Trump instrui agências federais a reunir famílias de imigrantes na fronteira; Melania visita região

Por: SentiLecto

WASHINGTON/MCALLEN, Texas – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que está instruindo agências federais a começarem a reunir pais e filhos que foram separados na fronteira com o México depois de entrarem no país ilegalmente, um primeiro passo para implantar um decreto presidencial que reverte uma política que atraiu críticas de todo o mundo.

“Isto foi feito pelo presidente, não pelos democratas. Ele pode consertá-lo amanhã, sedesejarr, e teria que admitir que o fez”, declarou o líder democrata no Senado em um comunicado pré-redigido, se não desejar. O Senado é chuck Schumer.

Na terça-feira 12 de junho Donald Trump havia anunciado a suspensão dos “jogos de combate” na península coreana, embora tenha alegado que pelo menos por enquanto, não devia diminuir seu extenso desdobramento militar no território de Sullana. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.

O anúncio de Trump aconteceu no momento em que sua esposa, Melania, procurava acalmar os ânimos visitando um centro de detenção de fronteira do Texas onde crianças estão sendo detidas. Vídeos de crianças sentadas em jaulas e uma gravação de áudio de crianças chorando provocaram indignação ao serem divulgados mundialmente.

Trump declarou em uma reunião de salinha que instruiu os Departamentos de Justiça, Segurança Interna e Saúde e Serviços Humanos “a trabalharem juntos para conservar as famílias de imigrantes juntas durante o processo de imigração e reaproximar os grupos anteriormente separados”.

Diante do repúdio internacional à política de separações, Trump assinou um decreto na quarta-feira ordenando que fossem isuspendidase que amantenha-se as famílias ujuntadasno decorrer dos procedimentos de imigração.O decreto ainda pode ser contestado na Justiça, e advogados do governo devem exibi uma solicitação ainda nesta quinta-feira para transformar um acordo judicial de 1997 que restringe a detenção federal de menores a 20 dias.

O decreto transfere pais com crianças para o começo da fila de procedimentos de imigração O decreto é um recuo incomum para Trump., mas não conclui a política de “tolerância zero” que exige processos contra imigrantes que cruzem a divisa ilegalmente, como manda o regulamento de entradas criminosas do país.

O governo também pediu uma legislação permanente, mas republicanos do Congresso declararam que a Câmara dos Deputados possivelmente recusará dois projetos de lei concebidos para deter a prática de separar famílias e abordar uma gama de outras questões ligadas à imigração.

Os deputados republicanos Ralph Norman e Mark Meadows, membros ilustres do conservador Caucus da Liberdade, declararam aos repórteres que não acreditam que nenhum dos projetos de lei tem suporte suficiente para passar pela Câmara de maioria republicana.

Os dois projetos de lei financiariam o muro que Trump sugeriu construir na fronteira com o México e diminuiriam a imigração legal, em parte negando vistos a alguns parentes de habitantes dos EUA e cidadãos vivendo no exterior.

– Andrew Cuomo declarou nesta terça-feira que o Estado irá processar o governo Trump por separar filhos de imigrantes de seus pais quando apreendidos atravessando ilegalmente a fronteira dos EUA. Andrew Cuomo é o governador de Nova York. As separações e detenções de crianças na fronteira do sul dos EUA com o México provocaram protestos nos Estados Unidos e condenação no exterior, impulsionados por vídeos de crianças em celas e áudios de crianças chorando, transmitidos em canais de TV e publicados nas redes sociais. “A política do governo Trump de dividir famílias é um fracasso moral e uma calamidade Cuomo em comunicado anunciando o processo. Cuomo é um democrata. Cuomo é um democrata. Cuomo declarou que separar pais e crianças na fronteira viola seus direitos sob a Constituição dos EUA, precedentes da Suprema Corte dos EUA e um acordo legal de 1997 que estabelece normas para o tratamento de crianças detidas por razões imigratórias. Um porta-voz do governo Trump não pôde ser imediatamente contatado para observações sobre o processo de Nova York. Autoridades dos EUA defenderam as medidas como uma forma de proteger a fronteira e impedir entrada ilegal. Trump fez da postura linha-dura sobre imigração uma peça central de sua Presidência. Trump é um republicano.A primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, manifestou nesta quinta-feira o desejo de ajudar a reunir “o mais rápido possível” filhos menores de idade separados de seus pais após as famílias serem detidas enquanto tentavam cruzar ilegalmente a fronteira para entrar no país.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United States, Mexico

Cities: Mexico

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Trump instrui agências federais a reunir famílias de imigrantes na fronteira; Melania visita região
>>>>>Trump diz que não permitirá que EUA se tornem um ‘campo de imigrantes’ – June 18, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump aprova tarifas de US$ 50 bilhões sobre produtos chineses – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Trump diz que investigação de Mueller está “desacreditada” e é partidária – June 15, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Objetivo da paz de Trump é acabar com causa palestina, diz Mufti de Jerusalém – (EfeGeneric)
>>>>>Nova York irá processar governo Trump por separações de famílias na fronteira, diz governador – June 20, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Chefe de direitos humanos da ONU pede fim de política imigratória de Trump que separa familiares – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Melania Trump diz que deseja ajudar a reunir famílias imigrantes separadas – June 21, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Trump ordena que famílias de imigrantes ilegais separadas voltem a se reunir – June 21, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trabalhistas estão dispostos a se reunir com Trump em visita ao Reino Unido – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Pai de Meghan Markle diz que príncipe Harry pediu que ele desse ‘uma chance a Trump’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Governo dos EUA espera que separação de famílias tenha efeito dissuasório – June 19, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA negam que usam crianças migrantes como “peões” para seus fins políticos – June 19, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Forças dos EUA na Coreia do Sul não se sujeitam a acordo de Trump com Kim, diz autoridade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA suspendem manobras militares de agosto na península da Coreia – June 19, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Futuro embaixador dos EUA em Seul ainda vê Pyongyang como ameaça nuclear – June 14, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Seul e Washington discutem o possível cancelamento de suas manobras militares – June 15, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Melania Trump e rainha da Espanha falam sobre infância em reunião nos EUA – June 20, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump recebe Felipe VI na Casa Branca e revela desejo de visitar a Espanha – June 19, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump anuncia tarifas de 25% às importações da China por roubo de tecnologia – June 15, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China celebra que EUA e Coreia do Norte estejam “criando uma nova história” – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China pede aos EUA que faça ‘escolha sábia’ antes de decisão sobre tarifas – June 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>UE irá agir contra tarifas dos EUA para aço e alimínio, diz Merkel – June 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Secretário de Estado dos EUA diz que objetivo de cúpula entre Trump e Kim não mudou – June 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Índices acinários da China recuam com queda na ZTE e preocupações comerciais – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump está pronto para impor tarifas sobre cerca de US$50 bi em bens chineses, diz autoridade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>May condena política migratória dos EUA, mas mantém visita de Trump a Londres – June 20, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 0 0 PERSON 8 o governo Trump: 1, Trump (apposition: um republicano): 1, (tacit) ele/ela (referent: Trump): 1, Donald_Trump (apposition: o presidente de os Estados_Unidos): 1, Trump: 4
2 Andrew Cuomo 0 80 PERSON 5 Andrew_Cuomo (apposition: O governador de Nova_York, um adversário político de o presidente de os Estados_Unidos, Donald_Trump): 1, (tacit) ele/ela (referent: Cuomo): 2, Cuomo (apposition: um democrata): 1, Cuomo: 1
3 imigrantes 0 160 NONE 2 imigrantes: 2
4 a política de tolerância zero 100 0 NONE 2 a política de tolerância zero: 2
5 imigração 80 0 NONE 2 a imigração legal: 1, imigração: 1
6 Os deputados republicanos Ralph_Norman e Mark_Meadows 0 0 PERSON 2 (tacit) eles/elas (referent: Os deputados republicanos Ralph_Norman e Mark_Meadows): 1, Os deputados republicanos Ralph_Norman e Mark_Meadows: 1
7 comunicado 0 0 NONE 2 comunicado: 1, um comunicado pré-redigido: 1
8 decreto 0 0 NONE 2 O decreto: 1, um decreto: 1
9 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
10 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2