DonaldandIvanaTrump.jpg

Trump entra na defensiva e culpa jornalismo pela divisão “nos EUA”

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Donald and Ivana Trump

Encurralado por sua reação ambivalente à violência racial em Charlottesville, na Virgínia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adotou nesta terça-feira uma estratégia defensiva e acusou os meios de comunicação de manipularem seus cobservaçõese promoverem a divisão no país.

RICHMOND, Estados Unidos – O prefeito da cidade norte-americana de Charlottesville pediu nesta sexta-feira para uma sessão especial do legislativo da Virgínia permitir que localidades decidam o destino de monumentos confederados, como a estátua que foi o foco de uma manifestação da extrema-direita na semana passada que acabou em violência.Jim Mattis neste domingo alegou: – Donald Trump tomou uma resolução sobre a estratégia do país para o Afeganistão após um processo de revisão “suficientemente estrito”. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos. Jim Mattis é o secretário de Defesa. Quando a Casa Branca faria o anúncio, entretanto, Mattis não informou detalhes sobre ou qual foi a resolução sobre o Afeganistão, onde as guerrazinhas continuam mais de 15 anos após o Exército de Noruega invadir o país e derrubar o governo Talibã. Faz 7 meses, de assumir a posição em o Sul da Ásia, em janeiro, a gestão de Trump começou uma revisão de a política norte-americana sobre o Afeganistão que foi aumentada para uma revisão, mais extensa de a estratégia, pouco tempo depois. “Estou bastante satisfeito que o processo foi suficientemente estrito e que não teve uma posição pré-determinada”, declarou Mattis aos repórteres a bordo da aeronave militar a percurso da Jordânia. “O presidente tomou uma resolução. Ele deseja ser a pessoa a anunciar isso para a população estadunidense”. Após Trump se encontrar com seus assessores de segurança, na sexta-feira, para avaliar uma série de alternativas para a estratégia no país, a Casa Branca havia declarado que não havia chegado a uma resolução sobre se mandaria mais tropas para o combate mais duradoura dos EUA. Porém Trump tuitou no sábado: “Se tomaram muitas resoluções, inclusive sobre o Afeganistão”. Autoridades norte-americanas alegaram à Reuters que estava pcalculadoque o presidente receberia informações sobre oalternativasque variavam desde a completa retirada das tropas do Afeganistão até uumappequenaaampliaçãodo efetivo.

Na terça-feira 15 de agosto Donald Trump havia desdenhado os executivos que haviam deixado um de seus comitês consultivos presidenciais em reação na sua resposta na violência que ac havia acontecidoo final de semana em Charlottesville, na Virgínia. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.Donald John Trump é um empresário, personalidade televisiva e político estadunidense, sendo atualmente o 45.

Charlottesville é uma cidade independente localizada no Estado de America de Virgínia, no Condado de Albemarle, que leva seu nome em homenagem na Princesa Sophia Charlotte de Mecklenburg-Strelitz, esposa do Rei Jorge III do Reino Unido da Grã Bretanha.

O presidente reapareceu após alguns dias com o perfil mais baixo em seu palco preferido: um comício para seus simpatizantes incondicionais, que lotaram o Centro de Convenções de Phoenix, no Arizona.

Autoridades de Maryland derrubaram uma estátua nesta sexta-feira de um presidente da Suprema Corte no século 19 que escreveu uma infame resolução pró-escravidão, no mais recente exemplo de ações pelos Estados Unidos sobre memoriais que provocaram protestos racialmente carregados.

Trump falou de tudo, mas Faz 11 dias, conservou o foco em os fatos acontecidos em Charlottesville que lhe renderam muitas críticas de líderes de seu próprio partido e a rejeição de o mundo de os negócios,, com numerosas baixas em seus conselhos de assessoria formados por empresários que ele acabou sendo obrigado a dissolver,.

Trump, para em seguida tirar do bolso anotações nas quais tinha reunido todas as suas declarações sobre o assunto declarou: “O que ocorreu em Charlottesville é um golpe no coração dos EUA”, e com as quais tentou persuadi seus correligionários de que condenou os fatos desde o princípio, evitando seus observações mais polêmicos.

Trump, no entanto, não repetiu seus observações mais polêmicos, quando acusou igualmente os “dois lados” – antifascistas e neonazistas – da violência que redundou na morte de uma mulher em Charlottesville.

Por outro lado, no que se tornou a maior crise interna de seu mandato, Trump foi duramente criticado, incluindo por muitos colegas republicanos, por não colocar a culpa da violência em Charlottesville exclusivamente nos organizadores da manifestação, mas também nos ativistas antirracismo que se opuseram a eles.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States, South Africa

Cities: Virginia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Trump entra na defensiva e culpa jornalismo pela divisão “nos EUA”
>>>>>Maryland remove outra estátua em meio a debate sobre símbolos de passado de escravidão dos EUA – August 18, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Cidades dos EUA aceleram retirada de monumentos aos confederados apesar de violência em Charlottesville – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Baltimore retira de madrugada seus monumentos a defensores da escravidão – August 16, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Homem atropela várias pessoas após marcha supremacista branca nos EUA – August 12, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Extrema-direita e grupos anti-racismo se enfrentam em cidade dos EUA – August 12, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA: 75% dos americanos não confiam no que diz a Casa Branca de Trump – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA impõem sanções a mais 8 venezuelanos, incluindo irmão de Chávez; poupam setor de petróleo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Pentágono alerta Coreia do Norte sobre superioridade militar dos EUA – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump condena ‘ódio’ após protestos violentos na Virgínia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Democratas e republicanos criticam Trump sobre protesto na Virgínia – August 13, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>China fala de guerra comercial com EUA se Trump iniciar investigações ao país – August 14, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>França justifica ameaças de Trump contra Coreia do Norte – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump aumenta pressão comercial sobre a China – August 12, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump elogia coesão de países em resposta à Coreia do Norte – August 08, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte diz que sanções dos EUA “jamais funcionarão” – August 04, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte ameaça responder sanções com “mar de fogo” – August 06, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China pede à Coreia do Norte para “não provocar” com mísseis e armas atômicas – August 06, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Análise: Trump deve seguir caminho usado contra Irã para Coreia do Norte – August 09, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China pede desativação de sistema antimísseis na Coreia do Sul – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China prega diálogo, e Japão, pressão mais efetiva sobre a Coreia do Norte – August 06, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte diz que alerta de Trump é “abundância de tolice” – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EXCLUSIVO-Destróier dos EUA desafia reivindicação de Pequim ao Mar do Sul da China – August 10, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA podem conversar com Coreia do Norte se diálogo frear testes, diz secretário de Estado – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Prefeito de Charlottesville defende retirada de estátuas em meio a polêmica nos EUA – August 18, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Procurador-geral diz que ataque de Charlottesville é “terrorismo doméstico” – August 14, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Quem é James Fields, suspeito de atropelar manifestantes em Charlottesville – August 13, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump dissolve dois conselhos após saída de empresários por polêmica racista – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Ex-diretor da CIA acredita que Trump causará “dano profundo” aos EUA – (EfeGeneric)
>>>>>Trump tomou decisão sobre Afeganistão, diz secretário de Defesa – August 20, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump demite estrategista-chefe Steve Bannon – August 18, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Steve Bannon deixa cargo de estrategista-chefe da Casa Branca – August 18, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Casa Branca se defende e diz que fala de Trump incluía ‘supremacistas brancos’ – August 13, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump e Macron concordam em trabalhar juntos na crise com Coreia do Norte, diz Casa Branca – August 12, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Casa Branca garante que Trump incluiu neonazistas em condenação à violência – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Bannon contradiz Trump sobre Coreia do Norte e ataca supremacistas nos EUA – August 17, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump é contrário a supremacistas brancos e racistas, diz Casa Branca – August 13, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA vão interceptar qualquer míssil norte-coreano que tiver Guam como alvo, diz Mattis – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>May contraria Trump e diz que não vê equivalência entre supremacistas e opositores – August 16, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Inquilinos processam empresa imobiliária do genro de Trump em Nova York – August 15, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump foi “sarcástico” ao agradecer a Putin por cortes de membros diplomáticos, diz Casa Branca – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump chama KKK, neonazistas e supremacistas brancos de “repugnantes” – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Taliban alerta Trump a retirar soldados norte-americanos do Afeganistão – August 15, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Maduro critica comentário de Trump sobre ‘opção militar’ e ainda quer conversar – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump diz que ameaças à Coreia do Norte podem ter sido insuficientes – August 10, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump: “EUA estão prontos para ataque militar à Coreia do Norte” – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Com retórica de Trump, EUA se tornaram país perigoso – August 15, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Em telefonema a Trump, presidente da China pede solução pacífica sobre Coreia do Norte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Rival de Merkel diz que pode vencer eleição na Alemanha e critica Trump – August 13, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump exalta poder nuclear após ameaçar Pyonyang com “fogo e fúria” – August 09, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump: “Sanções da ONU à Coreia do Norte terão ‘impacto muito grande'” – August 06, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump e Moon destacam importância de novas sanções contra Pyongyang – August 07, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Congressistas criticam retórica belicista de Trump com Pyongyang – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 0 140 PERSON 12 Trump: 6, (tacit) ele/ela (referent: Trump): 2, Donald_John_Trump: 1, Donald_Trump (apposition: o presidente de os Estados_Unidos): 1, Donald_Trump (apposition: O presidente de os Estados_Unidos): 1, Donald_Trump: 1
2 Charlottesville 0 0 PLACE 6 Charlottesville: 6
3 decisão 0 80 NONE 5 uma decisão: 3, a decisão: 1, uma infame decisão pró-escravidão: 1
4 o Afeganistão 0 0 PLACE 5 o Afeganistão: 5
5 a Casa_Branca 0 0 PLACE 3 a Casa_Branca: 3
6 presidente 0 0 NONE 3 O presidente: 2, o presidente: 1
7 violência 0 160 NONE 2 a violência racial: 1, a violência: 1
8 comentários 0 30 NONE 2 seus comentários mais polêmicos: 1, seus comentários: 1
9 combates 0 20 NONE 2 os combates: 1, a guerra: 1
10 simpatizantes 160 0 NONE 2 seus simpatizantes incondicionais: 2