Terremoto na Indonésia deixa pelo menos três mortos em Java

Por: SentiLecto

Um poderoso sismo de magnitude 6,5 na escala Richter atingiu a ilha de Java na Indonésia, pouco antes da meia-noite de sexta-feira , com autoridades relatando a morte de três pessoas e prejuízos a centenas de construções.

Enquanto os deslocados se preparam para passar a noite em casas de familiares ou amigos, colégios e outros centros habilitados pelo governo ou em barracas, as autoridades começaram a distribuir assistência aos afetados.

O US Geological Survey informou que o epicentro do sismo localizou-se a uma profundidade de 92 quilômetro , cerca de 52 quilômetro a sudoeste de Tasikmalaya.

Devido ao sismo, a agência nacional de administração de calamidades indonésia chegou a ativar os sistemas de alerta de tsunami no sul de Java, o que levou milhares de pessoas a esvaziarem algumas áreas costeiras. Detectou-se nenhum tsunami entretanto .

O sismo aconteceu às 23h47 de ontem e teve hipocentro a 91 quilômetros de profundidade no subdistrito de Cipatujah, localizado na costa sul da província de Java Ocidental, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Os sismos foram sentidos na região de Java Central e na parte oeste. No começo do mês, um sismo deixou ao menos 97 mortos.

Sutopo Purwo Nugroho declarou neste sábado que três pessoas foram mortas, sete estão feridas e centenas de construções foram lesados, incluindo escolas, clínicas e construções governamentais em Java Oeste e Central. Sutopo Purwo Nugroho é porta-voz da agência de calamidades.

Dezenas de pacientes deveram ser deslocadas de uma clínica em Banyumas e acabaram abrigadas em tendas, declarou ele.

De acordo com relatos locais, o sismo balançou as construções por vários segundos na capital, Jacarta. Alguns habitantes de construções de apartamentos de alta elevação no centro de cidade depressa deixaram seus apartamentos.

Java, a ilha mais habitada da Indonésia, abriga mais de metade dos 250 milhões de moradoras do país.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Indonesia

Cities: Tasikmalaya

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Terremoto na Indonésia deixa pelo menos três mortos em Java
>>>>>Terremoto de magnitude 6,5 deixa pelo menos 3 mortos na Indonésia – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 tremor 0 50 NONE 2 O tremor: 1, o tremor: 1
2 Sutopo Purwo Nugroho 0 0 PERSON 2 ele (referent: Sutopo_Purwo_Nugroho): 1, Sutopo_Purwo_Nugroho (apposition: porta-voz de a agência de desastres): 1
3 a agência nacional de gestão de desastres de a indonésia 0 0 NONE 2 a (referent: a agência nacional de gestão de desastres de a Indonésia): 1, (tacit) ele/ela (referent: a agência nacional de gestão de desastres de a Indonésia): 1
4 apartamentos 0 0 NONE 2 apartamentos: 1, seus apartamentos: 1
5 autoridades 0 0 NONE 2 As autoridades: 1, autoridades: 1
6 terremoto 0 0 NONE 2 o terremoto: 1, um terremoto: 1
7 97 mortos 0 70 NONE 1 97 mortos: 1
8 a morte de três pessoas e danos 0 70 NONE 1 a morte de três pessoas e danos: 1
9 a agência nacional de gestão de desastres de a indonésia 0 40 NONE 1 a agência nacional de gestão de desastres de a Indonésia: 1
10 os tremores 0 25 NONE 1 Os tremores: 1