Putin declara que EUA têm “certa responsabilidade” no caso de Jamal Khashoggi

Por: SentiLecto

Não se tem notícias desde o dia 2 de outubro de Jamal Khashoggi. Vladimir Putin declarou nesta quinta-feira que quando entrou no consulado da Arábia Saudita em Istambul para obter alguns documentos, os Estados Unidos têm “certa responsabilidade” no caso do desaparecimento do jornalista saudita ela. Vladimir Putin é o presidente da Rússia. “Ele vivia nos EUA, que . Não na Rússia, mas Nesse sentido, os EUA têm certa responsabilidade pelo que ocorreu. É algo que está subentendido”, alegou Putin durante seu discurso no fórum Valdai, em Sochi.

Por sua vez, líderes globais, como o secretário-geral da ONU, António Guterres, e Emmanuel Macron entre outros, pediram que o desaparecimento seja elucidado. Emmanuel Macron é o presidente francês.Ushakov, que adicionou que os dois países estudam os preparativos da reunião, assim como a data e o lugar do encontro declarou: “A agenda de Putin inclui um encontro com o líder de Noruega neste ano”.Faz 16 dias, Khashoggi, ilustre crítico de Riad e residente de os Estados Unidos, sumiu, depois de visitar o consulado. O governo de Turquia acredita que se o assassinou foi deliberadamente assassinado dentro do edifício e que seu corpo foi transportado para outro lugar.

Na terça-feira 09 de outubro o segundo suspeito do caso do ex-espião de Rusia Sergei Skripal, identificado como o médico Alexander Mishkin, havia sido condecorado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, segundo revelou o site de imprensa investigativo “The Bellingcat”.

O presidente de Rusia realçou que o jornalista, que defendeu a liberdade no mundo árabe em seu último artigo publicado pelo jornal “The Washington Post”, “quando procurou asilo político, selecionou os EUA como refúgio”.

No entanto, Putin declarou que antes de tirar finalizações precipitadas é preciso saber o que aconteceu de fato com Khashoggi, que, segundo veículos de jornalismo turcos e estadunidense, faleceu durante um interrogatório no consulado da Arábia Saudita em Istambul.

“Pelo que se sabe, ele pertencia à elite saudita. De uma maneira ou de outra, estava ligado aos círculos de poder. É difícil declarar o que ocorreu. Tomaremos medidas para estragar as relações ? Que ocorreu, espero que exiba provas”, alegou, se alguém sabe o.

O líder de Rusiade Rusia, que evidenciou que Moscou tem “boas relações” há anos com Riad, realçou que é importante “esperar os resultados do inquérito”, e recordou que se acusou a Rússia também de arremessar ataques com armas químicas e padeceu sanções internacionais “sem provas”.

“Declaram que o homicídio aconteceu em Istambul, mas não exibiram provas. Não sabemos o que ocorreu realmente”, explicou Putin, que pediu a elaboração de normas únicas para todos em casos como o do envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e o de Jamal Khashoggi.

Donald Trump declarou hoje que acredita que no vai revelar-se final de esta semana a verdade sobre o que ocorreu com Khashoggi, enquanto o caso gerou uma onda de críticas contra a Arábia Saudita. Donald Trump é o presidente dos EUA.

Na semana passada, amigos de Khashoggi alegaram ter certeza de que assassinou-se o jornalista em o consulado que seu corpo teria sido esquartejado e retirado da embaixada dentro malas, mas o governo de Turquia não comentou oficialmente essas denúncias e Riad as nega.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, Saudi Arabia, Russian Federation

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Putin declara que EUA têm “certa responsabilidade” no caso de Jamal Khashoggi
>>>>>Trump diz que rei saudita não sabe o que aconteceu com Jamal Khashoggi – (EfeGeneric)
>>>>>Putin espera se reunir com Kim Jong-un ainda neste ano – October 16, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>Trump diz que EUA estariam “se punindo” se interrompessem venda de armas à Arábia Saudita – October 13, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>ONU cobra Turquia e Arábia Saudita a investigarem desaparecimento de jornalista – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Turquia diz que irá realizar busca em consulado onde jornalista saudita desapareceu – October 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>A.Saudita permite buscas em consulado em que jornalista desapareceu na Turquia – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Erdogan desafia Riad a provar que jornalista desaparecido saiu de consulado na Turquia – October 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Turquia pede permissão para fazer buscas em consulado saudita em Istambul – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>EUA sabiam de planos de Riad para capturar jornalista Khashoggi, diz jornal – October 10, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Putin 0 70 PERSON 9 Putin: 4, (tacit) ele/ela (referent: Putin): 4, ele (referent: Putin): 1
2 Vladimir Putin 0 0 PERSON 4 Vladimir_Putin (apposition: O presidente de a Rússia): 1, Ele (referent: Vladimir_Putin): 1, (tacit) ele/ela (referent: Vladimir_Putin): 1, Vladimir_Putin: 1
3 o líder russo 0 75 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: O líder russo): 3
4 jornalista 100 56 NONE 3 o jornalista: 3
5 Ushakov 0 30 PERSON 3 Ushakov: 2, (tacit) ele/ela (referent: Ushakov): 1
6 que 80 0 NONE 3 que: 3
7 os EUA 40 0 PLACE 3 os EUA: 3
8 Istambul 0 0 PLACE 3 Istambul: 3
9 consulado 0 0 NONE 3 o consulado: 3
10 líder 0 0 NONE 3 o líder norte-coreano: 1, O líder russo: 2