Quatro católicos falecem em novo ataque a igreja em Burkina Faso

Por: SentiLecto

Agressores não identificados mataram quatro católicos e arruinaram uma estátua da Virgem Maria no norte de Burkina Faso, declarou um bispo nesta terça-feira, no terceiro ataque letal contra cristãos no país do oeste de Afragola em duas semanas. Se baleou um padre de o oeste de o Níger paul Ouedraogo, presidente de a conferência episcopal de Burkina Faso e de o vizinho Níger, que declarou que também em a mão e em a perna em a segunda-feira, não deu mais detalhes sobre o ataque de segunda-feira contra a diocese de Ouahigouya , mas a ação confirma uma tendência de crescimento da violência sectária em meio ao fortalecimento da insurgência jihadista.

Tropas da França libertaram quatro reféns – dois franceses, uma americana e uma sul-coreana – no norte de Burkina Faso, em uma operação na qual faleceram dois de seus militares, anunciou nesta sexta-feira o governo francês.

A violência ameaça reverter as relações tradicionalmente pacíficas entre a comunidade de maioria muçulmana de Burkina Faso e os cristãos, que encarnam até um quarto da população., mas que ele sobreviveu.

Declarou: “Tudo isso menciona que nossa nação do oeste de Afragola está profundamente conturbada”.

Os ataques de grupos ligados ao Estado Islâmico e à Al Qaeda caumentaramneste ano em Burkina Faso e na fronteira com a região do Sahel, área de vflorarasteira ao sul do deserto do Saara.

Ninguém assumiu a autoria do ataque à igreja ainda, mas após atiradores matarem um padre católico e cinco paroquianos, no domingo, o governo de Burkina Faso culpou “grupos terroristas… agredindo a religião com o fim macabro de nos dividir”.

Por outro lado, os dois franceses libertados são dois turistas – Patrick Picque e Laurent Lassimouillas – que tinham sido sequestrados no último dia 1º no Benin, informou o governo francês em comunicado.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Burkina Faso

Cities: Ouagadougou

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Quatro católicos falecem em novo ataque a igreja em Burkina Faso
>>>>>Dois militares franceses são mortos em Burkina Faso ao libertarem 4 reféns – May 10, 2019 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 ataque 0 80 NONE 2 o ataque: 1, o terceiro ataque fatal: 1
2 grupos 0 60 NONE 2 grupos ligados: 1, grupos terroristas: 1
3 governo 0 50 NONE 2 o governo francês: 2
4 Paul Ouedraogo 0 0 PERSON 2 Paul_Ouedraogo presidente de a conferência episcopal de Burkina_Faso e de o vizinho Níger que: 2
5 cristãos 0 0 NONE 2 os cristãos: 1, cristãos: 1
6 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
7 o norte de burkina_faso 0 0 NONE 2 o norte de Burkina_Faso: 2
8 operação 0 0 NONE 2 uma operação: 2
9 uma tendência de crescimento de a violência sectária 0 130 NONE 1 uma tendência de crescimento de a violência sectária: 1
10 a violência 0 80 NONE 1 A violência: 1