UE classifica de “crucial e necessária” o domo entre EUA e Coreia do Norte

Por: SentiLecto

Federica Mogherini garantiu nesta terça-feira que o domo entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, que se comprometeu com a desnuclearização, foi um passo “crucial e necessário” para a distensão na Península Coreana. Federica Mogherini é a alta representante da União Europeia para a Política Externa.

Mogherini através de um comunicado alegou: “A declaração assinada hoje pelos líderes estadunidense e norte-coreano é um claro sinal que a desnuclearização completa, verificável e irreversível da Península da Coreia é um objetivo alcançável”.

O porta-voz presidencial de Sullana Kim Eui-kyeom declarou: “Dá a sensação de que quando ficarem frente a frente, o iminente domo vai ser condicionada pela negociação final entre os dois líderes e tiverem uma troca sincera, mais que pelo espécie de reunião marcada pelas rodadas prévias de trabalho”.Pompeo em entrevista coletiva em Singapura declarou: “Estamos preparados para oferecer garantias de segurança que são diferentes e únicas se comparado com o que os Estados Unidos fizeram no passado”.

Na segunda-feira 28 de maio o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que uma equipe de funcionários americanos chegou à Coreia do Norte para organizar a esperada cúpula entre ele e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, após cancelá-la oficialmente e depois retratar-se.

A chefe da diplomacia europeia reiterou que a UE “está preparada para apoiar futuras negociações e dar passos para construir a confiança que permita segurança, prosperidade e uma paz duradoura em uma Península da Coreia livre de armas nucleares”.

Mogherini alegou: “A UE é uma firme defensora do regime internacional contra a proliferação nuclear e apoia o papel da Agência Internacional de Energia Atômica e do Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares”.

A alta representante também realçou Moon Jae-In a quem agradeceu “sua resolução, liderança e sapiência” para possibilitar “um aprimoramento nas relações entre as duas Coreias”. Moon Jae-In é o papel do presidente da Coreia do Sul.

Mogherini, que as soluções diplomáticas “são um desafio deduziu: “O domo de hoje confirma nossa convicção de que a diplomacia oferece a única chance para uma paz duradoura na região”, mas sempre acabam tendo sua recompensa”. Trump, que não vai retirar as tropas de America estacionadas na Coreia do Sul, nem interromperá as sanções contra o regime de Noruega “enquanto as armas nucleares continuarem existindo no país”, garantiu que, em resposta a essa iniciativa, concluirá as manobras militares na região , mas

MALBAIE, Quebec – O presidente norte-americano Donald Trump declarou neste sábado que saberá em um minuto se algo de bom irá sair de seu encontro com o líder norte-coreano Kim Jong Un em Cingapura, que descreveu como uma “missão de paz”. “Eu acho que no primeiro minuto eu saberei. É minha intuição, o que eu sinto. Eu sou assim”, declarou Trump a jornalistas em uma entrevista coletiva na Cúpula do G7 em Quebec. “E se eu achar que não vai ocorrer – eu não vou desperdiçar meu tempo. Eu não desejo desperdiçar o tempo dele”. A principal questão na reunião do dia 12 de junho em Cingapura é a pré-requisito dos EUA para que a Coreia do Norte abandone seu programa de armas nucleares que agora ameaça os Estados Unidos. “Eu tenho um objetivo claro, mas eu tenho que declarar – será algo que sempre será decidido no impulso do momento”, alegou Trump. “Você não sabe. Isso jamais foi feito antes nesse nível. Esse é um líder que realmente tem uma personalidade desconhecida.” A Coreia do Norte tem recusado desistir de seu arsenal unilateralmente e defende seu programas nuclear e de mísseis preventivos contra o que vê como agressão dos EUA, que têm 28,5 mil soldados na Coreia do Sul, uma herança da Guerra da Coreia. “Eu me sinto realmente confiante. Isso jamais foi feito, se o testou jamais”, declarou Trump. “Então estamos indo com uma almazinha realmente positivo”.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>UE classifica de “crucial e necessária” o domo entre EUA e Coreia do Norte
>>>>>Trump diz que saberá ‘no primeiro minuto’ se reunião com Coreia do Norte será bem sucedida – June 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Democratas dizem que é melhor cancelar reunião que firmar acordo ruim com Kim – June 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Braço direito de Kim Jong-un é recebido por Pompeo em Nova York – May 31, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que, se acontecer, reunião com Kim deve ser mantida em 12 de junho – May 26, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump afirma que reunião com Kim pode acontecer depois de 12 de junho – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que reunião com Kim Jong-un ainda pode acontecer – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump pede que China mantenha “fronteira forte” com Coreia do Norte – May 21, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Sósia de Kim Jong-un atrai a atenção de curiosos em Cingapura – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump assegura agora que está trabalhando para se reunir com Kim em junho – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Ministro russo presenteia Kim Jong-un com pequena caixa de guardar segredos – May 31, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Kim Jong-un expressa “vontade inabalável” de se reunir com Trump – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>EXCLUSIVO-Trump diz que pode precisar se reunir com Kim Jong Un mais de uma vez – May 31, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Donald Trump chega ao Canadá para participar da Cúpula do G7 – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Site especializado diz que Pyongyang destruiu instalação de testes de mísseis – (EfeGeneric)
>>>>>Seul acredita que sucesso da cúpula será frente a frente de Trump e Kim – (EfeGeneric)
>>>>>EUA planejam oferecer garantias de segurança sem precedentes à C. do Norte – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 200 0 NONE 13 (tacit) eu: 1, Eu: 6, eu: 5, me: 1
2 Trump 0 0 PERSON 8 (tacit) ele/ela (referent: Trump): 1, Trump nem: 2, (tacit) ele/ela (referent: Trump nem): 2, Trump: 3
3 Federica Mogherini 0 0 PERSON 6 (tacit) ele/ela (referent: Mogherini): 1, Federica_Mogherini (apposition: A alta representante de a União_Europeia_para_a_Política_Externa): 1, Mogherini: 4
4 a Coreia_do_Norte 0 80 PLACE 4 A Coreia_do_Norte: 1, a Coreia_do_Norte: 3
5 nós 320 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
6 as soluções diplomáticas 120 0 NONE 3 (tacit) eles/elas (referent: as soluções diplomáticas): 3
7 armas 0 0 NONE 3 as armas nucleares: 1, armas nucleares: 2
8 cúpula 0 0 NONE 3 A cúpula: 1, a iminente cúpula: 1, a cúpula: 1
9 os Estados_Unidos 0 0 PLACE 3 os Estados_Unidos: 3
10 líder 160 60 NONE 2 um líder: 2