UE se prepara para protelar Brexit até julho, declara jornal britânico

Por: SentiLecto

A União Europeia está se preparando para protelar o Brexit até julho ao deduzi que é pouco provável que o parlamento do Reino Unido aprove amanhã o acordo negociado entre Londres e Bruxelas, informou nesta segunda-feira o jornal britânico “The Guardian”.

Respeito do convênio serão informadas ao Parlamento antes da eleição de terça-feira, Corbyn demonstrou que “Mudou-se uma só vírgula não” do texto, enquanto May alegou que as garantias dadas pela UE a e chamou o governo britânico de “incompetente”.

Na segunda-feira 24 de dezembro o último ano completo do Reino Unido como membro da União Europeia havia acabado sendo um dos mais conturbados dos últimos tempos, marcado por uma grande instabilidade política envolvendo o governo da primeira-ministra britânica, Theresa May.

O bloco europeu considera que a data da saída britânica em 29 de março, estabelecida em virtude do Artigo 50 do Tratado de Lisboa, pode não se concretizar diante dos problemas da primeira-ministra britânica, a conservadora Theresa May, para fazer com que os deputados votem em defesa do texto, segundo a publicação.

A UE espera nas próximas semanas que Londres lhe informe a intenção de estender a vigência do artigo, que estabelece um fase de negociação de dois anos desde o momento em que o Reino Unido informou oficialmente sua intenção de deixar a união, em 29 de março de 2017.

Tudo menciona que o acordo negociado por May, que estabelece um fase de transição que vai de 29 de março de 2019 até o fim de 2020, a Câmara dos Comuns recusará amanhã ele devido a o descontentamento que o convênio gerou entre os parlamentares conservadores mais eurocéticos e de a oposição.

De acordo com o jornal britânico, Donald Tusk espera convidar uma reunião dos líderes dos países da UE para abordar o deferimento do Brexit, uma vez que o Reino Unido informar na Bruxelas sua intenção de aumentar a vigência do Artigo 50 para além de 29 de março. Donald Tusk é o presidente do Conselho Europeu.Um eventual deferimento do “divórcio” até julho auxiliaria May a contar com mais tempo para revisar o atual acordo de forma que permita contar com os votos suficientes dos deputados para superar o trâmite parlamentar.

Uma fonte da UE declarou ao “The Guardian” que se a primeira-ministra “Se vai oferecer uma extensão técnica informar que necessita de mais tempo para ganhar suporte parlamentar para o acordo, até julho”.

“A Comissão está determinada a dar prioridade no nosso programa de trabalho às conversões sobre as propostas que possam strocara salvaguarda”, prossegue a carta, emandadaa May em resposta a um comunicado anterior desta para que a UE aexibissemais esclarecimentos sobre a cpolêmico”garantia”.A líder conservadora advertiu: “A fé do povo no processo democrático e em seus políticos poderia padecer uma perda catastrófica”.

Inclusive, fontes do bloco europeu se mostraram favoráveis a oferecer um segundo deferimento do Brexit se houver votações gerais no Reino Unido, ou um possível segundo plebiscito europeu, segundo o jornal britânico.

O governo britânico também anunciou nesta quarta-feira que vai consultar a ativação da mencionada salvaguarda, conhecida no Reino Unido como “backstop”, à Assembleia autônoma norte-irlandesa.

Espera-se que a Comissão Europeia dê hoje garantias de que o dispositivo de ‘backstop’ contido no acordo e pensado para evitar uma fronteira entre as duas Irlandas vai ser provisória, já que a chance de o mesmo ser indefinido instituiu inquietação entre muitos deputados britânicos.

Aso Londres e Bruxelas tardem mais tempo, vários legisladores demonstraram sua oposição ao dispositivo de ‘backstop’ porque temem que essa cláusula deixe o Reino Unido preso às estruturas da UE contra sua vontade, c que o esperado para carimbar um acordo comercial e de segurançaentre ambas as partes.

O parlamento está mais dividido do que nunca sobre os passos a serem seguidos e sobre o plano negociado entre Londres e Bruxelas.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United Kingdom

Cities: London

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>UE se prepara para protelar Brexit até julho, declara jornal britânico
>>>>>Parlamento britânico poderá votar se prorroga transição ou ativa salvaguarda – January 09, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Parlamento britânico votará acordo do Brexit em 15 de janeiro, segundo “BBC” – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Deputado britânico denuncia ameaças de morte por voto contra Governo – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Para May, R. Unido entrará em território desconhecido se acordo for rejeitado – (EfeGeneric)
>>>>>UE esclarece que não deseja que salvaguarda do “brexit” entre em vigor – (EfeGeneric)
>>>>>May pede apoio a seu acordo para evitar que deputados frustrem o Brexit – January 14, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Bloquear “brexit” seria “catastrófico” atentado contra a democracia, diz May – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 May 0 7 PERSON 8 May: 5, (tacit) ele/ela (referent: May): 3
2 o Reino_Unido 0 0 PLACE 5 o Reino_Unido: 5
3 UE 0 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: A UE): 1, a UE: 2, A UE: 1
4 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
5 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
6 intenção 0 0 NONE 3 a intenção: 1, sua intenção: 2
7 descontentamento 0 120 NONE 2 o descontentamento: 2
8 governo 0 90 NONE 2 O governo britânico: 1, o governo britânico: 1
9 acordo 85 0 NONE 2 o acordo: 1, o acordo negociado: 1
10 deputados 0 0 NONE 2 muitos deputados britânicos: 1, os deputados: 1