Turquia declara que não se vai submeter a ‘imposições’ dos EUA em crise de vistos

Por: SentiLecto

O Ministério das Relações Exteriores da Turquia declarou nesta quarta-feira que Ancara não se vai submeter a “imposições” dos Estados Unidos para resolver uma crise que levou os dois aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte a pararem de emitir vistos para seus respectivos cidadãos. Mas o porta-voz do presidente turco, Tayyip Erdogan, que no começo deste mês Washington interrompeu os serviços de emissão de vistos depois de a Turquia deter dois cidadãos turcos empregados no consulado norte-americano, utilizou um tom mais positivo, declarando acreditar que vai solucionar-se a crise depressa depois que uma comissão dos EUA chegar ao seu país para conversar sobre como reparar as relações bilaterais. Eles estão detidos devido à suspeita de laços com o golpe de Estado fracassado cometido na Turquia no ano passado, alegações rrecusadaspor Washington.

A democrata Hillary Clinton, candidata à Presidência em 2016, pediu neste domingo que os Estados Unidos que continuem “vigiando” o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pois sua ofensiva para “desestabilizar” as democracias ocidentais “não concluiu”.A Coreia do Sul e os Estados Unidos começaram nesta segunda-feira exercícios navais conjuntos de uma semana de duração nas águas ao redor da Península Coreana, em meio àoaaltotnervosismopprovocadopelos programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.John J. Sullivan alegou nesta terça-feira, durante visita a Tóquio , que a Casa Branca “não descarta” a chance de dialogar de maneira direta com a Coreia do Norte, apesar o atual contexto de nervosismo entre os dois países. John J. Sullivan é o subsecretário de Estado dos Estados Unidos.

Na terça-feira 10 de outubro o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, havia anunciado em Belgrado, na Sérvia, que nem ele, nem seu governo, reconheciam o embaixador dos Estados Unidos em Ancara, John Bass, como representante diplomático de Washington, após a crise gerada pela suspensão de emissão de vistos.

O Ministério das Relações Exteriores da Turquia é um ministério do governo da República da Turquia, culpada pelas relações exteriores daquele país.

Ancara logo retaliou interrompendo seus próprios serviços de emissão de vistos para os EUA. A disputa afetou a lira e as ações turcas e inquietou investidores.

Hillary, que ocupou a posição de secretária de Estado entre 2009 e 2013, alega que a inteligência dos EUA, encarregada de investigar a suposta interferência russa nas votações, chegou a lhe declarar que Putin tinha um certo “ressentimento” contra a democrata e que, por isso, pode ter tentado prejudicar sua candidatura.

“Colaboraremos se suas pré-requisito satisfazerem as normas de nossa Constituição, mas não morreremos a imposições e recusaremos quaisquer condições que não possamos satisfazer”, declarou Mevlut Cavusoglu em uma coletiva de jornalismo nesta quarta-feira. Mevlut Cavusoglu é o chanceler de Turquia.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: United States

Cities: Washington

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Turquia declara que não se vai submeter a ‘imposições’ dos EUA em crise de vistos
>>>>>Hillary pede que EUA “vigiem” Putin, pois sua ofensiva “não terminou” – October 15, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Bombardeiros dos EUA realizam novas manobras na península coreana – October 11, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Bombardeiros dos EUA sobrevoaram Península Coreana na terça, diz Coreia do Sul – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Kim Jong-un promove a irmã Kim Yo Jong ao centro do governo da Coreia do Norte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Navio de guerra dos EUA navega próximo a ilha disputada no Mar do Sul da China – October 10, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Expulsão dos EUA de diplomatas cubanos inclui todos os funcionários de negócios – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Visitantes dos EUA a Cuba reclamam de sintomas similares a funcionários de embaixada em Havana – October 06, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA ordenarão que diplomatas cubanos deixem o país – October 03, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Cuba calcula que embargo dos EUA gerou prejuízo de US$ 822 bilhões ao país – October 05, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Furacão Nate perde força ao tocar o Sul dos EUA vira tempestade tropical – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Turquia espera que disputa sobre vistos com EUA se resolva logo, diz vice-premiê – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Unesco classifica saída dos EUA como “perda para o multilateralismo” – October 12, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Tuquia convoca diplomata da embaixada dos EUA para falar sobre vistos – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Líder turco declara que não reconhece embaixador dos EUA – October 10, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Turquia pede aos EUA “bom senso” e revogação da suspensão de vistos – October 10, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Enviado dos EUA à Turquia diz que suspensão de serviço de vistos depende de conversas – October 09, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EXCLUSIVO–Navio de guerra dos EUA se aproxima de ilhas reivindicadas pela China; Pequim protesta – (Extraoglobo-pt)
>>>>>EUA e Coreia do Sul realizam exercícios navais em resposta a ameaça da Coreia do Norte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>EUA “não descartam” conversas diretas com a Coreia do Norte – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Hillary Clinton 0 0 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: A democrata Hillary_Clinton): 1, Hillary: 2, (tacit) ele/ela (referent: Hillary): 1, A democrata Hillary_Clinton: 1
2 nós 75 0 NONE 4 (tacit) nós: 4
3 Ministério das Relações Exteriores da Turquia 0 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: O Ministério_das_Relações_Exteriores_da_Turquia): 2, O Ministério_das_Relações_Exteriores_da_Turquia: 2
4 esta 0 0 NONE 4 esta: 4
5 crise 0 35 NONE 3 uma crise: 1, a crise: 1, a crise gerada: 1
6 Ancara 20 0 PLACE 3 Ancara: 3
7 John Sullivan J. 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: John_J._Sullivan): 1, ele (referent: John_J._Sullivan): 1, John_J._Sullivan (apposition: O subsecretário de Estado_dos_Estados_Unidos): 1
8 condições 0 120 NONE 2 quaisquer condições: 2
9 Tayyip Erdogan 0 0 PERSON 2 Tayyip_Erdogan: 2
10 os Estados_Unidos 0 0 PLACE 2 os Estados_Unidos: 2