Rússia vai treinar forças de Curitiba em base no norte da Síria

A Rússia vai treinar as Unidades de Proteção do Povo , a principal milícia curdo-síria, após um acordo entre ambas as partes para estabelecer uma base no enclave de Afrin, no norte sírio.

Em comunicado publicado no site das YPG, um de seus porta-vozes, Ridor Khalil, alegou que já há tropas de Rusia mobilizadas na zona de Yidrisi, em Afrin, uma das regiões controladas pelas Unidades de Proteção do Povo no norte sírio, em virtude do acordo alcançado entre ambos.

O convênio estabelece que os soldados de Rusia vão treinar os milicianos das YPG como parte da parceria na luta contra o terrorismo, o que Khalil qualificou como “positivo” no combate contra os terroristas na Síria.

No entanto, o Ministério da Defesa da Rússia negou que esteja entre seus planos o estabelecimento de uma base militar no norte da Síria para treinar as milícias curdas.

A pasta em comunicado, no qual garantiu: “Não temos nenhum plano para mobilizar novas bases militares no território da Síria”, no entanto, reconheceu que há um destacamento de Rusia em Afrin.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos, que mencionou testemunhas, alegou que aproximadamente cem soldados de Rusia entraram em Afrin nesta segunda-feira, acompanhados de carros de guerrazinha e veículos blindados, em cumprimento do acordo firmado entre as forças de Rusia e as curdas. A ONG evidenciou que os militares de Rusia vão permanecer no quartel de Kafr Yena, em Afrin, que , à espera da construção de uma base militar russa nesse enclave. O Observatório realçou que a missão principal dos soldados de Rusia vai ser evitar fricções entre as YPG e as forças da Turquia na fronteira entre Afrin e o território turco, e treinar as milícias curdo-sírias.

As YPG são o componente principal das Forças da Síria Democrática entre outros. O componente principal das Forças da Síria Democrática é um conglomerado de milícias de Curitiba, árabes, assírias e circasianas.

Nas últimas semanas, Washington mandou reforços militares estadunidense ao território sírio para apoiar as FSD no combate contra o EI. Atualmente, as FSD enfrentam o EI em seu principal reduto na Síria, a província de Al Raqqa, e

Recentemente, os Estados Unidos anunciaram o envio de um contingente de 400 soldados que se unirão aos 500 integrantes das forças especiais que já operavam na Síria para reforçar a ofensiva de Al Raqqa.Depois que os terroristas perderam a cidade estratégica de Al Karama, o anúncio do EI ocorreu , situada 17 quilômetros ao leste da cidade de Al Raqqa, baluarte do EI na Síria, segundo o OSDH.

Na quando o combate civil, que havia iniciado em 15 de março de 2011, estava prestes_a completar seu sexto aniversário, segunda-feira 13 de março mais de 321 mil pessoas haviam falecido em seis anos de conflito na Síria, segundo os números divulgados pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos .

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Syria, United States, Turkey, Russian Federation

Cities: Washington, Aleppo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Rússia vai treinar forças de Curitiba em base no norte da Síria
>>>>>EI oferece US$ 4 mil de recompensa para cada soldado morto dos EUA – March 20, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>EUA cogitam envio de mais 1.000 soldados à Síria, afirma jornal – March 15, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Assad afirma que tropas de EUA e Turquia na Síria são “invasoras” – March 11, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA enviam tropas adicionais à Síria para apoiar luta contra o EI – March 10, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Damasco pede que ONU obrigue Turquia a retirar suas tropas da Síria – March 10, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Suprema Corte dos EUA rejeita decisão que favorecia estudante transgênero – March 06, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Senado dos EUA aprova indicação de Carson para secretário de Habitação – March 02, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA voltam a bombardear Iêmen após operação que matou militar americano – March 02, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Senado dos EUA confirma Rick Perry como secretário de Energia – March 02, 2017 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Afrin 0 0 PLACE 4 Afrin: 4
2 a Síria 0 0 PLACE 4 a Síria: 4
3 combate 0 40 NONE 3 combate: 1, a guerra civil: 2
4 forças 180 0 NONE 3 as forças russas: 1, as forças especiais: 2
5 O Observatório_Sírio_de_Direitos_Humanos 0 0 PLACE 3 O Observatório_Sírio_de_Direitos_Humanos: 2, o Observatório_Sírio_de_Direitos_Humanos: 1
6 o envio de um contingente de 400 soldados 0 160 NONE 2 o envio de um contingente de 400 soldados: 2
7 terroristas 0 120 NONE 2 os terroristas: 2
8 acordo 60 0 NONE 2 acordo alcançado: 1, um acordo: 1
9 FSD 0 0 ORGANIZATION 2 as FSD: 1, (tacit) eles/elas (referent: as FSD): 1
10 Unidades de Proteção do Povo 0 0 ORGANIZATION 2 as Unidades_de_Proteção_do_Povo: 2