Se não houver, putin adverte para nova Srebrenica anistia no leste ucraniano

Por: SentiLecto

Vladimir Putin declarou nesta terça-feira que se Kiev assumir controle total sobre a fronteira entre essas localidades e a Rússia, os habitantes de regiões do leste ucranianos dominadas por separatistas podem ser visados por forças do governo de Ucrania. Vladimir Putin é o presidente da Rússia. Falando um dia depois de seu primeiro encontro pessoal com Volodymyr Zelenskiy que declarou que uma anistia para os habitantes de Donetsk e Luhansk precisar ser garantida antes de qualquer cessão de território, evocou a lembrança da carnificina de Srebrenica, em 1995, durante o combate da Bósnia. Volodymyr Zelenskiy é o presidente de Ucrania.

Após uma série de reuniões bilaterais no Palácio do Eliseu, Putin e Zelenskiy entraram no recinto para um encontro dos quatro líderes fazendo pouco contato visual um com o outro e sem sorrir. Eles não apertaram as mãos para as câmeras.Putin, por sua vez, declarou após o encontro que deseja uma mudança na Constituição de Ucrania para dar um status especial à região de Donbass.Zelenski, que chegou ao poder em maio deste ano, com discurso de colocar fim ao conflito no leste ucraniana e, no longo prazo, recuperar os territórios de Donetsk e Lugansk, vai ter a primeira reunião na condição de presidente com Putin.

Na quinta-feira 14 de novembro – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que a Bolívia está à beira do caos e que há um vácuo de poder no país após a renúncia de Evo Morales da Presidência em meio a pressões no domingo. Falando a jornalistas em Brasília, após domo dos Brics –formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul–, Putin declarou esperar que seja quem for a assumir o poder na Bolívia conserve a colaboração do país com Moscou.

“A lei de anistia ainda se a sancionou não . Enquanto o lado de Ucraniade Ucrania continua insistindo ‘deem-nos a chance de fechar a fronteira utilizando nossas tropas’. Mas posso imaginar o que ocorre em seguida”, declarou Putin.

“Haveria uma Srebrenica, simples assim”, alegou, referindo-se à matança de mais de 8 mil mislâmicoslevada a cabo por bósnios sérvios — oapior mcarnificinaem solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial.

O conflito no leste ucraniano, no qual rebeldes apoiados por Moscou confrontam o governo de Ucrania, já matou mais de 13 mil pessoas e agravou a pior crise entre o Ocidente e o Oriente desde a Guerra Fria.

Na sua vez, “O principal tema é uma questão de se instituir confiança de maneira que possamos rumar para o objetivo de restaurar a soberania da Ucrânia”, declarou uma fonte diplomática de Francia.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Ukraine, Russian Federation, Bosnia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Se não houver, putin adverte para nova Srebrenica anistia no leste ucraniano
>>>>>Putin se encontra com líder da Ucrânia pela primeira vez em cúpula em Paris – December 09, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Presidente da Ucrânia classifica diálogo com Putin como ‘positivo’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Putin e Zelenski retomarão reuniões sobre conflito no leste da Ucrânia – December 08, 2019 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Putin 0 0 PERSON 7 Putin: 5, (tacit) ele/ela (referent: Putin): 2
2 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
3 Zelenski com discurso de colocar fim a o conflito em o leste de a Ucrânia e 0 100 OTHER 2 Zelenski com discurso de colocar fim a o conflito em o leste de a Ucrânia e: 2
4 Guerra Fria 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: a Guerra_Fria): 1, a Guerra_Fria: 1
5 Moscou 0 0 PERSON 2 Moscou: 2
6 Putin e Zelenskiy 0 0 PERSON 2 Putin e Zelenskiy: 1, Eles (referent: Putin e Zelenskiy): 1
7 Vladimir Putin 0 0 PERSON 2 Vladimir_Putin (apposition: O presidente de a Rússia): 2
8 Volodymyr Zelenskiy 0 0 PERSON 2 Volodymyr_Zelenskiy (apposition: o presidente ucraniano, Putin): 1, (tacit) ele/ela (referent: Volodymyr_Zelenskiy): 1
9 a lei 0 0 NONE 2 (tacit) ela (referent: A lei): 1, (tacit) ele/ela (referent: A lei): 1
10 encontro 0 0 NONE 2 o encontro: 2