Rússia nega ter manipulado provas de suposto ataque químico na Síria

Por: SentiLecto

Sergei Lavrov negou nesta segunda-feira que o seu país tenha “manipulado” as provas do suposto ataque químico cometido na cidade de Douma, na Síria, no último dia 7. Sergei Lavrov é o ministro das Relações Exteriores da Rússia.

Lavrov em coletiva de jornalismo nesta sexta-feira declarou: “Deus me livre que qualquer coisa arriscada seja feita na Síria seguindo a experiência de Líbano e iraquiana”.A Rússia e os Estados Unidos estão usando seus canais de comunicação sobre a Síria, informou o ministro.

Na segunda-feira 09 de abril Sergei Lavrov havia declarado que alegações de que o governo sírio teria governado um ataque de gás em uma cidade controlada por rebeldes eram falsas e uma provocação. Sergei Lavrov é o ministro de Relações Exteriores da Rússia.

“Posso garantir que a Rússia não manipulou o lugar”, alegou Lavrov em entrevista à emissora britânica “BBC” após o ataque aliado de sábado contra as instalações onde o regime de Bashar al Assad supostamente fabricou e armazenou armamento químico.

Na opinião do titular da diplomacia de Rusia, o que aconteceu em Douma foi uma “montagem” e ele também descartou que se usou armamento químico em essa cidade, algo que foi recusado por Estados Unidos, Reino Unido e França que em o sábado arremessaram ataques aéreos como vingança,.

“Não posso ser deselegante com os chefes de outros Estados, mas o senhor mencionou líderes da França, do Reino Unido e dos EUA e, falando com sinceridade, todas as evidências mencionadas por eles estão baseadas em relatórios dos veículos de jornalismo e das redes sociais”, adicionou Lavrov, que adicionou que a Rússia e os países do Ocidente estão vivendo momentos mais difíceis que durante a Guerra Fria devido à falta de canais de comunicação entre ambas as partes, na entrevista. “O que houve na realidade foi uma montagem”, insistiu o ministro, que enquanto a Organização para a Proibição de Armas Químicas realiza hoje uma reunião em Haia, fez essas declarações, na Holanda.

Na lavrov declarou que o relatório do laboratório suíço não indica nenhum agente nervoso como Novichok Lavrov declarou que o relatório do laboratório suíço não indica nenhum agente nervoso é sua vez., mas deu uma longa fórmula química que assinala para uma substância que foi desenvolvida por muitos países.Moscou deseja um inquérito “imparcial e objetiva” da situação para poder basear seu julgamento em informações “confiáveis” e não em boatinhos e “informações vazias” divulgadas pelos meios de comunicação, adicionou o porta-voz.

Os inspetores da Opaq ainda não conseguiram ter acesso a Douma, de acordo com a comissão britânica dessa organização.

O chefe da equipe britânica da Opaq, Peter Wilson, declarou hoje à Rússia e ao Irã, aliados do regime ddamascenos que “devem ccolaborar com aoiinquéritoe ainformouque o acesso à região do ataque é “essencial” para o trabalho dos esexpertsEstima-se que aproximadamente 70 pessoas faleceram no ataque químico do dia 7 e, segundo a Organização Mundial da Saúde , cerca de 500 pessoas foram atendidas em centros médicos com sintomas de exibição a agentes químicos e pelo menos 43 dos mortos exibiam quadros relacionados com substâncias tóxicas.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United States, United Kingdom, Syria, Russian Federation, Netherlands, Brazil

Cities: Franca, Damascus

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Rússia nega ter manipulado provas de suposto ataque químico na Síria
>>>>>Chanceler russo espera que experiência da Líbia não seja repetida na Síria – April 13, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Rússia diz que acusações de que governo sírio teria conduzido ataque de gás são falsas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Chanceler norte-coreano pede laços mais fortes com a Rússia em visita a Moscou – April 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EUA e Coreia do Norte abrem canal secreto sobre cúpula entre Trump e Kim – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Kim Jong-un faz primeiro comentário oficial sobre diálogo com EUA – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Rússia convoca embaixador de Israel para falar da Síria – April 10, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Israel informou EUA sobre ataque a aeroporto militar na Síria – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Protestos deixam 40 palestinos feridos na fronteira de Gaza com Israel – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Palestino é morto e outros 40 são feridos durante protestos na fronteira de Gaza e Israel – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Lavrov diz que ex-espião pode ter sido vítima de substância que Rússia nunca fez – April 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Rússia diz que qualquer realocação secreta de ex-espião Skripal e sua filha será ‘sequestro’ – April 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Filha de ex-espião russo envenenado na Inglaterra diz que caso é ‘desconcertante’ – April 05, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Filha de ex-espião russo envenenado diz que ela e pai estão se recuperando, segundo TV estatal russa – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Rússia pede nova reunião do Conselho de Segurança sobre caso Skripal – April 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Reino Unido deve levar pouco mais de 50 de seus diplomatas na Rússia para casa – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Todos os diplomatas da Rússia expulsos pelos EUA já retornaram a seu país – April 01, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>OPAQ se reúne em caráter de urgência a pedido da Rússia – April 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Sobrinha de Skripal quer viajar a Londres para levar filha de espião à Rússia – April 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Reino Unido está considerando pedidos russos para visita à filha de ex-espião – March 31, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Mais de 50 funcionários da diplomacia britânica terão que deixar a Rússia – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Ex-espião Skripal “melhora rapidamente” e se recupera de estado crítico – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Yulia Skripal, filha envenenada de agente russo, recebe alta de hospital inglês – April 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Filha de espião russo envenenado rejeita ajuda de embaixada, diz comunicado – April 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Yulia Skripal rejeita oferta de apoio consular russo, diz Reino Unido – (EfeGeneric)
>>>>>Trump adverte Rússia que está preparando ataque contra Síria – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 lavrov 0 80 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: lavrov): 1, (tacit) ele/ela (referent: Lavrov): 1, Lavrov: 4, lavrov (apposition: sua vez): 1
2 eu 40 130 NONE 4 (tacit) eu: 3, me: 1
3 a Síria 80 70 PLACE 3 a Síria: 3
4 Peter Wilson 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Peter_Wilson): 2, Peter_Wilson: 1
5 armamento químico 0 0 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: armamento químico): 3
6 ministro 0 0 NONE 3 o ministro: 3
7 alegações 0 160 NONE 2 alegações: 2
8 pessoas 0 70 NONE 2 500 pessoas: 1, 70 pessoas: 1
9 investigação 30 0 NONE 2 uma investigação: 1, a investigação: 1
10 Douma 0 0 PLACE 2 Douma: 2