Rohani agradece a May e Macron por suporte a acordo nuclear com o Irã

Por: SentiLecto

Hassan Rohani agradeceu na primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May Hassan Rohani é o presidente do Irã. e ao presidente francês, por seu suporte ao acordo nuclear de 2015, após a saída unilateral dos Estados Unidos, e pediu mais medidas práticas para salvá-lo. Em comunicado divulgado nesta quarta-feira pela Presidência do Irã que recordou que a saída unilateral dos EUA do acordo é “uma medida ilegal oposta nas regras internacionais”, insistiu que é preciso conservar a colaboração e as consultas para “chegar a um marco prático que permita aplicar plenamente o acordo nuclear, especialmente nos setores econômicos”. Presidência do Irã é rohani.”Felizmente, as duas partes estão decididas a conservar este acordo internacional e tomaram posições políticas firmes neste sentido”, adicionou o presidente de Iran em reunião paralela à Assembleia Geral da ONU com May.

“A nação de Iran sempre vai apoiar firmemente seus amigos em todos os campos”, evidenciou Rohani, mencionando os países latino-americanos e, especialmente, a Bolívia.O presidente de Iran realçou que, para defender do assédio e a ingerência estadunidense dos interesses dos “países independentes”, como considerou Irã e Bolívia, é necessário que eles permaneçam “juntados”.”Este crime é um prosseguimento dos complôs dos Estados regionais que são fantoches dos Estados Unidos, e seu objetivo é instituir insegurança em nosso desejado país”, declarou Khamenei em um comunicado publicado em seu site.Segundo um comunicado da Presidência de Iran, Rohani evidenciou que “os aliados dos terroristas têm que responder” por esta carnificina, sem mencionar nomes.

Na segunda-feira 27 de agosto o presidente do Irã, Hassan Rohani, havia declarado ao seu colega francês, Emmanuel Macron, que os iranianos esperam dos países que permanecem no JCPOA que atuem com “mais celeridade e clareza”.

A primeira-ministra britânica alegou que para Londres é importante a manutenção do acordo nuclear e o aumento dos laços com Irã em diferentes setores econômicos e energéticos.

O presidente de Francia evidenciou a necessidade de conservar o convênio nuclear e os esforços de Paris nessa questão, segundo a nota da Presidência do Irã.

Rohani e Macron também insistiram no desenvolvimento das relações e a colaboração bilateral para ampliar as trocas comerciais, financeiras e energéticas.

Ambos apostaram no multilateralismo, e consideraram importante uma maior colaboração e diálogo para resolver os conflitos do Oriente Médio e combater contra o terrorismo.

Faz 3 anos, se selou o acordo nuclear entre Teerã e o chamado Grupo 5+1 para restringi o programa atômico iraniano em troca de a retirada de as sanções internacionais contra o Irã.

Para resistir ao conseqüência destas sanções e resgatar o acordo, a União Europeia anunciou há dois dias que instituirá uma entidade especial – um canal de pagamentos – para facilitar as transações com o Irã e permitir que as companhias europeias continuem seu comércio com esse país.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, United Kingdom, France, Brazil

Cities: Paris, London, Franca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Rohani agradece a May e Macron por suporte a acordo nuclear com o Irã
>>>>>Rohani pede à comunidade internacional para “se opor firmemente” aos EUA – (EfeGeneric)
>>>>>Khamenei, do Irã, diz que ataque contra parada militar está ligado a aliados dos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Rohani promete “resposta arrasadora” após atentado no Irã – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Irã Presidência do 90 0 PERSON 4 Presidência_do_Irã (apposition: Rohani): 1, (tacit) ele/ela (referent: Presidência_do_Irã): 2, Irã: 1
2 presidente 0 0 NONE 4 o presidente: 1, O presidente iraniano: 1, o presidente iraniano: 1, O presidente francês: 1
3 Rohani e Macron 0 0 PERSON 3 (tacit) eles/elas (referent: Rohani e Macron): 1, Rohani e Macron: 1, Ambos (referent: Rohani e Macron): 1
4 uma continuação de as conspirações de os estados regionais 0 80 NONE 2 uma continuação de as conspirações de os Estados regionais: 2
5 Hassan Rohani 60 0 PERSON 2 Hassan_Rohani (apposition: O presidente de o Irã): 1, Hassan_Rohani: 1
6 acordo 60 0 NONE 2 O acordo nuclear: 1, o acordo nuclear de 2015: 1
7 Rohani 0 0 PERSON 2 Rohani: 2
8 União Europeia 0 0 ORGANIZATION 2 a União_Europeia: 2
9 comunicado 0 0 NONE 2 um comunicado publicado: 1, comunicado divulgado: 1
10 este crime 0 120 NONE 1 Este crime: 1