Trump seleciona agente polêmica Gina Haspel como nova diretora da CIA

Por: SentiLecto

Gina Haspel, agente veterana da CIA selecionada nesta terça-feira pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que declarou aos repórteres que trabalhou bastante de perto com Gina e que a vê como “uma pessoa extraordinária”, para comandar a agência de espionagem do país, é uma figura polêmica, apoiada por muitos da comunidade de inteligência dos EUA mas vista com desconfiança por alguns congressistas por seu envolvimento com centros de detenção clandestinos da CIA. Se a escolheu gina como nova diretora de a agência depois que o presidente republicano demitiu o secretário de Estado, Rex Tillerson, e colocou o atual diretor da CIA, Mike Pompeo, em seu lugar.

“Gina Haspel vai ser a nova diretora da CIA, e a primeira mulher selecionada para isso”, alegou Trump em sua conta no Twitter, após anunciar que Rex Tillerson vai deixar a posição e Pompeo trocará ele. Rex Tillerson é o secretário de Estado.Donald Trump designou nesta terça-feira Gina Haspel como nova diretora da CIA, em substituição a Mike Pompeo Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos., e alegou que ela vai ser a primeira mulher à frente da agência.”Mike Pompeo vai ser o nosso novo secretário de Estado. Mike Pompeo é diretor da CIA. Ele vai fazer um trabalho fantástico! Obrigado Rex Tillerson por seus serviços!”, declarou Trump em sua conta no Twitter.”Com Mike Pompeo tenho uma maneira de pensar similar. Ele tem uma tremenda energia, um tremendo intelecto; sempre estamos na mesma onda”, alegou Trump aos jornalistas minutos antes de embarcar no helicóptero presidencial para partir rumo à Califórnia.

Faz 9 dias, No meio de um monólogo repleto de piadas durante um jantar com jornalistas, Donald Trump havia proposto que os Estados Unidos se reuniriam com a Coreia do Norte Donald Trump é o presidente de os Estados Unidos, em o domingo 04 de março., mas havia declarado à Pyongyang que d deviase “desnuclearizar” primeiro.

Se confirmada pelo Senado, Gina se vai tornar a primeira mulher a comandar a CIA, tendo se tornado sua vice-diretora em fevereiro de 2017.

Autoridades norte-americanas declararam que, embora de forma geral Gina seja tida em alta conta na agência, sua indicação instituiu a perspectiva desagradável de uma fiscalização maior do Congresso e do jornalismo a agentes que se sentem mais à vontade nas sombras do que sob os holofotes.

“Isso vai reabrir feridas de uma década atrás e mais, e se Gina for confirmada, também convida a uma supervisão maior tanto de nossas análises quanto de nossas atividades, especialmente “, declarou uma autoridade dos EUA que falou sob condição de anonimato.

Quando ela foi mencionada como vice-diretora no ano passado, agentes de inteligência que serviram com Gina e autoridades do Congresso declararam que em 2002, durante o governo do presidente republicano George W. Bush, ela gerenciar uma prisão secreta da CIA na Tailândia apelidada de “Olho de Gato”. Dois supostos membros do grupo militante Al Qaeda foram submetidos a simulações de afogamento e outros métodos de interrogatório brutais no local.

Três anos mais tarde, ainda durante a administração Bush, ela auxiliou a satisfazer uma ordem de devastação de fitas de vídeo das simulações de afogamento, que são consideradas uma maneira de tortura, de acordo com as fontes.

Se chamam tais instalações clandestinas de ” pontos negros ” porque o governo de Noruega não reconhece sua existência.

Se agendou a audiência de sua confirmação ainda não . Grupos de direitos humanos se opuseram à sua ndesignação

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Trump seleciona agente polêmica Gina Haspel como nova diretora da CIA
>>>>>Trump nomeia Gina Haspel como nova diretora da CIA – (EfeGeneric)
>>>>>Trump destitui Tillerson como secretário de Estado – March 13, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>China celebra reunião entre Kim e Trump e diz países seguem em boa direção – March 09, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Coreia do Sul enviará delegação à Coreia do Norte, enquanto Trump sugere vontade de negociar – March 04, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Enviado dos EUA para Coreia do Norte irá se aposentar após Trump rejeitar conversas incondicionais – February 28, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Seul diz que Pyongyang tem vontade de dialogar com Washington – February 25, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Filha de Trump desembarca na Coreia do Sul para encerramento das Olimpíadas – February 23, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump anuncia “maior conjunto” de sanções contra Coreia do Norte – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Sul confirma que enviará representante do governo a Pyongyang – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte nega cooperação com Síria em armas químicas – March 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA dizem que pressão contra Coreia do Norte deve continuar – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA esperam que oferta de diálogo de Pyongyang sirva para desnuclearização – February 25, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte insiste que “porta está aberta ao diálogo com EUA” – February 26, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Em jantar cheio de piadas, Trump sugere que EUA se reunirão com Coreia do Norte – March 04, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Kim Jong-un recebe delegação sul-coreana em Pyongyang – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Reunião entre Trump e Kim Jong-un levará “algumas semanas” para ser marcada – March 09, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump vê “possíveis avanços” para diálogo com Coreia do Norte – March 06, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>Trump garante que sua forma de pensar é “similar” a de Mike Pompeo – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 0 0 PERSON 9 (tacit) ele (referent: Trump): 1, Trump: 3, (tacit) ele/ela (referent: Donald_Trump): 1, Donald_Trump (apposition: o presidente de os Estados_Unidos): 1, Donald_Trump: 2, Donald_Trump (apposition: O presidente de os Estados_Unidos): 1
2 Gina Haspel 0 0 PERSON 7 Gina_Haspel: 2, Gina: 5
3 Mike Pompeo 40 0 PERSON 5 Ele (referent: Mike_Pompeo): 1, Mike_Pompeo (apposition: diretor de a CIA): 1, Mike_Pompeo: 3
4 conta 0 0 NONE 3 sua conta: 2, alta conta: 1
5 Rex Tillerson 0 0 PERSON 2 Rex_Tillerson: 1, Rex_Tillerson (apposition: o secretário de Estado): 1
6 agentes 0 0 NONE 2 agentes: 2
7 agência 0 0 NONE 2 a agência: 2
8 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
9 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
10 forma 0 0 NONE 2 maneira geral: 1, uma forma: 1