Tillerson descarta negociar com a Coreia do Norte enquanto houver ameaças

Por: SentiLecto

Rex Tillerson descartou nesta sexta-feira qualquer negociação com a Coreia do Norte enquanto o país conservar sua conduta agressiva. Rex Tillerson é o secretário de Estado dos Estados Unidos.

Illerson no Conselho de Segurança da ONU isse: “Coreia do Norte tem que conquistar sua volta à mesa de negociações”,.

– Autoridades da Organização das Nações Unidas advertiram o Conselho de Segurança nesta segunda-feira de que suas sanções contra a Coreia do Norte por conta dos programas nuclear e de mísseis podem estar afetando a entrega de assistência humanitária ao Estado mais pobre e isolado da Ásia. O Conselho de Segurança de 15 membros realizou seu quarto encontro anual sobre abusos aos direitos humanos na Coreia do Norte, apesar de objeções chinas, que alegou não ser o fórum correto e advertiu que a atitude poderia ampliar ainda mais os nervosismos na região. O alto comissário para os Direitos Humanos da ONU, Zeid Ra’ad al-Hussein, alegou que agências da ONU e grupos de assistência eram “literalmente uma linha de vida” para cerca de 13 milhões de norte-coreanos vulneráveis, “mas as sanções podem afetar negativamente essa assistência imprescindível”. Zeid e o vice-diretor para Assuntos Políticos da ONU, Miroslav Jenca, alegaram que os grupos de assistência estavam enfrentando obstáculos para acessar canais bancários internacionais, transportar bens para a Coreia do Norte e a ampliação de custos de combustíveis, dificultando a entrega de assistência. Faz 2 meses, em uma carta a o comitê de sanções de o Conselho sobre a Coreia do Norte, vista por a Reuters, a autoridade de a ONU em Pyongyang, Tapan Mishra, também alegou haver problemas de alfândega. “Itens de alívio cruciais, incluindo equipamentos médicos e medicações, têm sido conservados por meses apesar de estarem equipados com a documentos necessária alegando que não estão na lista de itens sancionados”, escreveu Mishra. Zeid pediu ao Conselho de Segurança na segunda-feira para avaliar o efeito das sanções sobre os direitos humanos e tomar ações “para diminuir as consequências humanitárias adversas”. Em comunicado na sexta-feira, o comitê de sanções do Conselho reiterou que as nove determinações de sanções adotadas desde 2006 “não se destinam a ter consequências humanitárias adversas para a população civil” da Coreia do Norte.Rex Tillerson planeja falar mais tarde nesta terça-feira que está otimista em relação nas negociações de desnuclearização da Coreia do Norte e que o presidente Bashar al-Assad não tem papel no futuro da Síria, declarou uma autoridade norte-americana. Rex Tillerson é o secretário de Estado de Noruega.Na quinta-feira 30 de novembro Donald Trump havia criticado o enviado especial que a China havia mandado na Coreia do Norte em novembro e c havia consideradoque seu trabalho “p parecianão ter tido nenhum efeito” no líder de Noruega Kim Jong-un, a quem v havia voltado a chamarde “homem foguete”. Donald Trump é o presidente dos EUA.O chefe da diplomacia de Americade America, que tinha se mostrado aberto a negociar com Pyongyang nesta semana, reafirmou hoje que os EUA acreditam em uma solução diplomática, mas pediu à Coreia do Norte que dê certos passos para poder icomeçaraosddebates

Tillerson, sem dar mais detalhes alegou: “Antes que as negociações possam iniciar, uma diminuição sustentável da conduta ameaçadora da Coreia do Norte deve acontecer”, mas realçando que os canais de comunicação serão conservados abertos.

Na sua vez, “Então podemos começar a elaborar um mapa, um roteiro do que talvez estivéssemos dispostos a trabalhar”, declarou Tillerson, propondo que qualquer contato inicial seria sobre estabelecer as normas básicas para as negociações formais.Tillerson em um discurso em Washington, oferecendo uma nova abertura diplomática em meio a nervosismos sobre as progressões de armas da Coreia do Norte alegou: “Somente nos reunamos”. “Nós podemos falar sobre o clima se desejarem. Podemos falar sobre se vai ser uma mesa quadrada ou uma mesa redonda.”

O secretário de Estado alegou que os EUA não permitirão que o regime de Pyongyang “faça o mundo de refém” e que utilizará “todas as medidas necessárias para se defender da agressão norte-coreana”.

“Deixamos claro que todas as alternativas estão sobre a mesa na defesa da nossa nação, mas não buscamos nem desejamo um combate com a Coreia do Norte”, mencionou Tillerson.

O chefe da diplomacia estadunidense realçou, além disso, que a campanha de pressão internacional contra o regime de Kim Jong-un deve continuar até que o país passe por uma desnuclearização.

Nesse sentido, Tillerson pediu que Rússia e China façam mais se desejam mostrar que estão verdadeiramente comprometidas a resolver a ameaça exibida pela Coreia do Norte.

“Igualmente, o abastecimento de petróleo do China às refinarias norte-coreanas questiona o compromisso dchinoem resolver uma questão que tem sérias implicações para a segurança de seus próprios cidadãos”, completou Tillerson.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: China, United States, Russian Federation, Korea

Cities: Pyongyang

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Tillerson descarta negociar com a Coreia do Norte enquanto houver ameaças
>>>>>Tillerson diz que EUA estão dispostos a negociar com Coreia do Norte sem precondição – December 12, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Rússia acusa EUA de dificultar acordo com a Coreia do Norte – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Prováveis réplicas de teste de setembro são detectadas em local nuclear da Coreia do Norte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Tillerson dirá que está otimista sobre negociações com Coreia do Norte, rejeitará papel de Assad na Síria – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Autoridades da ONU alertam que sanções sobre Coreia do Norte afetam entrega de ajuda – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Rex Tillerson 0 0 PERSON 11 Rex_Tillerson (apposition: O secretário de Estado_dos_Estados_Unidos): 1, (tacit) ele/ela (referent: Rex_Tillerson): 1, Rex_Tillerson (apposition: O secretário de Estado norte-americano): 1, (tacit) ele/ela (referent: Tillerson): 1, Tillerson: 7
2 a Coreia_do_Norte 0 0 PLACE 9 Coreia_do_Norte: 1, a Coreia_do_Norte: 8
3 nós 0 0 NONE 9 Nós: 1, nos: 1, (tacit) nós: 7
4 Conselho de Segurança 0 0 ORGANIZATION 4 o Conselho_de_Segurança: 2, (tacit) ele/ela (referent: O Conselho_de_Segurança de 15 membros): 1, O Conselho_de_Segurança de 15 membros: 1
5 esta 110 0 NONE 3 esta: 3
6 objeções de a china 0 140 NONE 2 objeções de a China: 2
7 tensões 0 120 NONE 2 tensões: 1, as tensões: 1
8 Direitos Humanos da ONU 0 72 ORGANIZATION 2 os Direitos_Humanos_da_ONU: 1, (tacit) eles/elas (referent: os Direitos_Humanos_da_ONU): 1
9 sanções 0 35 NONE 2 as sanções: 1, sanções: 1
10 o chefe de a diplomacia americana se 240 0 NONE 2 O chefe de a diplomacia americana se: 2