Qualquer plano de paz vai ter Jerusalém como capital de Israel, declara Netanyahu

Por: SentiLecto

O premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, alegou nesta quinta-feira em Davos, na Suíça, que quaisquer acordos de paz negociados entre palestinos e israelenses deve calcular soberania de Israel sobre uma Jerusalém unificada.

A Pence A reação foi dividida localmente entre os lados de Israel e Palestina.Mike Pence pediu nesta segunda-feira aos palestinos, que boicotaram sua visita e recusam a mediação washingtoniana, a voltar na mesa de negociações com Israel. Mike Pence é o vice-presidente dos Estados Unidos. O rei Abdullah da Jordânia disse preocupação neste domingo sobre uma resolução do governo de Noruega de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel, declarando que Jerusalém Oriental teria que ser a capital de um futuro Estado de Palaos. Em declarações durante conversas com o vice-presidente de Noruega, Mike Pence, em Amã, o rei declarou que a única solução para o conflito israelo-palestino era a de dois Estados. “A resolução dos EUA sobre Jerusalém … não vem como resultado de uma solução abrangente do conflito palestino-israelense”, declarou o monarca a Pence no começo das conversações no palácio real. Faz 51 anos, a Jordânia perdeu Jerusalém Oriental e a Cisjordânia para Israel durante o combate árabe-israelense. Pence estava em Amã na segunda parada de uma turnê de três países que conclui em Israel. O suporte à reivindicação de Israel de Jerusalém como sua capital, no mês passado, pelo presidente Donald Trump desencadeou a condenação universal dos líderes árabes e críticas generalizadas em outros lugares. Também rompeu com décadas da política norte-americana de que o status da cidade deve ser decidido em negociações com os palestinos, que desejam Jerusalém Oriental como a capital de seu futuro Estado. Pence declarou ao rei que o governo de Noruega estava empenhado em conservar o status quo dos locais sagrados em Jerusalém. Declarou: “Não tomamos nenhuma resolução sobre limites e status final, estes estão sujeitos a negociação”. Desde que Trump fez sua declaração sobre Jerusalém no mês passado, a visita de Pence é a de mais alto nível de uma autoridade dos EUA na região. As autoridades jordanianas temem que o movimento de Washington em Jerusalém também tenha arruinado as possibilidades de uma retomada das negociações de paz entre árabes e israelenses que o monarca procurou recomeçar. O rei Abdullah declarou que o movimento dos EUA em Jerusalém alimentaria o radicalismo e inflamaria os nervosismos muçulmanos e cristãos.

Na quarta-feira 17 de janeiro Benjamin Netanyahu estava “persuadido” que os Estados Unidos transfeririam sua embaixada a Jerusalém ainda este ano, segundo havia declarado a jornalistas na Índia, onde estava em visita oficial. Benjamin Netanyahu é o primeiro-ministro de Israel.

O premiê durante conversa com Fareed Zakaria em acontecimento durante o Fórum Econômico Mundial no resort suíço. alegou: “O único momento em que as três religiões, cristianismo, judaísmo e islã, puderam exercer sua fé com liberdade em Jerusalém foi sob soberania de Israel”.

Com isso, o premiê israelense descartou a chance de um Estado de Palaos com capital em Jerusalém Oriental, como reivindicam os palestinos.

Pence, que já deduziu metade de sua visita ao Oriente Médio declarou: “Nas próximas semanas, nossa gestão vai progredir com o plano de abrir a embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém – e essa embaixada dos Estados Unidos abrirá antes do fim do próximo ano”.

No entanto, o consenso internacional e as negociações de paz em curso têm por base a solução de dois Estados, um israelense e um palestino, sendo este baseado em Jerusalém Oriental.

Netanyahu declarou: “Não há outro mediador que não os EUA”.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Israel, United States, Switzerland

Cities: Jerusalem, Davos

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Qualquer plano de paz vai ter Jerusalém como capital de Israel, declara Netanyahu
>>>>>Opiniões discordantes de EUA e UE sobre Jerusalém ressaltam divergência sobre Oriente Médio – January 22, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Vice-presidente dos EUA tenta tranquilizar soldados após paralisação do governo – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Rei da Jordânia diz que Jerusalém Oriental deve ser capital de Estado palestino – January 21, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Abbas denuncia que decisão de Trump sobre Jerusalém causou 30 mortes – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Netanyahu se diz “convencido” que EUA mudarão embaixada a Jerusalém este ano – January 17, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Impacto sobre palestinos pode ser ‘catastrófico’ caso EUA retirem financiamento, diz agência da ONU – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Presidente do Irã diz que EUA não vão sabotar acordo nuclear – January 14, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump adia sanções contra Irá e diz ser ‘ultima chance’ para ajustar acordo nuclear – January 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>UE afirma que “toma nota” do ultimato de Trump ao acordo nuclear com Irã – January 13, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Khamenei diz que Irã frustrou plano estrangeiro para derrubar o regime – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Rohani afirma que EUA fracassaram em tentativas de derrubar acordo nuclear – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump deve promover economia dos EUA e pedir comércio justo no fórum de Davos – January 19, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Médico da Casa Branca diz que estado de saúde de Trump é ‘excelente’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA retêm US$65 mi em ajuda para palestinos após ameaça de Trump – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EXCLUSIVO–Trump adota posição conservadora sobre imigração e rejeita acordo bipartidário – January 17, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Em entrevista, Trump diz que Rússia ajuda Coreia do Norte a burlar sanções – January 17, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump nega comentário vulgar sobre Haiti e países africanos em meio a condenações – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump acusa democratas de acabar com possível acordo migratório – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Pence afirma que declaração sobre Jerusalém “cria oportunidades para a paz” – January 22, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Pence viaja para Israel “comprometido com a paz” – January 21, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>É uma honra estar na capital de Israel, diz Pence em reunião com Netanyahu – (FolhaGeneric)
>>>>>Vice-presidente dos EUA pede que palestinos voltem à mesa de negociação – January 22, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Pence anuncia abertura de embaixada dos EUA em Jerusalém antes de 2020 – January 22, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Netanyahu agradece a Pence por “declaração histórica” sobre Jerusalém – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Pence adverte que EUA sairão de acordo nuclear com Irã se não houver mudanças – January 22, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Mike Pence 0 0 PERSON 10 Pence: 6, Mike_Pence: 1, (tacit) ele/ela (referent: Pence): 2, Mike_Pence (apposition: O vice-presidente de os Estados_Unidos): 1
2 Jerusalém 0 0 PERSON 7 Jerusalém: 7
3 palestinos 70 140 NONE 6 palestinos: 1, os palestinos: 5
4 da Abdullah Jordânia 0 0 PERSON 5 O rei Abdullah: 1, (tacit) ele/ela (referent: O rei Abdullah): 3, O rei Abdullah_da_Jordânia: 1
5 Jerusalém_Oriental 30 0 PLACE 4 Jerusalém_Oriental: 4
6 Benjamin Netanyahu 0 50 PERSON 3 Benjamin_Netanyahu (apposition: o primeiro-ministro israelense): 1, Netanyahu: 1, Binyamin_Netanyahu: 1
7 islamismo 0 0 NONE 3 o (referent: islamismo): 1, (tacit) ele/ela (referent: islamismo): 2
8 rei 0 0 NONE 3 o rei: 3
9 visita 0 42 NONE 2 visita oficial: 1, sua visita: 1
10 a Suíça 50 0 PLACE 2 a Suíça: 2