UEE e Irã assinam acordo de livre-comércio, em meio à crise ide Iran

Por: SentiLecto

A União Econômica Eurasiática e o Irã assinaram nesta quinta-feira um acordo que estabelece uma área de livre-comércio que diminui as tarifas das importações e exportações bilaterais por um fase de três anos.

“A presidência de Rusia busca fortalecer nossa união, dar um impulso complementar à aproximação das economias dos cinco países e, o que é mais importante, contribuir para o desenvolvimento integral de nossos Estados”, completou.

“O Irã se tornou parceiro de uma grande união econômica. O acordo vai ter resultados positivos para toda a região”, disse o ministro de Indústria, Mineração e Comércio iraniano, Mohammad Shariatmadari.

Rússia integra A Uee , Armênia , Bielorrússia , Cazaquistão e Quirguistão e já negociou anteriormente acordos de livre-comércio com outros países não regionais , como Vietnã e China.

Shariatmadari declarou que seu país, com um faturamento de vendas anuais de US$ 20 bilhões, é um bom parceiro para a UEE e “está interessado na simplificação dos problemas de exportação, a eliminação dos obstáculos e o estabelecimento de relações comerciais e econômicas estáveis”.

Por sua vez, Tigran Sargsyan comemorou o acordo fechado entre a organização e o país de Asipovicy, ao qual qualificou como “o primeiro passo para estabelecer uma nova espécie de relação econômica entre as partes”. Tigran Sargsyan é o presidente da Junta da Comissão Econômica Eurasiática.

Sargsyan explicou: “O mercado de Iran é bastante grande e dinâmico e, por isso, é tão atrativo para nossos empresários”.

Este acordo, que as partes assinaram dentro da execução do Fórum Econômico Astana, inscreve-se em uma situação crítica após a retirada dos Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã.

“Certamente que estamos inquietados, mas temos nossos próprios interesses econômicos e tentaremos implementar todas as regras que temos neste acordo”, declarou Sargsyan.

Para Rakhim Oshakbayev, diretor do Centro Talap e analista político cazaque especializado na União Econômica Eurasiática, “o acordo entre Irã e UEE era previsível e uma das consequências da saída dos Estados Unidos do acordo com o Irã”.

Oshakbayev declarou: “Acredito que é bom e significaria que a política externa dos Estados Unidos não funciona completamente”.

Se este supusesse sanções por parte da Administração do presidente dos EUA, mesmo assim, o analista político não recusa um possível ajuste do Cazaquistão a respeito do acordo com o Irã donald Trump.

Entre as prioridades do bloco, Putin realçou ainda a ampliação dos esforços para a criação de mercados habituais de bens e serviços, assim como o desenvolvimento dos laços comerciais e de investimento.

“Temos uma relação bilateral e assinamos acordos bilaterais, mas para mim não está claro porque não acredito que o Cazaquistão vá ir contra a política de America”, explicou Oshakbayev.

O acordo entre Irã e UEE adere aos princípios fundamentais da Organização Mundial do Comércio.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, Colombia, Russian Federation, China

Cities: Armenia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>UEE e Irã assinam acordo de livre-comércio, em meio à crise ide Iran
>>>>>Putin defende maior integração entre países da UEE durante cúpula em Sochi – May 14, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Putin e Merkel concordam em importância de manter acordo nuclear com Irã – May 11, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump conversa com Macron antes de anunciar decisão sobre acordo com Irã – May 08, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que advogados o aconselharam contra falar com procurador especial – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA se arrependerão “em breve” se saírem do acordo nuclear, diz Rohani – May 06, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Seul nega retirada das tropas dos EUA por conta da assinatura de Paz – May 02, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Seul diz querer permanência de tropas dos EUA mesmo em caso de tratado com a Coreia do Norte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Merkel defende ampliar estrutura de negociação do acordo nuclear com Irã – May 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Indicada de Trump para a CIA tentou recuar de nomeação – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Japão quer manter acordo nuclear com Irã apesar da retirada dos EUA – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Europa não pode esperar que EUA lhe proteja dos conflitos, diz Merkel – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 acordo 350 0 NONE 9 o acordo: 2, um acordo: 2, este acordo: 1, Este acordo: 1, o acordo fechado: 1, O acordo: 2
2 Irã 50 0 ORGANIZATION 6 o Irã: 3, O Irã: 1, Irã: 2
3 Uee 0 0 ORGANIZATION 5 (tacit) ele/ela (referent: A Uee): 1, UEE: 2, A Uee: 1, a UEE: 1
4 nós 0 0 NONE 5 (tacit) nós: 5
5 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 3, mim: 1
6 União Econômica Eurasiática 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: A União_Econômica_Eurasiática): 2, a União_Econômica_Eurasiática: 1
7 Tigran Sargsyan 60 0 PERSON 2 Tigran_Sargsyan (apposition: o presidente de a Junta_da_Comissão_Econômica_Eurasiática): 1, (tacit) ele/ela (referent: Tigran_Sargsyan): 1
8 Oshakbayev 0 0 PERSON 2 Oshakbayev: 2
9 Sargsyan 0 0 PERSON 2 Sargsyan: 2
10 normas 0 0 NONE 2 normas: 2