Se salvou maioria de os desaparecidos após sismo em Taiwan já

Por: SentiLecto

As equipes de salvamento de Taiwan, que trabalham em meio a uma onda de frio e repetidas réplicas, conseguiram salvar nesta quinta-feira 50 pessoas que permaneciam presas após o sismo de 6,4 graus na escala Richter que atingiu a ilha na terça-feira e agora são oito as pessoas que permanecem sumidas.

Nas últimas horas e apressados pelo perigo de que novos sismos possam provocar mais desmoronamentos e mortes, as equipes taiuanesas, com o suporte de experts de Japon e militares, salvaram dezenas de pessoas que estavam presas em construções danificadas ou parcialmente derrubados.

Hoje àoijornalismoo sismólogo coreano Sun Wen ddeclarou “As operações de resgate vão mbastantebem e a um ritmo iinacreditável.Um membro da equipe de salvamento, Wu Jia-chi, que participou de outros resgates em Taiwan, assinalou que “nesta ocasião é mais complicado o resgate, devido às muitas réplicas e pela ecarênciade espaço no resgate que impede muitos movimentos”.

Por enquanto, se as registraram 9 mortos e 270 feridos, enquanto oito pessoas permanecem sumidas, segundo os últimos números divulgados pelas autoridades.

Suspeita-se que os desaparecidos são uma trabalhadora doméstica de nacionalidade de Filipinasde Filipinas que encontrava-se no sétimo andar da construção residencial Yunmentsuiti, bem como um casal canadense e uma criança e quatro adultos chineses no Hotel Meilun, detalhou o Centro de Operações de Emergência de Hualien.

O Escritório Cultural e Econômico de Manila, que encarna os interesses de Filipinas na ilha, mostrou sua esperança de que Melody Albano, de 28 anos, não esteja na construção e que seja localizada logo.

Hoje àoijornalismoo chefe de Informação do escritório, Guerry De Belen, que se deslocou a Hualien para saber sobre o paradeiro de sua compatriota ddisse “Esperamos que não esteja noaeconstrução”.Já os turistas chineses, os mais punidos pelo sismo com quatro mortos e cinco sumidos, relataram como viveram o sismo.

Enquanto seu filho se resgatou, uma turista de Chinade China, que está hospitalizada em estado grave, perdeu o marido no tremor e só teve ferimentos leves.

Outros chineses contam como saíram do Hotel Meilun enquanto alguns recém-chegados desejam cancelar a estadia em Hualien por temor de novos tremores, pela janela do primeiro andar.

O resgate das vítimas está sendo realizado de forma diferente ao do ano passado, quando na mesma data aconteceu um sismo de magnitude 6,6 na cidade taiuanesa de Tainan, onde o construção Weiguan caiu e 115 pessoas faleceram.

A grande quantidade e magnitude das réplicas que seguiram ao sismo de magnitude 6,4 que atingiu o leste de Taiwan, na última terça-feira, está dificultando os trabalhos de resgate.O governo informou que uma ponte na cidade da costa leste de Taiwan não poderia ser utilizada, e a estrutura de uma pousada havia se inclinado durante o sismo.Uma série de réplicas atingiu a região, mas não houve nenhum alerta de tsunami.

Agora, há gente em Taiwan que acha que o dia 6 de fevereiro é uma data de calamidades para a ilha, já que em dois anos consecutivos aconteceram sismos com numerosas vítimas.

Antes e depois dos sismos do último domingo e terça-feira , ocorreram centenas de sismos e o diretor do Centro Sísmico da ilha, Chen Kuo-chang, declara que é algo incomum.

“Agora estamos sem lar e as assistências só serão entregues após o Ano Novo, o que vamos a fazer nas celebrações?”, perguntou um dos afetados à presidenta taiuanesa, Tsai Ing-wen, durante sua visita hoje a Hualien.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Taiwan

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Se salvou maioria de os desaparecidos após sismo em Taiwan já
>>>>>Novos terremotos em Taiwan dificultam trabalhos das equipes de resgate – February 08, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Taiwan informa de pessoas soterradas e danos após terremoto de 6 graus – February 06, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Terremoto de magnitude 6,4 atinge Taiwan e abala estrutura de hotel – February 06, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Terremoto deixa 2 mortos em Taiwan e causa abalos em edifícios – February 06, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Resgatistas buscam sobreviventes após terremoto com 7 mortos em Taiwan – February 07, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Número de mortos no terremoto em Taiwan sobe para 4, com 145 desaparecidos – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 pessoas 0 0 NONE 9 oito pessoas: 1, pessoas: 2, 115 pessoas: 1, as pessoas: 2, 50 pessoas: 3
2 Hualien 0 0 ORGANIZATION 3 a Hualien: 2, Hualien: 1
3 Taiwan 0 0 PLACE 3 Taiwan: 3
4 ilha 0 0 NONE 3 a ilha: 3
5 nós 0 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
6 resgate 0 0 NONE 3 o resgate: 3
7 perigo 0 100 NONE 2 o perigo: 2
8 outros chineses 0 70 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: Outros chineses): 2
9 as equipes de salvamento de taiwan 0 40 NONE 2 As equipes de salvamento de Taiwan: 2
10 sismo 0 25 NONE 2 novos tremores: 1, o sismo: 1