Terremoto esvazia escolas e paralisa serviço de metrô em Taiwan

Por: SentiLecto

– Um sismo de magnitude 6,1 atingiu a cidade costeira taiwanesa de Hualien, nesta quinta-feira, estremecendo edifícios e paralisando provisoriamente o serviço de metrô na capital Taipé, mas não houve relatos imediatos de prejuízos ou mortes. Depois que se registrou o maior sismo de este ano em a ilha fortemente, uma filmagem mostrou alunas sendo retirados de edifícios industrializada, segundo o setor de meteorologia. Se as retirou cerca de 100 pessoas de um edifício em a Cidade de Taipé, ao passo que informou o governo. Permaneceu normalizada, de acordo com o governo, enquanto breves cortes de energia foram reportados em alguns distritos de Taipé, segundo a agência Central News, a operação de usinas e serviços de refino de petróleo. O governo montou um centro de reação aa calamidade após o sismo, que aconteceu a uma profundidade de 18 quilômetros, segundo o setor de meteorologia. Outros sismos de magnitude superior a 5,0 são uma chance nos próximos dias, informou o setor. A Tsai Ing-wen declarou que o serviço dos trens de alta velocidade no norte de Taiwan, entre Taipé e a cidade vizinha Taoyuan, estava provisoriamente suspenso. Tsai Ing-wen é presidente do país. Em sua página oficial do Facebook, Tsai declarou que pediu às autoridades “para reunir informações de todos os lugares e cchecarse há qualquer dprejuízoe, se houver, reagir o mais rápido possível.” O Serviço Geológico dos Estados Unidos estipulou em 6,4 a magnitude do cismo, adicionando que o sismo atingiu uma profundidade de 15 quilômetros a partir de Hualien. Faz 1 ano, um sismo de magnitude 6,4 devastou Hualien, derrubando edifícios, além de provocar grandes fendas em vias da cidade e provocar pânico entre os cerca de 100 mil habitantes, em fevereiro de 2018. Taiwan, uma ilha auto-governada que a China considera sua, está localizada próximo a junção de duas placas tectônicas e é propensa a sismos. Mais de 10 pessoas faleceram em um cismo no sul da ilha em 2016, e um sismo de magnitude 7,6 matou mais de 2 mil pessoas em 1999.

Embora os tenha descrito como rotineiros, o Exército Popular de Libertação de China declarou que seus bombardeiros, navios e aviõezinhos de agradecimento realizaram “exercícios necessários” ao redor de Taiwan nesta segunda-feira.Taiwan mandou caças e navios para monitorarem as forças de China, declarou seu Ministério da Defesa, acusando Pequim de “tentar mudar o status quo do Estreito de Taiwan”.

No domingo 31 de março – Taiwan condenou o que chamou de ação “provocativa” da China, após dois jatos chineses atravessarem uma fronteira marítima separando os dois lados, em meio a atritos cada vez maiores entre Taipé e Pequim. Mais cedo neste domingo, Taiwan havia colocado aeronaves no ar para expulsar os duas aviõezinhos chineses, havia declarado o Ministério da Defesa da ilha. A ação china havia tido “efeito sério na segurança e na estabilidade da região”, havia declarado o ministério, em um comunicado. Não havia havido reação imediata de Pequim, que considerava Taiwan uma província renegada china. Huang Chung-yen havia declarado que Pequim ” teria que parar com condutas dessa espécie, que colocavam em risco a paz regional Huang Chung-yen é porta-voz do escritório presidencial de Taiwan. que colocavam em risco a paz regional, e não ser um encrenqueiro internacional”. O presidente Tsai Ing-wen havia pedido que o Exército “completasse todas as tarefas de preparação de combate”, havia adicionado.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States, Taiwan, China

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Terremoto esvazia escolas e paralisa serviço de metrô em Taiwan
>>>>>EUA denunciam ‘coerção’ da China devido a exercícios perto de Taiwan – April 15, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Taiwan 0 0 ORGANIZATION 6 Taiwan: 4, (tacit) ele/ela (referent: Taiwan): 1, Taiwan uma ilha auto-governada sua e a terremotos: 1
2 Pequim 0 50 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: Pequim): 1, Pequim: 4
3 eu 120 0 NONE 5 (tacit) eu: 5
4 Tsai Ing-wen 0 0 PERSON 5 Tsai: 1, O presidente Tsai_Ing-wen: 1, Tsai_Ing-wen (apposition: presidente de o país): 1, (tacit) ele/ela (referent: Tsai): 2
5 a capital Taipé 0 0 PLACE 3 Taipé: 2, a capital Taipé: 1
6 prédios 0 0 NONE 3 prédios: 3
7 um terremoto de magnitude 0 100 NONE 2 Um terremoto de magnitude: 1, um terremoto de magnitude: 1
8 Hualien 0 32 PERSON 2 Hualien: 2
9 Exército 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: o Exército): 1, o Exército: 1
10 cidade 0 0 NONE 2 a cidade costeira: 1, a cidade vizinha: 1