Mugabecloseup2008.jpg

Soldados assumem posições em ruas do Zimbábue; partido governista acusa chefe militar de traição

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Mugabecloseup2008

O partido governista do Zimbábue acusou o chefe das forças armadas de traição nesta terça-feira, conforme tropas assumiram posições ao redor da capital em uma ampliação de uma disputa com o presidente Robert Mugabe, de 93 anos, sobre sucessão política.

A incerteza sobre quanto tempo Mugabe ainda vai viver é tão grande quanto a dúvida sobre o futuro do país. Os custos estão disparando, e o medo de uma nova hiperinflação como a que arruinou o país economicamente há uma década surgiu. Além disso, as reservas de moeda estrangeira parecem escassas diante de pagamentos básicos, como a importação de produtos de primeira necessidade.Mugabe, que completará 94 anos em fevereiro do ano que vem, parece mais frágil do que jamais – frequentes são as fotografias em que ele aparece dormindo em conferências internacionais -, embora conserve o tom beligerante e garanta que vai concorrer à reeleição em 2018.

Robert Gabriel Mugabe é um político e actual presidente do Zimbábue.

Somente 24 horas após o chefe-general militar Constantino Chiwenga ameaçar intervir para acabar com um expurgo no partido governista, um repórter da Reuters viu seis veículos blindados em importantes vias nos arredores da capital.

Reuters AFI:[ˈrɔɪtərz] é uma agência de notícias britânica com sede em Londres. Uma agência de notícias britânica é a maior agência internacional de notícias do mundo.

Soldados agressivos direcionando o trânsito declararam para carros que passavam continuarem seguindo em frente pela escuridão.

“Não tente nada cômico. Vá”, declarou um soldado na Harare Drive.

Embora não haja evidência que proponha, a presença de tropas, incluindo a movimentação de ao menos seis veículos blindados a partir de um quartel a noroeste de Harare, despertou boatinhos de golpe contra Mugabe que o líder do Zimbábue pelos últimos 37 anos tenha sido derrubado.

Quando Chiwenga declarou estar, o país do sul da África tem estado inquieto desde segunda-feira preparado para “interferir” para acabar com um expurgo de apoiadores de um vice-presidente demitido. Chiwenga é comandante das Forças de Defesa do Zimbábue.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Zimbabwe

Cities: Harare

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Soldados assumem posições em ruas do Zimbábue; partido governista acusa chefe militar de traição
>>>>>Presidente do Zimbábue tenta manter legado batizando construções com seu nome – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Robert Gabriel Mugabe 110 0 PERSON 9 o presidente Robert_Mugabe: 1, (tacit) ele/ela (referent: tempo Mugabe): 1, tempo Mugabe: 1, (tacit) ele/ela (referent: Mugabe): 1, Robert_Gabriel_Mugabe: 1, ele (referent: Mugabe): 1, Mugabe: 3
2 eu 0 30 NONE 4 (tacit) eu: 4
3 carros 0 0 NONE 2 carros: 2
4 evidência 0 0 NONE 2 evidência: 2
5 fotos 0 0 NONE 2 as fotos: 2
6 soldados agressivos 0 0 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: Soldados agressivos): 2
7 veículos 0 0 NONE 2 seis veículos blindados: 2
8 o chefe de as forças armadas de traição 0 180 NONE 1 o chefe de as forças armadas de traição: 1
9 a incerteza 0 70 NONE 1 A incerteza: 1
10 o tráfego 0 60 NONE 1 o tráfego: 1