Trump declara que ‘certamente parece’ que jornalista saudita Khashoggi está morto

Por: SentiLecto

Donald Trump declarou nesta quinta-feira que “certamente parece” que o jornalista saudita Jamal Khashoggi está morto. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.

A fonte saudita também agradeceu o suporte recebido de países árabes “irmãos” e de outras vozes internacionais que tiveram “sapiência e paciência e buscam a verdade” em vez de tentarem “se basear em boatinhos”.Khashoggi, um crítico em relação ao governo saudita, jamais mais saiu do consulado, mas a Arábia Saudita classificou como “mentiras” e denúncias “sem fundamentos” as informações sobre o homicídio do jornalista na construção diplomática.Faz 16 dias, quando o jornalista sumiu durante uma visita a o consulado saudita, em a conversa, Erdogan evidenciou o protagonismo de um inquérito conjunto de o acontecido.

Na quinta-feira 11 de outubro o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, segundo publicações feitas pela mídia local, havia alegado estar inquietado com o jornalista saudita Jamal Khashoggi, que havia sumido no último dia 2 após entrar no consulado de seu país em Istambul.

Faz 16 dias, Khashoggi entrou em o consulado saudita em Istambul, onde foi recolher documentos seu casamento para o seu casamento, e não foi mais visto. Autoridades turcas têm declarado acreditar que assassinou-se o jornalista dentro do edifício e seu corpo foi retalhado e removido do local. O jornalista é um crítico dos governantes sauditas.

Trump a repórteres na Base Aérea de Andrews, quando perguntado se Khashoggi estava morto. declarou: “Certamente parece isso para mim”. “É bastante triste.”

Trump alegou que está esperando por detalhes de “cerca de três inquéritos diferentes para que possamos chegar ao âmago” do desaparecimento de Khoshoggi.

Perguntado sobre quais seriam as consequências se líderes sauditas estivessem ligados ao desaparecimento do jornalista, Trump declarou: “Bem, isso seria bastante grave. Desejo declarar, é ruim, mas veremos o que ocorre.”

Os sauditas têm negado veementemente as denúncias, mas veículos de comunicação dos Estados Unidos informaram que autoridades sauditas reconhecerão que se o matou em um interrogatório malsucedido. Trump especulou, sem fornecer evidências, de que “homicidas particulares” poderiam ser os culpados.

A fonte em comunicado diss: “O reino expressa total rejeição a qualquer ameaça e tentativa de miná-lo, seja ameaçando com sanções econômicas,utilizandoo pressões políticas ou repetindodenúnciass falsas que nãovão enfraquecero o reino, suas firmes posições e seu status árabe,muçulmanoo e internacional..

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Trump declara que ‘certamente parece’ que jornalista saudita Khashoggi está morto
>>>>>Arábia Saudita promete represálias caso seja punida por caso de jornalista – (EfeGeneric)
>>>>>Reino Unido, França e Alemanha cobram investigação sobre jornalista saudita – October 15, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Legista saudita chegou a Istambul no dia em que jornalista sumiu, diz jornal – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>EUA sabiam de planos de Riad para capturar jornalista Khashoggi, diz jornal – October 10, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Erdogan desafia Riad a provar que jornalista desaparecido saiu de consulado na Turquia – October 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>A.Saudita permite buscas em consulado em que jornalista desapareceu na Turquia – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Turquia diz que irá realizar busca em consulado onde jornalista saudita desapareceu – October 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Turquia pede permissão para fazer buscas em consulado saudita em Istambul – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Erdogan diz estar “preocupado” com desaparecimento de jornalista saudita – October 11, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>ONU cobra Turquia e Arábia Saudita a investigarem desaparecimento de jornalista – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Turquia revistará hoje consulado saudita por caso de jornalista desaparecido – October 15, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 140 50 PERSON 10 (tacit) ele/ela (referent: Trump): 3, (tacit) ele/ela (referent: Donald_Trump): 2, Donald_Trump (apposition: O presidente de os Estados_Unidos): 1, Trump: 4
2 acusações 0 230 NONE 3 as acusações: 1, acusações falsas: 1, acusações: 1
3 jornalista 0 86 NONE 3 o jornalista (apposition: um crítico de os governantes sauditas): 1, o jornalista: 1, o jornalista saudita: 1
4 eu 0 7 NONE 3 (tacit) eu: 2, mim: 1
5 Khashoggi 0 0 PERSON 3 Khashoggi: 3
6 consulado 0 0 NONE 3 o consulado: 1, o consulado saudita: 2
7 a Base_Aérea_de_Andrews 0 130 PLACE 2 a Base_Aérea_de_Andrews: 1, (tacit) ele/ela (referent: a Base_Aérea_de_Andrews): 1
8 edifício 80 0 NONE 2 o edifício diplomático: 1, prédio: 1
9 autoridades 30 0 NONE 2 Autoridades turcas: 1, autoridades sauditas: 1
10 reino 20 0 NONE 2 O reino: 1, o reino: 1