Se detém organizador de caravana de imigrantes após Trump ameaçar Honduras

Por: SentiLecto

WASHINGTON/ESQUIPULAS, Guatemala – O organizador de uma caravana de migrantes que saía de Honduras foi detido nesta terça-feira na Guatemala após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçar retirar orçamentos e assistência a Honduras se o fluxo de migrantes para os Estados Unidos não fosse contido.

Policiais da Guatemala detiveram Bartolo Fuentes no meio de um grande grupo que ele e mais três outros organizadores lideravam e que tinha saído de San Pedro Sula, em Honduras, no sábado, a percurso do México. Bartolo Fuentes é um ex-membro do Congresso de Honduras.

Com a ameaça de hoje ao governo de Honduras, Trump tenta evitar que se repita a situação vivida em março com outra caravana migrante que percorreu o México para chegar aos EUA.

O ministério de Segurança de Honduras declarou que se deteve Fuentes porque ele “não satisfez com as normas de imigração da Guatemala”, e que ele seria extraditado de volta para Honduras nas próximas horas.

Cerca de 3 mil migrantes, de acordo com estimativas de organizadores, cruzaram a fronteira guatemalense em uma passeata para o norte, após um impasse com a polícia da Guatemala e alertas de Washington de que os migrantes não poderiam adentrar os Estados Unidos ilegalmente.

O governo da Guatemala não deu dados oficiais sobre quantos migrantes estão no grupo.

Trump no Twitter declarou: “Os Estados Unidos advertiram fortemente o presidente de Honduras que se a grande caravana de pessoas que se conduz aos Estados Unidos não for suspendida e levada de volta para Honduras, dinheiro e assistência para Honduras serão cortados imediatamente!”.

Essa iniciativa se repete a cada ano, da última vez a caravana provocou momentos de tensão diplomática entre EUA e México depois que Trump a criticou e disse que deveria ser interrompida.

O vice-presidente Mike Pence que escreveu em uma publicação em o Twitter , levou a mensagem que escreveu em uma publicação em o Twitter que conversou com o presidente de Honduras , , Juan Orlando Hernandez.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, Mexico, Honduras

Cities: Washington, Mexico

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Se detém organizador de caravana de imigrantes após Trump ameaçar Honduras
>>>>>Trump ameaça retirar recursos de ajuda a Honduras se caravana chegar aos EUA – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Trump 3 30 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: Trump): 1, ele (referent: Trump): 2, Trump: 2
2 Honduras 15 0 PERSON 4 Honduras: 4
3 Bartolo Fuentes 0 50 PERSON 3 Bartolo_Fuentes (apposition: um ex-membro de o Congresso hondurenho): 1, ele (referent: Bartolo_Fuentes): 1, Fuentes: 1
4 grupo 100 0 NONE 3 um grande grupo: 2, o grupo: 1
5 Twitter 0 0 ORGANIZATION 3 o Twitter: 3
6 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
7 os Estados_Unidos 0 0 PLACE 3 Os Estados_Unidos: 1, os Estados_Unidos: 2
8 a grande caravana de pessoas 100 0 NONE 2 a grande caravana de pessoas: 2
9 Mike Pence 0 0 PERSON 2 o vice-presidente Mike_Pence: 2
10 caravana 0 0 NONE 2 outra caravana migrante: 2