Trump declara estar mais perto de compreender desaparecimento de jornalista saudita

Por: SentiLecto

Donald Trump declarou nesta quinta-feira que as autoridades estão chegando mais perto de compreender o desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi agora que investigadores turcos se preparam para entrar no consulado saudita em Istambul, onde a última vez viu ele. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.

Khashoggi se distanciou da monarquia saudita no ano passado, depois da designação do atual príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, e se exilou nos EUA, onde começou a escrever pilares para o “Washington Post” com críticas à família real.Donald Trump renovou suas críticas ao Federal Reserve nesta quinta-feira, declarando que a autoridade monetária está sendo “agressiva demais” em suas políticas e está cometendoDonald Trump renovou suas críticas ao Federal Reserve nesta quinta-feira, declarando que a autoridade monetária está sendo “agressiva demais” em suas políticas e está cometendo um grande erro com taxa de juros. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.Donald Trump confirmou nesta terça-feira que vai realizar uma segunda reunião com o líder de Noruega, Kim Jong Un, declarando que autoridades de ambos os paDonald Trump confirmou nesta terça-feira que vai realizar uma segunda reunião com o líder de Noruega, Kim Jong Un, declarando que autoridades de ambos os países estão coordenando o encontro. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.

Na quinta-feira 27 de setembro Donald Trump havia realçado sua postura proativa para reverter as políticas implementadas por seu antecessor na posição, o democrata Barack Obama, em relação na Cuba. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.”Tenho que descobrir o que ocorreu… e possivelmente estamos chegando mais perto do que vocês podem pensar”, declarou Trump em uma entrevista ao programa “Fox & Friends” da rede Fox News.

Só tem ampliado a pressão mundial sobre a Arábia Saudita, aliada próxima dos EUA, a respeito do desaparecimento de Khashoggi, crítico notório das políticas de Riad que entrou no consulado em 2 de outubro para receber documentos para seu casamento. Sua noiva de Turquia, Hatice Cengiz, que esperava do lado de fora, declarou que ele jamais reapareceu.

Fontes da Turquia disseram acreditar que Khashoggi foi assassinado dentro do edifício e que seu corpo foi removido, alegações que Riad descartou afirmando serem infundadas.

Na sua vez, “Jamal é uma pessoa preciosa, um pensador exemplar e um homem corajoso que combateu por seus princípios. Não sei como posso continuar vivendo se ele foi sequestrado e assassinado na Turquia”, alegou Hatice.

Uma equipe de investigadores está se preparando para entrar na representação, declarou uma autoridade de segurança turca à Reuters.

“Agora eles estão esperando a licença final para entrar no consulado”, declarou o funcionário, na sequência de uma oferta inicial das autoridades sauditas. Quando isso pode ocorrer, não ficou claro.

Mais tarde nesta quinta-feira a Turquia aceitou uma proposta saudita para formar um grupo de trabalho conjunto para investigar o caso, declarou o porta-voz presidencial Ibrahim Kalin segundo a agência de notícias Anadolu. Ibrahim Kalin é turco.

Na entrevista, Trump declarou que os EUA estão trabalhando com a Turquia e a Arábia Saudita, adicionando: “Temos investigadores lá”.

Mas três fontes das autoridades de segurança dos EUA declararam que, como Khashoggi não é cidadão de Noruega e sumiu fora do país, o FBI não tem jurisdição automática para se envolver no caso, e só pode fazê-lo a pedido de um governo estrangeiro, como a Turquia.

Mas a relação de Trump com Riad pareceu ter azedado um pouco, já que este se queixou diretamente ao rei Salman do custo do apoio dos EUA aos militares sauditas e dos aumentos no preço do petróleo feitos pela Opep.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, Turkey, Saudi Arabia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Trump declara estar mais perto de compreender desaparecimento de jornalista saudita
>>>>>EUA sabiam de planos de Riad para capturar jornalista Khashoggi, diz jornal – October 10, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Erdogan desafia Riad a provar que jornalista desaparecido saiu de consulado na Turquia – October 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>A.Saudita permite buscas em consulado em que jornalista desapareceu na Turquia – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Turquia diz que irá realizar busca em consulado onde jornalista saudita desapareceu – October 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Turquia pede permissão para fazer buscas em consulado saudita em Istambul – (EfeGeneric)
>>>>>Trump chama Federal Reserve de ‘muito agressivo’ e diz que ainda tem ‘muito mais a fazer sobre a China’ – October 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Trump diz que segunda cúpula com líder norte-coreano está sendo organizada – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 0 145 PERSON 11 Trump: 2, (tacit) ele/ela (referent: Trump): 1, ele (referent: Donald_Trump): 1, (tacit) ele/ela (referent: Donald_Trump): 3, Donald_Trump (apposition: O presidente de os Estados_Unidos): 3, Donald_Trump (apposition: o presidente de os Estados_Unidos): 1
2 esta 0 0 NONE 5 esta: 5
3 a Turquia 0 0 PLACE 4 a Turquia: 4
4 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
5 Hatice 0 0 PERSON 3 Sua noiva turca Hatice_Cengiz de_fora: 1, Hatice: 1, Hatice_Cengiz: 1
6 Khashoggi 0 0 PERSON 3 Khashoggi: 2, (tacit) ele/ela (referent: Khashoggi): 1
7 os EUA 0 0 PLACE 3 os EUA: 3
8 Jamal 240 120 OTHER 2 Jamal: 1, ele (referent: Jamal): 1
9 crítico notório de as políticas de riad 140 0 NONE 2 crítico notório de as políticas de Riad: 2
10 Fox News 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: a rede Fox_News): 1, a rede Fox_News: 1