Secretário de Defesa dos EUA declara que Síria dispersou aeronaves de combate e retém armas químicas

Por: SentiLecto

– Jim Mattis alegou nesta sexta-feira que a Síria dispersou aeronaves de combate nos últimos dias e que reteve armas químicas, uma questão que declarou ter que ser levada diplomaticamente. Jim Mattis é o secretário de Defesa dos Estados Unidos. Os EUA arremessaram dezenas de mísseis anteriormente neste mês contra uma base aérea síria em resposta a um ataque químico que matou 90 pessoas, incluindo 30 crianças. Segundo os EUA, o governo sírio realizou o ataque a partir da base aérea de Shayrat. O Pentágono havia declarado que o ataque aéreo lesou ou arruinou cerca de 20 por cento dos aviõezinhos operacionais militares sírias. Se as forças militares sírias levaram aeronaves de combate para uma base de Rusia em Lataquia, se perguntou Mattis durante entrevista coletiva ao lado do secretário de Defesa de Israel. “Eles dispersaram as aeronaves, sem dúvidas. Eles dispersaram seus aeronaves nos últimos dias”, declarou Mattis. Mattis também reiterou que os EUA acreditam que a Síria havia retido armas químicas.

Assad, no entanto, negou qualquer envolvimento neste ataque em Khan Sheikhoun, cidade de cerca de 75 mil moradoras controlada pelo inimigo Exército Livre Sírio, e delatou que um complô provocou o incidente de o Ocidente.Ayrault alegou que as provas serão exibidas em “questão de dias” e assinalou que os serviços secretos de Francia trabalham em um inquérito.- A polícia de Iran acusou o Estado Islâmico neste domingo de utilizar armas químicas contra suas forças em Mosul, mas alegou que isso não os impediu de tomar novos terrenos em direção à última fortaleza dos militantes na cidade. Faz 3 anos, Mosul, a linha dura, capturou segunda maior cidade de Iran de os combatentes sunitas, mas forças do governo recomeçaram grande parte dela durante uma operação que durou seis meses. Autoridades da Polícia Federal de Iran declararam à Reuters que o Estado Islâmico aagrediuforças do governo com agentes de armas químicas nos distritos de Urouba e Bab Jadid no sábado. O ataque provocou somente ferimentos leves, declarou a força em comunicado, sem fornecer mais detalhes. A ONU alegou no mês passado que 12 pessoas, incluindo mulheres e crianças, haviam sido tratadas por possíveis exibições a armas químicas em Mosul. O embaixador iraquiano na ONU Mohamed Ali Alhakim, no entanto, depois que não havia evidências para tal afirmação, alegou dias. A Organização para Proibição de Armas Químicas confirmou nesta quarta-feira a utilização de gás sarin no ataque químico na Síria, atribuído pelos Estados Unidos e aliados ao regime de Bashar al-Assad. De acordo com o chefe da organização, ligada à ONU, amostras colhidas de dez vítimas do ataque na cidade síria de Khan Shaykhun dprovamde fmaneira“indiscutível” que ese as expuseram em a substância.a sexta-feira 07 de abril o Pentágono investigava a chance de a Rússia saber ou ter sido cúmplice do ataque químico na cidade de Khan Sheikhun , que havia acabado com a vida de mais de 80 civis, havia mencionado um porta-voz à “CNN”.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United States, Syria

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Secretário de Defesa dos EUA declara que Síria dispersou aeronaves de combate e retém armas químicas
>>>>>França diz ter provas de que regime de Assad usou armas químicas – (EfeGeneric)
>>>>>Polícia iraquiana acusa EI de ataque com armas químicas – April 16, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Casa Branca afirma que nem sequer Hitler usou armas químicas como fez Assad – April 11, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>EUA disparam mísseis contra base aérea de Assad na Síria; Rússia denuncia ‘agressão’ – April 07, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump condena ataque químico na Síria e culpa Assad – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA condenam ataque químico na Síria e alertam que ele não pode ser ignorado – April 05, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump responsabiliza Obama ao acusar Assad por ataque químico – April 05, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Artigo: Resposta à Síria é sempre muito barulho e pouca ação – April 05, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>França pede reunião urgente do Conselho de Segurança por ataque na Síria – April 05, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Casa Branca diz que ataque dos EUA envia sinal forte ao mundo e Síria precisa cumprir acordos – April 07, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA lançam dezenas de mísseis contra aeroporto na Síria – April 07, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Rússia é responsável por ataque com armas químicas na Síria, diz ministro britânico – April 09, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Rússia manterá apoio à Síria apesar de acusações de ataque com armas químicas – April 05, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Conselho de Segurança da ONU discute ataque químico na Síria em reunião de emergência – April 05, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Tillerson afirma que regime sírio usou armas químicas em mais de 50 ocasiões – April 12, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Rússia diz que houve progresso na Síria após conversas com Tillerson – April 12, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Rússia diz que Trump atacou a Síria para mostrar força a seus rivais nos EUA – April 08, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rússia suspende coordenação militar com os EUA em resposta ao ataque à Síria – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rússia diz que secretário de Estado dos EUA tem visita marcada a Moscou na próxima semana – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Secretário de Estado dos EUA visitará Moscou no próximo dia 12 de abril – April 05, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ministro britânico cancela visita a Moscou por ataque químico na Síria – April 08, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Reino Unido responsabiliza Al-Assad pelo ataque com armas químicas na Síria – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Merkel expressa “compreensão” perante resposta dos EUA após ataque químico – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rússia não considera possível resolução sobre a Síria após ataque dos EUA – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Chanceler da Rússia conversa sobre Síria com secretário de Estado dos EUA por telefone – April 08, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA atacam Síria em retaliação a ataque com arma química no país – April 07, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Avião de guerra bombardeia cidade síria onde ataque com gás matou dezenas, dizem observadores – April 07, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Japão afirma que Coreia do Norte poderia lançar mísseis com armas químicas – (EfeGeneric)
>>>>>Opaq confirma uso de gás em ataque químico na Síria – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 ataque 0 220 NONE 7 O ataque: 1, o ataque: 1, o ataque aéreo: 1, um ataque químico: 2, este ataque: 1, o ataque químico: 1
2 Jim Mattis 0 0 PERSON 4 Mattis: 3, Jim_Mattis (apposition: O secretário de Defesa_dos_Estados_Unidos): 1
3 o Pentágono 0 50 PLACE 3 (tacit) ele/ela (referent: O Pentágono): 1, O Pentágono: 1, o Pentágono: 1
4 Mosul 0 0 PLACE 3 Mosul: 3
5 Os EUA 0 0 PLACE 3 os EUA: 2, Os EUA: 1
6 a Síria 0 0 PLACE 3 a Síria: 3
7 armas 0 0 NONE 3 armas químicas: 3
8 base 0 80 NONE 2 uma base aérea: 1, uma base russa: 1
9 o Estado_Islâmico 0 50 PLACE 2 o Estado_Islâmico: 2
10 aviões de guerra 0 40 NONE 2 aviões de guerra: 2