Trump publica carta de Kim Jong-un e fala de “grande progressão” em diálogo

Por: SentiLecto

Donald Trump divulgou nesta quinta-feira em sua conta no Twitter uma carta que declarou ter recebido do líder norte-coreano Kim Jong-un, um mês depois da domo entre ambos dirigentes em Singapura. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.

“Muitos países da OTAN, que se espera que temo que defender, não só estão abaixo de seu compromisso atual de 2% , mas também estão inadimplentes por muitos anos em pagamentos que não foram feitos. Eles ressarcirão os EUA?”, escreveu Trump no Twitter de dentro do aeronave que lhe transportava à capital bde Belgica

Na terça-feira 19 de junho Kim Jong-un aterrissou em Pequim, para se reunir com o presidente chino, Xi Jinping, a quem informaria sobre os resultados da sua histórica reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segundo havia informado a agência oficial de notícias “Xinhua”. Kim Jong-un é o líder da Coreia do Norte.

“Uma nota bastante afável do presidente Kim da Coreia do Norte. Estamos realizando uma grande progressão”, tuitou Trump, junto com uma imagem de uma carta em coreano e sua tradução em inglês.

Faz 1 mês, em a versão traduzida, datada Kim opinava que o domo bilateral de o dia 12 de junho em Singapura ” foi, com conseqüência, o início de um processo expressivo “.

Kim na carta menciona: “Acredito firmemente que a força de vontade, os esforços sinceros e o original enfoque de mim mesmo e de sua excelência, o senhor presidente, com o objetivo de abrir um novo futuro entre a DPRK e EUA, vão render seguramente frutos”.

“Querendo que a inváriavel confiança na sua excelência, o senhor presidente, seja reforçada no processo futuro de tomar ações práticas, transmito a minha convicção de que a melhoria histórica na promoção das relações DPRK-EUA vai impulsionar do nosso próximo encontro”, adiciona Kim.

A carta está datada um dia antes de o Ministério de Relações Exteriores norte-coreano qualificar de “deplorável” e “angustiante ” a postura de Washington nas conversas que conservou na semana passada em Pyongyang o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.

A pressão dos EUA pode privar Teerã de rendimentos em moeda estrangeira vindos da exportação do petróleo, e a perspectiva desencadeou uma corrida para converter riais iranianos aplicados em poupança por dólares, afetando a moeda nacional já fragilizada pelas adversidades econômicas e os obstáculos financeiros dos bancos locais.O chefe da diplomacia de Americade America fez estas observações durante uma entrevista coletiva, hoje, em Tóquio, ao lado dos ministros das Relações Exteriores do Japão e Coreia do Sul, Taro Kono e Kang Kyung-wha, respectivamente, também alegando que as sanções sobre Pyongyang vão seguir vigentes até sua total desnuclearização.

A porta-voz de Pompeo, Heather Nauert, declarou no sábado que este tinha levado a Pyongyang uma carta de Trump para Kim, por isso era possível que o líder de Noruega respondesse com sua própria carta horas antes de o seu regime criticar as tentativas dos EUA para impor uma desnuclearização “unilateral e forçada”.

“A OTAN não nos tratou de maneira justa, mas acredito que vamo resolver de alguma maneira. Pagamos demais e eles pagam bastante pouco”, declarou Trump àoijornalismoantes de decolar para Bruxelas.

Apesar das críticas norte-coreanas, Washington conservou um tom otimista sobre o diálogo, e Pompeo alegou hoje desde Bruxelas que tem certeza que o regime de Noruega está “comprometido” com a desnuclearização.

“Aprecio profundamente os esforços energéticos e extraordinários feitos por sua excelência, o senhor presidente, para o aprimoramento das relações entre os dois países, e a implementação fiel do comunicado conjunto” assinado em Singapura, alega Kim.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, Korea

Cities: Washington, Pyongyang

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Trump publica carta de Kim Jong-un e fala de “grande progressão” em diálogo
>>>>>Trump chama vários países da OTAN de “inadimplentes” antes de cúpula – (EfeGeneric)
>>>>>Trump diz que Irã pedirá novo acordo devido a prejuízos econômicos de novas sanções – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Pompeo assegura que Coreia do Norte está “comprometida” com desnuclearização – July 08, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Trump diz que conversas com Coreia do Norte sobre programa nuclear estão ‘indo bem’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump diz que EUA estariam em guerra com Coreia do Norte se não fosse por ele – July 03, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Programa nuclear norte-coreano pode ser encerrado em 1 ano, diz John Bolton – July 01, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Site diz que Pyongyang fez melhorias em usina nuclear após acordo com EUA – June 27, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA suspendem “indefinidamente” exercícios militares na Coreia do Sul – June 23, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA preparam repatriação de corpos de soldados mortos na Guerra da Coreia – June 23, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreias lembram início da guerra entre ambas sem troca de acusações – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte entende o que EUA querem dizer com ‘desnuclearização completa’, diz Pompeo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump vai pressionar Putin sobre interferência russa em eleições, diz assessor de segurança nacional – July 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Assessor de segurança nacional dos EUA vai a Moscou para reuniões visando cúpula Putin-Trump – June 27, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Helsinque é possível local para receber encontro entre Trump e Putin, diz autoridade dos EUA – June 26, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Kremlin confirma que Putin receberá assessor de Segurança de Trump – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump conversa com primeiro-ministro do Canadá sobre temas econômicos – June 30, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Casa Branca confirma cúpula em Helsinque entre Trump e Putin – June 28, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Cúpula entre Trump e Putin será realizada em Helsinque, diz Fox News – June 28, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que houve muito progresso no Oriente Médio – June 25, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Suprema Corte dos EUA respalda veto migratório de Trump – June 26, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que irá pedir ao Congresso mais recursos para construir muro na fronteira com México – June 26, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que Coreia do Norte está desmontando locais de teste e que desnuclearização total já começou – June 21, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump pede que republicanos “não percam tempo” com questões de imigração – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>EUA dizem que suspensão de manobras é uma chance para dialogar com Pyongyang – June 28, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreias jogarão partidas amistosas em Pyongyang em julho – June 25, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Após visita de dois dias, Pompeo deixa Coreia do Norte e parte rumo ao Japão – July 07, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Pompeo deve viajar à Coreia do Norte para negociações nucleares na quinta-feira, diz Casa Branca – July 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Lavrov e Pompeo devem se reunir dentro de duas semanas, diz Moscou – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Pompeo chega em Pyongyang para tratar da desnuclearização norte-coreana – July 06, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte ainda não começou a devolver corpos de soldados dos EUA – July 02, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Pompeo visitará Coreia do Norte na próxima semana para debater desnuclearização, diz jornal – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 0 0 PERSON 12 Kim_Jong-un (apposition: o líder de a Coreia_do_Norte): 1, Trump: 3, (tacit) ele/ela (referent: Donald_Trump): 1, Coreia_do_Sul: 1, Donald_Trump (apposition: O presidente de os Estados_Unidos): 1, Kim: 4, Donald_Trump: 1
2 eu 140 0 NONE 6 (tacit) eu: 5, mim: 1
3 nós 12 0 NONE 6 nos: 1, (tacit) nós: 5
4 carta 0 150 NONE 5 uma carta: 2, sua própria carta horas: 1, a carta: 1, A carta: 1
5 excelência 300 0 NONE 3 sua excelência: 3
6 Bruxelas 0 0 PLACE 3 Bruxelas: 3
7 Pyongyang 0 0 PLACE 3 Pyongyang: 3
8 senhor 0 0 NONE 3 o senhor presidente: 3
9 certeza 0 80 NONE 2 certeza: 2
10 convicção 80 0 NONE 2 minha convicção: 2