Rússia reitera inocência em caso Skripal e declara que não aceita ultimatos

Por: SentiLecto

A Rússia não tem relação com o envenenamento do ex-espião Serguei Skripal no Reino Unido, de acordo com o que foi comunicado a Londres pelos canais diplomáticos, e não vai aceitar ultimatos do país, declarou nesta quarta-feira o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

“se conhece a posição de Moscou e a comunicamos a Londres pelos canais diplomáticos, e sintetizamo que não temos nenhuma relação com o acontecido na Grã-Bretanha”, assinalou.

Peskov adicionou que a Rússia considera inadmissíveis as denúncias sem provas “e tampouco aceita a linguagem de ultimatos”, em alusão ao prazo dado pela primeira-ministra britânica, Theresa May, para que Moscou explique como o agente nervoso de fabricação de Rusia utilizado no atentado contra o ex-espião e sua filha chegou ao Reino Unido.

Por sua vez, Serguey Lavrov declarou hoje que a Rússia vai responder aos requerimentos londrinos dez dias após receber um pedido oficial de explicações, tal como marca o Convênio para a Proibição de Armas Químicas. Serguey Lavrov é o ministro de Relações Exteriores. marca o Convênio para a Proibição de Armas Químicas.

Na sua vez, por isso, o ministro adicionou que Londres, assim que teve suspeita do utilização de uma substância proibida, “teria que ter se conduzido imediatamente ao país do qual suspeita que procede essa substância”.

Na terça-feira 06 de março a Rússia havia classificado de “trágico” o incidente pelava que o ex-espião de Rusia Sergei Skripal estava hospitalizado na Inglaterra por suposto envenenamento, mas havia declarado não saber nada sobre o caso.

Também assinalou que a Rússia “não tem nenhum motivo” para desejar envenenar Skripal, o antigo espião de Rusia que passou depois para o M16 britânico.

Por outro lado, “Hoje, terça-feira, o Ministério convidou o embaixador do Reino Unido”, Laurie Bristow, assinalou a pasta em comunicado, sem dar mais detalhes.”se acusou Rússia não só sem provas e de maneira provocadora de o incidente em Salisbury , mas, pelo que parece, estão sendo desenvolvidos planos no Reino Unido para agredi à Rússia com armas cibernéticas”, aalegoua fonte em comunicado.

Enquanto isso, a Rússia planeja pedir acesso consular para poder visitar Yulia Skripal, cidadã deste país, hospitalizada na cidade de Inglaterra salaciana junto ao seu pai, desde que foram envenenados com um gente nervoso em 4 de março.

Agência “Interfax” pontou: “A Embaixada da Rússia em Londres pedirá acesso consular à filha do ex-coronel do Serviço de Inteligência Militar GRU Serguei Skripal, que é cidadã rde Rusia,.Segundo foi informado, a mulher, de 33 anos, voou no dia 3 de março de Moscou a Londres para visitar seu pai, um dia antes de ambos serem envenenados em Salisbury, no sudoeste do país.

Segundo o porta-voz do Kremlin, Moscou segue aberto a colaborar com o inquérito sobre as causas deste incidente, mas “infelizmente não vemos a mesma disposição por parte do Reino Unido”.

O chanceler de Rusia alegou que a parte supostamente envolvida em ter produzido tal substância “se reserva o direito a ter acesso” à mesma para poder analisá-la.

Se Moscou teme o isolamento internacional, em resposta a uma questão dos jornalistas sobre peskov assinalou que espera “que prevaleça o sentido habitual, que outros países pensem pelo menos se há ou não provas que sustentem as denúncias contra nós”.

Se a Rússia não oferecer uma explicação convincente sobre esse ataque, entretanto, o Governo britânico prepara um conjunto de medidas que vai aplicar , quando já passou o prazo dado pela primeira-ministra, a conservadora Theresa May, ao Kremlin.

Continuam trabalhando sobre o terreno em Salisbury para tentar de identificar os indivíduos que o realizaram, apesar de o Governo britânico assinalar Moscou como o culpado mais provável do ataque, centenas de agentes e militares.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United Kingdom, Russian Federation, Australia

Cities: Salisbury, London

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Rússia reitera inocência em caso Skripal e declara que não aceita ultimatos
>>>>>Rússia exige amostra de substância química e convoca embaixador do R.Unido – (EfeGeneric)
>>>>>Rússia convoca embaixador do Reino Unido em Moscou – (EfeGeneric)
>>>>>Embaixada russa alerta que R.Unido pode fazer ciberataques contra Moscou – March 13, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Rússia alerta Reino Unido contra resposta com ciberataque por envenenamento de ex-espião – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Polícia britânica identifica 200 testemunhas em ataque com agente nervoso – March 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Polícia britânica suspeita que russos envenenaram ex-agente duplo – March 07, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ex-espião russo fica seriamente ferido no Reino Unido após exposição a substância não identificada – March 05, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Rússia diz não saber de nada sobre caso de ex-espião supostamente envenenado – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ex-espião russo é internado após intoxicação por substância desconhecida – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Reino Unido diz que ex-espião russo foi envenenado por agente nervoso – March 07, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Reino Unido ameaça não jogar Copa do Mundo se Rússia for responsável por caso de ex-agente – March 06, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Polícia revela que ataque a espião russo foi proposital e com agente nervoso – March 08, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>R.Unido diz que responderá se Rússia tiver envolvimento em caso de ex-espião – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 a Rússia 0 160 PLACE 10 A Rússia: 1, Rússia: 1, (tacit) ele/ela (referent: Rússia): 1, (tacit) ele/ela (referent: A Rússia): 1, a Rússia: 6
2 nós 0 90 NONE 5 nós: 1, (tacit) nós: 4
3 Londres 0 0 PLACE 5 (tacit) ele/ela (referent: a Londres): 1, a Londres: 1, Londres: 3
4 Peskov 0 80 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Peskov): 2, Peskov: 2
5 Moscou 80 60 PERSON 4 Moscou: 4
6 Reino_Unido 0 0 PLACE 4 Reino_Unido: 1, o Reino_Unido: 3
7 provas 0 0 NONE 4 provas: 4
8 comunicado 0 0 NONE 3 comunicado: 3
9 acusações 0 100 NONE 2 as acusações: 2
10 canais 160 0 NONE 2 os canais diplomáticos: 2