Sobe para 24 o número de mortos em explosão em fábrica de fogos no México

Por: SentiLecto

As autoridades do Estado do México aumentaram de 19 para 24 o número de mortos e a 49 o de feridos em decorrência das explosões acontecidas nesta quinta-feira em uma fábrica clandestina de fogos de subterfúgio no município de Tultepec.

No quando recebiam atendimento nas clínicas para onde, local das explosões, um armazém da região conhecida como La Saucera, faleceram 17 pessoas e outras sete se as levou , informou a Procuradoria Geral de Justiça estadual em comunicado.

Entre os mortos há um menor de idade e as autoridades transferiram todos os corpos às suas instalações para os trâmites periciais daoiinquéritoe posteriormente entregá-los a seus familiares, alegou a instituição.

Maribel Cervantes confirmou que aconteceram pelo menos três explosões, as últimas duas quando bombeiros, paramédicos e policiais já estavam no local. Maribel Cervantes é a titular da Secretária de Segurança Pública do Estado do México.

Pelo menos sete bombeiros se encontram entre os mortos, segundo as autoridades.

Ainda que até o momento foram contabilizados 49 feridos pelas explosões, que estão, a procuradoria estadual alegou internados tanto em clínicas do Estado do México como da Cidade do México.

Gabriel O’Shea alegou que, por instruções do governador do estado, Alfredo del Mazo, as autoridades vão assumir os preços de hospitalização. Gabriel O’Shea é o secretário de Saúde do Estado do México.

A primeira explosão aconteceu depois das 9h40 em um fábrica clandestina de fogos de subterfúgio “e posteriormente a contaminação da explosão fez com que houvesse uma segunda, terceira, quarta, pela disseminação dos explosivos”.

– Duas explosões em fábricas de fogos de subterfúgio perto da Cidade do México mataram ao menos 19 pessoas, incluindo trabalhadores da equipe de regaste, e feriram outras dezenas de pessoas, declararam autoridades, a mais recente explosão letal a atingir uma cidade conhecida por sua produção de fogos de subterfúgio. Uando aconteceu uma segunda explosão, após uma primeira explosão no município de Tultepec, bombeiros, policiais e outros trabalhadores de resgate chegaram à cena q disdeclarougoverno do Estado em nota.A nota declarou: “Quando um segundo incidente aconteceu, equipes de emergência responderam ao chamado da primeira explosão , matando e ferindo membros desses grupos”. Imagens de TV mostraram um pilar de fumaça subindo sobre edifícios nos arredores de Tultepec e vários bombeiros e trabalhadores de resgate no local. Luis Felipe Puente declarou na TV local que havia ao menos 19 mortos e 40 feridos. Luis Felipe Puente é chefe da agência de proteção civil do México.Tem havido uma série de explosões em mercados de fogos de subterfúgios, fábricas e depósitos em Tultepec, cerca de 32 quilômetros ao norte da Cidade do México, incluindo uma série de explosões massivas em um mercado em dezembro de 2016 que mataram cerca de 36 pessoas. Puente declarou que a venda de fogos de subterfúgio na área vai ser suspensa e as permissões dos produtores serão revistas.

De acordo com declarações do coordenador nacional de Defesa Civil, Luis Felipe Puente, o incidente se desencadeou “seguramente por uma má utilização do produto pirotécnico”.

Esta é a terceira explosão com vítimas fatais no mesmo município em menos de um mês.

Em 6 de junho, uma explosão em uma casa que supostamente era usada como armazém de artigos pirotécnicos deixou sete mortos e pelo menos oito feridos no município.

Faz 2 anos, quando uma explosão em o mercado local provocou a morte de 42 pessoas, o incidente mais grave registrado em Tultepec aconteceu em dezembro de 2016.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Mexico

Cities: Mexico

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Sobe para 24 o número de mortos em explosão em fábrica de fogos no México
>>>>>Explosão em fábrica de fogos de artifício mata ao menos 19 perto da Cidade do México – July 05, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 explosão 0 140 NONE 7 mais recente explosão fatal: 1, uma explosão: 2, a terceira explosão: 1, uma primeira explosão: 1, uma segunda explosão: 1, A primeira explosão: 1
2 Luis Felipe Puente 0 0 PERSON 5 Luis_Felipe_Puente (apposition: chefe de a agência de proteção civil de o México): 1, (tacit) ele/ela (referent: Luis_Felipe_Puente): 2, Luis_Felipe_Puente: 1, Puente: 1
3 explosões 0 50 NONE 4 as explosões: 2, três explosões: 1, Duas explosões: 1
4 bombeiros 0 0 NONE 4 vários bombeiros: 1, sete bombeiros: 1, bombeiros: 2
5 mortos 0 210 NONE 3 os mortos: 2, sete mortos: 1
6 incidente 80 70 NONE 3 um segundo incidente: 1, o incidente: 1, O incidente mais grave registrado: 1
7 pessoas 0 70 NONE 3 pessoas: 1, 19 pessoas: 1, 36 pessoas: 1
8 autoridades 0 0 NONE 3 as autoridades: 2, autoridades: 1
9 mercado 0 0 NONE 3 o mercado local: 1, um mercado: 2
10 município 0 70 NONE 2 o município: 1, município: 1