções contra Irá e diz ser ‘ultima chance’ para ajustar acordo nuclear – January 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump diz que pode derrotar Oprah Winfrey em uma disputa presidencial – January 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Após disputa com Bannon, Trump se reúne com líderes republicanos para traçar estratégia para 2018 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Secretário de estado dos EUA diz não duvidar da sanidade de Trump – January 06, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump afirma que “é hora de mudança” no Irã após protestos – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA colocam Paquistão sob aviso: faça mais para impedir terrorismo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump critica ex-assessor Bannon por comentários contra Trump Jr – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump afirma que Bannon “mudou de atitude” após briga entre ambos – January 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Em livro, ex-assessor de Trump diz que reunião com russos foi “antipatriótica” – January 03, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Advogados enviam a Bannon documento que exige fim de declarações sobre Trump – January 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump diz que acordo mais justo pode levar EUA de volta a pacto sobre clima – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>ONU qualifica de “racistas” comentários de Trump – January 12, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump revoga permanência de 200 mil salvadorenhos nos Estados Unidos – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>UE afirma que “toma nota” do ultimato de Trump ao acordo nuclear com Irã – January 13, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Irã adverte sobre consequências de ruptura do pacto nuclear pelos EUA – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Democratas dos EUA miram Rússia e Trump em relatório sobre interferência eleitoral – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Macron pede que UE tenha mais unidade e ambição para tratar com China e EUA – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Khamenei diz que Irã frustrou plano estrangeiro para derrubar o regime – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Paul Altidor 0 85 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: Paul_Altidor): 4, Paul_Altidor: 1, Altidor: 2
2 Donald Trump 0 40 PERSON 7 Donald_Trump (apposition: o presidente de os Estados_Unidos): 1, Donald_Trump: 2, Trump: 4
3 nós 40 50 NONE 5 Nós: 2, (tacit) nós: 3
4 esta 0 0 NONE 4 esta: 4
5 os Estados_Unidos 0 70 PLACE 3 os Estados_Unidos: 3
6 Robert Mueller 0 0 PERSON 3 Robert_Mueller: 1, Robert_Mueller (apposition: o procurador especial): 1, Mueller: 1
7 linguagem 0 90 NONE 2 linguagem vulgar: 1, tal linguagem: 1
8 Dick Durbin 0 0 PERSON 2 Dick_Durbin: 2
9 The_New_York_Times 0 0 OTHER 2 The_New_York_Times: 2
10 decisão 0 0 NONE 2 esta decisão: 2