Turquia assume controle de toda a região curdo-síria de Afrin

Por: SentiLecto

Embora ainda haja conflitos isolados, o exército turco e as milícias sírias aliadas de Ancara impuseram um “controle total” sobre a região curdo-síria de Afrin em alguns ponto da cidade, segundo informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos neste domingo.

A bandeira de Turquia foi hasteada no principal acampamento das Unidades de Proteção do Povo , assim como na sede do governo de Afrin, segundo a ONG.

O governo de Turquia considera as YPG terroristas por terem vínculos com a guerrilha de Curitiba presente em seu território, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão .Na noite anterior e segundo a mesma ONG, 16 civis, entre eles duas mulheres grávidas, perderam a vida por bombardeios de Turquia na principal clínica de Afrin.

Faz 1 mês, as forças turcas e seus grupos sírios aliados haviam progredido em o enclave de Curitiba de Afrin, em o noroeste de a Síria, apesar da determinação de o Conselho de Segurança da ONU que havia pedido uma trégua de 30 dias em a Síria, em o domingo 25 de fevereiro.

Os guerrazinhas prosseguem em alguns pontos da cidade de Afrin, conquistada pela Turquia, porque alguns milicianos curdos recusaram se retirar antes da entrada das tropas de Ancara, segundo a mesma fonte.

Se começou a ofensiva em o dia 20 de janeiro de este ano e provocou a morte de aproximadamente 2.400 pessoas, entre elas pelo menos 289 civis.

As tropas de Turquia tomaram neste domingo a capital do enclave curdo em poucas horas, em ofensiva que contou com o suporte de aeronaves de combate e um intenso fogo de artilharia.

O Observatório alegou também que as tropas de Turquia saquearam muitos povoados da região de Afrin, nos quais roubaram as casas e lavouras deixadas pela população civil.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Turquia assume controle de toda a região curdo-síria de Afrin
>>>>>Mais de 150 mil civis fugiram de Afrin nos últimos 3 dias – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 ofensiva 0 0 NONE 3 A ofensiva: 1, ofensiva: 2
2 ONG 0 0 ORGANIZATION 2 ONG: 1, a ONG: 1
3 civis 0 0 NONE 2 289 civis: 1, 16 civis: 1
4 tropas 0 0 NONE 2 As tropas turcas: 1, as tropas turcas: 1
5 conflitos isolados 0 100 NONE 1 conflitos isolados: 1
6 a morte 0 70 NONE 1 a morte: 1
7 YPG 0 60 ORGANIZATION 1 as YPG terroristas: 1
8 O exército turco e as milícias sírias aliadas de Ancara 0 40 PLACE 1 O exército turco e as milícias sírias aliadas de Ancara: 1
9 vínculos 80 20 NONE 1 vínculos: 1
10 a guerrilha curda 0 20 NONE 1 a guerrilha curda: 1