São Paulo Fashion Week tenta se reinventar em meio à crise do setor

Por: SentiLecto

Após 29 desfiles em seis dias, a 45ª edição da São Paulo Fashion Week concluiu nesta quinta-feira com a sensação de “dever satisfeito” na sua missão de reinventar-se em meio a uma “crise generalizada” na indústria têxtil, que neste ano foi visível em uma das passarelas mais importantes da América Latina.

“O mundo hoje se parece bastante ao de 30 anos atrás. Passamos por um momento de mudanças políticas, culturais, sociais; um momento de crise nos processos da moda”, declarou à Agência Efe Paulo Borges, fundador e diretor artístico da Semana da Moda de São Paulo. Borges, que se declarou “cumprido” com o resultado desta edição, realçou que, a de agora se trata bastante mais da “superficialidade” e do conseqüência, se por um lado a crise de três décadas atrás se centrava na globalização “pouco durável” das coisas em um mundo conectado 24 horas na internet. Perante um cenário ainda incerto, a indústria da moda precisa se recriar e buscar novas formas de continuar respondendo às novas dprocuras explicou Borges.

Nesse sentido, para o fundador da SPFW a criatividade exerce um papel fundamental na busca pelo “novo” durante um momento de transição no qual já “não existem tendências ou coleções definidas por temporadas específicas”., pois considera que a São Paulo Fashion Week satisfez de forma positiva seu “papel de inovar, modificar e provocar novos olhares”.

“Viemos estudando faz um tempo o papel da Fashion Week, a sua história e o sua herança nos seus 22 anos. Estamos em um novo momento, um novo mundo e uma nova economia. Não posso carregar esses 22 anos como um peso”, disse.

Isso porque, se a Semana da Moda de São Paulo tem uma marca registrada, esta é a da inovação e da flexibilidade.

A passarela paulista ficou famosa globalmente por ser pioneira em várias ações, como a transmissão de desfiles ao vivo ou em sediar uma modelo transexual, medidas copiadas em outras semanas de moda, como as de Milão, Paris e Nova York.

Embora a crise e os problemas tenham sido percebidos e comentados pelos convidados – a elite do setor da moda brasileira -, a atmosfera durante os seis dias de evento era de otimismo e confiança em que dias melhores virão.

A primeira peça a ser mostrada na passarela foi um maiô amarelo com detalhes dourados. Mas outro sofisticado maiô, com estampas negras e brancas, e uma combinação de distintas maneiras amarelas e azuis na parte superior, captou a atenção dos convidados, entre elas a cantora Fafá de Belém, que veio prestigiar a coleção de Niemeyer.Com uma variada paleta de cores, que mesclou nuances mais sóbrias – como o preto, o branco absoluto e o verde militar – com vibrantes tonalidades – como o rosa fluorescente, o verde pistache e o arroxeado -, a estilista entregou um desfile que foi um verdadeiro espetáculo audiovisual.

A consultora Costanza Pascolato, um dos nomes mais influentes da moda de Brasil alegou: “A Semana da Moda é um retrato do momento político e econômico de um país e a indústria têxtil está se reinserindo no Brasil moderno”.

Se por um lado a São Paulo Fashion Week conservou o costume de entregar desfiles que são verdadeiros espetáculos audiovisuais, como os de aclamados nomes do calibre de Reinaldo Lourenço, Gloria Coelho ou Lino Vellaventura, por outro se rendeu à tendência de eouvias dprocurasda sociedade e abraçou a diversidade nas suas passarelas.

O grande destaque desta edição foram os mamilos expostos, que iniciou em Nova York, a ousada tendência foi consolidada em Londres para, finalmente, aterrar nas passarelas paulistas, depois de passar por Paris e Milão.

A tendência dos seios de fora esteve presente em quase todos os desfiles em São Paulo, seja entre os estilos mais casuais, como o surf e a moda praia, ou nas ilustrações mais elegantes e sofisticados.

As modelos também apresentaram nas elegantes silhuetas joias confeccionadas pela Tiffany & Co., uma parceria inédita entre as duas marcas e que marcou a estreia da joalheria no acontecimento.

O público percebeu desde o primeiro dia, quando o Projeto Ponto Firme, do estilista Gustavo Silvestre e cujas peças foram confeccionadas por 19 presidiários, apresentou a tendência em várias peças de croché, bem como fez Liana Thomaz, estilista responsável pela assinatura dos trajes de banho da Água de Coco.

Quando as pessoas chegam em casa bem dispostas e nutridas pelo esporte, as estilistas disseram: “Desejámo capturar nas nossas peças o momento depois da prática do surfe “.

Ao longo da semana, nomes da alta costura, como Samuel Cisnarck, Lilly Sarti, Reinaldo Lourenço, Gloria Coelho e Lino Villaventura também incluíram os seios expostos nos seus sofisticados conjuntos.

“O grande mérito da Semana de São Paulo é estar à disposição do coletivo, do novo, da inovação, da criação, da ideia, da cultura e da qcaracterística Nós resistimos sobre esses aspetos e resistimos a toda espécie de pressão”, concluiu seu fundador.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United Kingdom, Brazil, France

Cities: York, Sao Paulo, Paris, London

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>São Paulo Fashion Week tenta se reinventar em meio à crise do setor
>>>>>Moda inverno inspirada no surfe marca o 5º dia da São Paulo Fashion Week – April 25, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>Surfe e moda praia dominam 5º dia da São Paulo Fashion Week – April 26, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>Gloria Coelho e “Os Incríveis” abrem último dia da São Paulo Fashion Week – April 26, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 80 0 NONE 6 Nós: 1, (tacit) nós: 5
2 Borges 160 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Borges): 1, Borges: 3
3 tendência 100 0 NONE 4 a tendência: 2, a ousada tendência: 2
4 Costanza Pascolato 60 50 PERSON 3 a consultora Costanza_Pascolato: 1, (tacit) ele/ela (referent: a consultora Costanza_Pascolato): 2
5 desfiles 80 0 NONE 3 os desfiles: 1, 29 desfiles: 1, desfiles: 1
6 eu 0 40 NONE 2 (tacit) eu: 2
7 desfile 160 0 NONE 2 um desfile: 2
8 papel 80 0 NONE 2 papel: 1, um papel fundamental: 1
9 Fafá de Belém 0 0 PERSON 2 a cantora Fafá_de_Belém: 2
10 São Paulo Fashion Week 0 0 ORGANIZATION 2 a São_Paulo_Fashion_Week: 1, São_Paulo_Fashion_Week: 1