Turquia delata “tentativa de golpe” na Venezuela

Por: SentiLecto

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, alegou nesta sexta-feira que uma tentativa de golpe está ocorrendo na Venezuela e informou que Ancara nunca vai ficar ao lado dos “golpistas”.

“Onde deseja que haja um golpe militar, vamo estar contra. No Egito, deram um golpe contra Mursi e estivemos contra. Hoje, há uma tentativa de golpe na Venezuela. Nunca vamo estar ao lado daqueles que coordenam golpes. Nós respeitamos os votos na democracia”, disse Erdogan.

Faz 1 dia, o presidente de Turquia já havia mostrado suporte a o presidente de a Venezuela, Nicolás Maduro, e criticou Donald Trump ter reconhecido o presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, como chefe de Estado interino do país. Donald Trump é o fato do presidente dos Estados Unidos.

“Tudo o que contribua para a libertação da Venezuela vai ter o voto e o suporte da República do Paraguai”, deduziu o chefe do Estado paraguaio em meio aos aplausos do público.”Nós reconheceríamos o senhor Guaidó como presidente, porque acredito que temos que mandar uma mensagem clara; que essa mensagem contribuirá para o equilíbrio, e que, através desse equilíbrio, a consequência pode ser o grande diálogo”, declarou Benítez.Autoridades norte-americanas estão considerando uma série de medidas, incluindo limitar importações de petróleo venezuelano ou mesmo uma interdição total, para castigar o governo do presidente Nicolás Maduro, mas tomou-se nenhuma resolução final, em a medida que Washington acompanha de perto os protestos de rua em o país em esta quarta-feira, declararam em a Reuters duas fontes a par do tema.s órgãos de Justiça devem comportar-se apegados à lei e aos códigos da Venezuela, esse já é um atemada Justiça para pconservaro Estado, a ordem democrática e a lei venezuelana”, ddeclarouMaduro diante de simpatizantes às portas do palácio presidencial de Miraflores.

Na terça-feira 15 de janeiro o presidente de Turquia Recep Tayyip Erdogan havia garantido que os Estados Unidos haviam confirmado seu plano de retirada da Síria e deixavam “nas mãos da Turquia” a luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico e também a criação de uma “faixa de segurança” no norte do país árabe.

Faz 1 dia, o líder de Turquia declarou que conversou por telefone com Maduro para lhe demonstrar seu suporte e aconselhá-o acontecimentos pessoalmente o, para que não ” cedesse a não democráticos “..

Por sua vez, Mevlüt Çavusoglu informou que apoiar Guaidó poderia provocar o “caos na Venezuela” e o isolamento do país. Mevlüt Çavusoglu é o ministro das Relações Exteriores da Turquia.

Assim, a Turquia se posiciona contra Juan Guaidó, que se autodeclarou presidente interino do país ao não reconhecer o segundo mandato de Maduro, começado há duas semanas.

O país eurasiático é um grande provedor de alimentos e outros bens para a Venezuela e, além disso, começou a refinar e certificar o ouro venezuelano.

Caracas e Ancara também negociam investimentos de Turquia na indústria petrolífera da Venezuela, o país com as maiores reservas petrolíferas do planeta.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Venezuela, Turkey

Cities: Caracas

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Turquia delata “tentativa de golpe” na Venezuela
>>>>>Paraguai expressa seu “apoio” a Juan Guaidó como presidente da Venezuela – January 23, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Venezuela diz que partido de oposição está ligado tentativa fracassado da revolta militar – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Venezuela paga voos para imigrantes deixarem o Equador após assassinato – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Chavistas e opositores voltam às ruas por crise de legitimidade de Maduro – January 23, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Maduro diz que há “coesão” nas forças armadas após levante militar – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Maduro ordena “revisão total” de relações diplomáticas com EUA – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>“Hola, sou Mike Pence”: vice-presidente dos EUA manda mensagem de apoio a venezuelanos – January 22, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Sul diz que negociações sobre tropas estão travadas por demanda “inaceitável” dos EUA – January 22, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Suécia confirma reunião preparatória para cúpula entre Trump e Kim Jong-Un – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China oferece aumentar importação de produtos dos EUA, diz Bloomberg – January 18, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rússia diz que estratégia dos EUA para mísseis provocará corrida armamentista no espaço – (Extraoglobo-pt)
>>>>>EUA consideram impor sanções sobre petróleo da Venezuela em breve, dizem fontes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Maduro afirma que Justiça deve agir após autoproclamação de Guaidó – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 80 0 NONE 6 Nós: 2, (tacit) nós: 4
2 Juan Guaidó 0 0 PERSON 3 o senhor Guaidó: 1, Juan_Guaidó: 2
3 Nicolás Maduro 0 0 PERSON 3 Maduro: 2, Nicolás_Maduro: 1
4 presidente 0 0 NONE 3 o presidente turco: 1, O presidente turco: 1, presidente: 1
5 golpe 0 15 NONE 2 um golpe: 1, um golpe militar: 1
6 equilíbrio 80 0 NONE 2 esse equilíbrio: 1, o equilíbrio: 1
7 mensagem 40 0 NONE 2 uma mensagem clara: 1, essa mensagem: 1
8 o líder turco 25 0 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: O líder turco): 2
9 Recep Tayyip Erdogan 0 0 PERSON 2 Recep_Tayyip_Erdogan: 1, O presidente de a Turquia Recep_Tayyip_Erdogan e: 1
10 Venezuela 0 0 ORGANIZATION 2 a Venezuela: 2