Trump declara que outros países têm que fazer mais para proteger navios-tanque

Por: SentiLecto

Donald Trump declarou nesta segunda-feira que outros países, incluindo China e Japão, têm que proteger seus próprios navios-tanque no Oriente Médio. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.

Trump no Twitter declarou: “Então, por que estamos protegendo as rotas marítimas de outros países com zero compensações”. “Todos esses países têm que proteger seus próprios navios-tanque em uma jornada que é sempre arriscada.”

“Parabéns ao presidente López Obrador. O México votou pela ratificação do USMCA hoje com uma grande margem. É tempo de o Congresso fazer o mesmo”, escreveu Trump no Twitter.O incidente atiçou os temores de um conflito militar mais extenso no Oriente Médio agora que o presidente dos EUA, Donald Trump, está empenhado em isolar o Irã por causa de seus programas nuclear e de mísseis balísticos e seu papel em combates regionais.

Na sexta-feira 14 de junho Donald Trump havia culpado o Irã pelos ataques contra dois navios-tanque na entrada do Golfo Pérsico, apesar das negações do governo de Iran, ampliando o temor de um confronto na rota vital de transporte de petróleo. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.

Trump fez as observações em meio a uma intensificação nos nervosismos com o Irã, após Washington culpar Teerã por ataques a dois navios-tanque, de propriedade do Japão e da Noruega, no Estreito de Hormuz e pela derrubada de uma aeronave dos EUA na costa do Irã. Washington e Teerã declararam que não desejam um combate.

Ninguém assumiu de imediato a responsabilidade pelo ataque perto de Basra, cidade no sul da fronteira de Iran, mas foi a quarta vez em uma semana em que foguetes caíram perto de instalações dos EUA. Não houve baixas nem grandes prejuízos nos incidentes anteriores.Em outro incidente que pode atiçar os nervosismos, um foguete caiu nesta quarta-feira em um local do sul iraquiana por petroleiras estrangeiras, entre elas a gigante energética norte-americana ExxonMobil, ferindo três pessoas.

Os Estados Unidos têm que anunciar novas sanções contra o Irã nesta segunda-feira, visando limitar ainda mais os recursos de Teerã.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: United States, China, Norway

Cities: Washington

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Trump declara que outros países têm que fazer mais para proteger navios-tanque
>>>>>EUA dizem que fragmentos de mina indicam culpa do Irã em ataques a navios-tanque – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Trump parabeniza México por ratificar T-MEC e cobra Congresso dos EUA – June 20, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Trump critica declarações de Draghi e cita competição injusta – June 18, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Juros negativos do BCE tiveram até agora impacto neutro para lucros de bancos, diz Draghi – June 14, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>BCE está pronto para usar instrumentos para estimular crescimento, diz autoridade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump diz que ‘não importa’ se presidente chinês participará do G20–Fox News – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump deve se reunir com Xi na cúpula do G20, diz Casa Branca – June 13, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump acredita que China fechará um acordo comercial, mas tarifas estão prontas–CNBC – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que China quer muito acordo comercial, mas que ele precisa ser ótimo – June 11, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Mnuchin diz que Trump pode aliviar restrições à Huawei se negociações comerciais avançarem – June 09, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Presidente chinês Xi diz que sistema comercial multilateral global deve ser protegido – June 07, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Expectativas são baixas pra negociações entre Trump e Xi no G20, preparativos são limitados – June 12, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>G20 vai declarar que tensões comerciais são ameaças ao crescimento – June 08, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump anuncia que EUA começarão a deportação de “milhões” na próxima semana – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Como prometido, Trump corta ajuda para América Central por causa de imigração – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Irã e EUA travam guerra de palavras após derrubada de drone dos EUA – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 0 0 PERSON 7 Donald_Trump (apposition: o presidente de os Estados_Unidos): 1, (tacit) ele/ela (referent: Trump): 1, Donald_Trump (apposition: O presidente de os Estados_Unidos): 1, Donald_Trump: 1, Trump: 3
2 Irã 0 0 ORGANIZATION 3 o Irã: 3
3 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
4 navios-tanque 0 0 NONE 3 dois navios-tanque: 1, navios-tanque: 2
5 jornada 0 140 NONE 2 uma jornada: 2
6 tensões 0 120 NONE 2 as tensões: 2
7 López Obrador 50 0 PERSON 2 o presidente López_Obrador: 1, (tacit) ele/ela (referent: o presidente López_Obrador): 1
8 Oriente Médio 0 0 ORGANIZATION 2 o Oriente_Médio: 2
9 incidente 0 0 NONE 2 O incidente: 1, outro incidente: 1
10 nós 0 0 NONE 2 (tacit) nós: 2