Reino Unido e UE acertam texto do Brexit a ser submetido a ministros de May

Por: SentiLecto

O Reino Unido e a União Europeia acertaram o esboço de um acordo para o Brexit que Theresa May exibirá aos seus principais ministros nesta quarta-feira, após mais de um ano de difíceis negociações. Theresa May é a primeira-ministra britânica.

O Partido Unionista Democrático interpretou uma promessa de May, feita em uma carta, de que jamais deixaria uma divisão no Reino Unido “entrar em forcita” como uma admissão de que tal cláusula seria incluída em um acordo definitivo, noticiou o jornal Times.

Faz 9 dias, o ex-primeiro-ministro de o Reino Unido Tony Blair havia pedido a os deputados britânicos que recusem qualquer acordo de o ” Brexit ” eventualmente sugerido a o Parlamento pelava chefe de o Governo, Theresa May, em o domingo 04 de novembro, e que defendam a execução de um segundo plebiscito.

Ainda não está claro se May vai conseguir a aprovação de qualquer acordo no Parlamento britânico, com apoiadores veementes do Brexit declarando que ela se rendeu a Bruxelas, enquanto as autoridades coreografam a primeira desfiliação de um Estado soberano do bloco.

M porta-voz no escritório de May em Downing Street isse: “A salinha se vai reunir às 14h amanhã para analisar o esboço de acordo que as equipes de negociação acertaram em Bruxelas e para decidir os próximos passos”,.”convidou-se os ministros de a salinha a ler a documentos antes de esta reunião”, adicionou o porta-voz depois que a mídia britânica e irlandesa vazaram detalhes do convênio.

Na sua vez, outros, inclusive alguns membros do inimigo Partido Trabalhista, têm sido convidados para reuniões particulares nas quais se os indagou sobre suas opiniões e submetidos a longas explicações da posição da premiê.As negociações do Brexit com a UE duraram o domingo todo até às 2h45 de segunda-feira, e se as recomeçaram em a manhã.

Uma autoridade sênior da UE confirmou que um rascunho do texto foi acordado. Líderes da UE podem se reunir em 25 de novembro para um domo que caso a salinha de May aprove o texto, vai selar o acordo do Brexit, declararam fontes diplomáticas.

A libra esterlina, que desde que chegou, vinha oscilando a 1,50 dólar pouco antes do resultado do plebiscito de 2016 sobre a separação britânica da UE, chegou a 1,3036 dólar.

O Brexit governará a quinta maior economia do mundo a um terreno desconhecido, e muitos temem que ele auxilie a dividir o Ocidente, já às voltas com a Presidência atípica de Donald Trump e uma postura cada vez mais assertiva da Rússia e da China.

Embora o divórcio possa trazer alguma instabilidade no curto prazo, apoiadores do Brexit declaram que, num prazo mais longo ele vai permitir que o Reino Unido prospere e também vai possibilitar uma integração mais profunda da UE sem um membro tão poderoso e relutante.

Londres e Bruxelas precisam de um acordo para conservar o fluxo comercial entre o maior bloco comercial do mundo e o Reino Unido, que abriga o maior centro financeiro internacional.

Mas May tem tido obstáculo para desfazer quase 46 anos de filiação sem prejudicar o comércio ou contrariar parlamentares que vão decidir o futuro de qualquer convênio que venha a obter.

Faltando menos de cinco meses para a saída do Reino Unido do bloco, a chamada solução emergencial para a Irlanda do Norte continua sendo a principal pendência para o encerramento de um acordo.

A medida é uma apólice de seguro para evitar a reinstauração de controles na fronteira entre a Irlanda do Norte, uma província britânica, e a Irlanda, membro do bloco, se um futuro relacionamento comercial não for acordado a tempo.

Não ficou claro o que foi acertado na Irlanda. O governo britânico não forneceu detalhes imediatos sobre o acordo do Brexit, que tem que ter centenas de páginas.

De acordo com a emissora de Irlanda RTE, a solução emergencial vai ter a maneira de um ajuste alfandegário provisória com vigência em todo o Reino Unido, com cláusulas específicas para a Irlanda do Norte que se aprofundam mais na questão da alfândega e do alinhamento com as normas do mercado habitual do que para o restante do Reino Unido.

Ao buscar a separação do bloco conservando os laços comerciais mais estreitos possíveis, o plano de concessões de May irritou apoiadores do Brexit, pró-europeus, nacionalistas de Escondido, o partido da Irlanda do Norte que sustenta seu governo e até alguns de seus próprios ministros.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United Kingdom, Russian Federation, Ireland, China

Cities: London

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Reino Unido e UE acertam texto do Brexit a ser submetido a ministros de May
>>>>>Partido da Irlanda do Norte alerta May a não trair o Reino Unido – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Partido de May corteja parlamentares em busca de apoio para acordo do Brexit – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Premiê britânica diz que negociações do Brexit estão chegando ao ‘final do jogo’ – November 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Mude o rumo ou enfrente a derrota, dizem críticos do Brexit à premiê britânica – November 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>May cria cinco conselhos empresariais para assessoria pós “brexit” – November 07, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Fronteira irlandesa continua travando Brexit, dizem Reino Unido e UE – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 5 (tacit) eu: 5
2 o Reino_Unido de o bloco 70 0 PLACE 4 todo o Reino_Unido: 1, o Reino_Unido: 3
3 Brexit 0 0 ORGANIZATION 4 ele (referent: O Brexit): 1, o Brexit: 2, O Brexit: 1
4 Irlanda do Norte 0 0 ORGANIZATION 3 a Irlanda_do_Norte: 3
5 Líderes_da_UE 0 0 OTHER 3 Líderes_da_UE: 1, (tacit) ele/ela (referent: Líderes_da_UE): 2
6 solução 120 0 NONE 2 a solução emergencial: 1, a chamada solução emergencial: 1
7 acordo 60 0 NONE 2 um acordo: 1, um acordo definitivo: 1
8 o acordo de o brexit 60 0 NONE 2 o acordo de o Brexit: 2
9 Apoiadores do Brexit 0 0 PERSON 2 ele (referent: Apoiadores_do_Brexit): 1, Apoiadores_do_Brexit: 1
10 Bruxelas 0 0 PLACE 2 Bruxelas: 1, a Bruxelas: 1