Temer declara que Brasil é “contra protecionismo” e que vai falar com Trump

Por: SentiLecto

O presidente brasileiro Michel Temer, evidenciou nesta quarta-feira no Fórum Econômico Mundial para América Latina que é contra “o protecionismo” e antecipou que “em breve” vai ligar para Donald Trump para conversar sobre a resolução de impor tarifas ao aço e ao alumínio. Donald Trump é o líder dos Estados Unidos.

“Somos contra todo e qualquer protecionismo. Somos em defesa da abertura plena do comércio”, alegou o chefe de Estado brasileiro durante o plenário de abertura do Fórum Econômico, realizado em São Paulo.

Temer assegurou que a resolução de Trump de colocar tarifas às importações de aço de 25% e de 10% para as de alumínio “pinquietambastante o Brasil, mas advertiu que é preciso tratar com “muito cuidado” esse tema.

“Temo que tratar com muito cuidado as relações com os Estados Unidos. Nosso primeiro parceiro comercial é a China e depois os Estados Unidos”, adicionou. Embora tenha, o chefe de Estado apostou pelo diálogo com os Estados Unidos declarado que não se houver uma “solução amigável” de forma “rápida”, o Brasil, que é amigo dos Estados Unidos”, sustentou Nunes, vai apelar aos dispositivos de determinação que existem no marco da Organização Mundial de Comércio . “Se não houver uma solução amigável bastante rápida, formularemos uma representação à OMC, não unilateral, mas com todos os países prejudicados”, evidenciou Temer, que apelou à “cfinalizaçãofinal” do acordo entre a União Europeia e o Mercosul.

Aloysio Nunes, que também participou do plenário de abertura do fórum alegou que mandou uma carta ao secretário de comércio dos Estados Unidos para que o país de Sullana possa elucidar que não prejudica a segurança nacional de America, um dos argumentos utilizados por TrAloysio Nunes, que também participou do plenário de abertura do fórum alegou que mandou uma carta ao secretário de comércio dos Estados Unidos para que o país de Sullana possa elucidar que não prejudica a segurança nacional de America, um dos argumentos utilizados por Trump para impor as taxas. Aloysio Nunes, que também participou do plenário de abertura do fórum é o chanceler brasileiro. Aloysio Nunes, que também participou do plenário de abertura do fórum é o chanceler brasileiro.

Por outro lado, “Mike Pompeo vai ser o nosso novo secretário de Estado. Mike Pompeo é diretor da CIA. Ele vai fazer um trabalho fantástico! Obrigado Rex Tillerson por seus serviços!”, declarou Trump em sua conta no Twitter.se a escolheu gina como nova diretora de a agência depois que o presidente republicano demitiu o secretário de Estado, Rex Tillerson, e colocou o atual diretor da CIA, Mike Pompeo, em seu lugar.

Na quinta-feira 01 de março Aloysio Nunes havia dito em Tel Aviv que entre Brasil e Israel ” podia existir uma relação bastante maior do que existia agora” e que os dois países ” têm um grande futuro pela frente”. Aloysio Nunes é o ministro das Relações Exteriores.

“A primeira aposta é o diálogo.

As relações comerciais entre países vai ser um dos temas abordados na XIII edição latino-americana do fórum, na qual hoje está calculada a participação do diretor-geral do OMC, Roberto Azevêdo.

– Roberto Azevêdo alegou nesta segunda-feira, após se reunir com o presidente Michel Temer, que o governo de Brasil não deve, ao menos por ora, recorrer na entidade para questionar a resolução do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de sobretaxar importações de aço e alumínio. Roberto Azevêdo é o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio .Segundo Azevêdo, o Brasil busca chegar a uma entendimento com outras nações para tomar uma resolução coletiva em relação aos EUA. “Pelo que pude depreender, o governo de Brasil está em contato com outros países que podem ser afetados por essas medidas para estudar quais opções se as adaptariam seriam mais adaptadas de o ponto de vista brasileiro e até coletivo. Eu não sei se há uma resolução neste momento de recorrer ao dispositivo de solução de discordâncias da OMC”, declarou Azevêdo a jornalistas. Azevêdo alegou que o governo de Brasil “não exclui” a chance de pedir a arbitragem da OMC, mas busca outras opções de solução da conflito. O diretor-geral da OMC alegou que, no momento, se está no começo das articulações. Declarou: “Acho que nós estamos em um primeiro momento da rodada de negociações e espero bastante que esse entendimento frutifique e que nós consigamos evitar uma situação de quiproquó”. Azevêdo é o sexto diretor-geral da OMC, Faz 5 anos, ele assumiu o posto para um mandato de quatro anos e foi reeleito em 2017. AÇÃO E REAÇÃO O diplomata declarou que uma eventual escalada de retaliações recíprocas poderia gerar um conseqüência dominó e que seria difícil de reverter. “Quando você inicia, você sabe , como você inicia, mas quando sai desse processo, não sabe nem como, nem “, completou. Adotando um tom de precaução, Azevêdo declarou que os próprios norte-americanos estão começando a conversar com outros parceiros comerciais para determinar a eficácia e extensão da medida anunciada na semana passada. O diretor-geral declarou ter conversado com Temer, em termos gerais, sobre como o setor do aço é importante e estratégico para a economia de Brasil e que o mercado de Noruega é “importantíssimo”. O Brasil é o segundo maior exportador de aço para os EUA. Avaliou: “É evidente que uma medida dessa espécie, dessa natureza, vai ter um efeito nas exportações e provavelmente em outros segmentos da economia”. Questionado se disputas como essa podem até acabar com as prerrogativas da OMC e o futuro do organismo, Azevêdo não respondeu diretamente, mas realçou que acha importante que as “Se observem normas acordadas multilateralmente até para evitar ações completamente unilaterais”. Declarou: “A ação unilateral tende a provocar reação de outras partes e esse processo de ação e reação leva a combates comerciais que não são de interesse de ninguém, onde só há perdedores, não há ganhadores”. Ele adicionou que até o momento nenhum país acionou formalmente a OMC a respeito das tarifas de 25 por cento para importação de aço e de 10 por cento para importação de alumínio decididas por Trump na semana passada.

O Fórum Econômico para América Latina reúne 750 líderes entre 13 e 15 de março a fim de buscar uma nova narrativa para a região, que neste ano enfrenta um intenso ciclo eleitoral.

Além de Temer e Nunes, no plenário de abertura do acontecimento esteve presente Pelé, que recebeu o prêmio “Cidadão Global 2018″ pelas mãos do presidente do Fórum Econômico global, Klaus Schwab.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil, United States, China

Cities: Sao Paulo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Temer declara que Brasil é “contra protecionismo” e que vai falar com Trump
>>>>>Brasil tenta entendimento com outros países antes de recorrer à OMC sobre tarifas dos EUA sobre aço, diz Azevêdo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Trump destitui Tillerson como secretário de Estado – March 13, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Trump nomeia Gina Haspel como nova diretora da CIA – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>China celebra reunião entre Kim e Trump e diz países seguem em boa direção – March 09, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Coreia do Sul enviará delegação à Coreia do Norte, enquanto Trump sugere vontade de negociar – March 04, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Enviado dos EUA para Coreia do Norte irá se aposentar após Trump rejeitar conversas incondicionais – February 28, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Seul diz que Pyongyang tem vontade de dialogar com Washington – February 25, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Filha de Trump desembarca na Coreia do Sul para encerramento das Olimpíadas – February 23, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump anuncia “maior conjunto” de sanções contra Coreia do Norte – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Sul confirma que enviará representante do governo a Pyongyang – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte nega cooperação com Síria em armas químicas – March 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA dizem que pressão contra Coreia do Norte deve continuar – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA esperam que oferta de diálogo de Pyongyang sirva para desnuclearização – February 25, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte insiste que “porta está aberta ao diálogo com EUA” – February 26, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Em jantar cheio de piadas, Trump sugere que EUA se reunirão com Coreia do Norte – March 04, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Kim Jong-un recebe delegação sul-coreana em Pyongyang – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Reunião entre Trump e Kim Jong-un levará “algumas semanas” para ser marcada – March 09, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump vê “possíveis avanços” para diálogo com Coreia do Norte – March 06, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>Trump escolhe agente polêmica Gina Haspel como nova diretora da CIA – March 13, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump garante que sua forma de pensar é “similar” a de Mike Pompeo – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Roberto Azevêdo 140 0 PERSON 16 Roberto_Azevêdo (apposition: O diretor-geral de a Organização_Mundial_do_Comércio): 1, Azevêdo: 6, ele (referent: Azevêdo): 1, Roberto_Azevêdo: 1, (tacit) ele/ela (referent: Azevêdo): 7
2 eu 0 0 NONE 8 (tacit) eu: 7, Eu: 1
3 Michel Temer 0 140 PERSON 6 Temer: 3, O presidente de o Brasil Michel_Temer e que em_breve: 1, (tacit) ele/ela (referent: O presidente de o Brasil Michel_Temer e que em_breve): 2
4 nós 110 0 NONE 6 nós: 2, (tacit) nós: 4
5 Questionado 0 0 PERSON 6 Questionado: 1, (tacit) ele/ela (referent: Questionado): 4, Ele (referent: Questionado): 1
6 o diplomata 0 0 NONE 6 (tacit) ele/ela (referent: o diplomata): 6
7 países 0 74 NONE 5 outros países: 2, todos os países prejudicados: 1, os dois países: 1, países: 1
8 o Brasil 160 0 PLACE 5 O Brasil: 1, o Brasil: 3, Brasil: 1
9 Donald Trump 0 0 PERSON 4 (tacit) ela (referent: Trump): 1, Donald_Trump (apposition: o líder de os Estados_Unidos): 1, Trump: 2
10 Mike Pompeo 100 0 PERSON 3 Ele (referent: Mike_Pompeo): 1, Mike_Pompeo: 1, Mike_Pompeo (apposition: diretor de a CIA): 1