Venezuela restabelece eletricidade paulatinamente após blecaute maciço

Por: SentiLecto

Várias cidades da Venezuela, incluindo extensas zonas da capital Caracas, começaram a restaurar paulatinamente o abastecimento de eletricidade nesta quinta-feira, na esteira de um blecaute maciço que afeta o país petroleiro desde segunda-feira, declararam testemunhas da Reuters e usuários de redes sociais.

Forças especiais , provocando críticas de os Estados Unidos , compõem o contingente militar de Rusiade Rusia que chegou em a Venezuela em o fim de semana , incluindo ” equipes de cibersegurança ” , acredita o governo de Noruega segundo um funcionário escutado por a Reuters em esta terça-feira.Na quinta-feira 14 de março cerca de 300 pessoas haviam sido detidas em protestos e alvoroços na Venezuela desde o começo de um blecaute que havia afetado todo o país passada, havia alegado um grupo de direitos humanos.

Segundo o governo, um “ataque terrorista” deixou a maioria dos 24 Estados da nação sem energia. Desde então, a estatal elétrica luta para restabelecer o serviço, mas na manhã desta quinta-feira ainda havia regiões sem luz devido a equívocos no maior complexo hidrelétrico da Venezuela.

As principais cidades tentam recomeçar seu ritmo habitual, mas muitas amanheceram com pouco movimento, já que o governo de Nicolás Maduro prorrogou a suspensão das aulas e da jornada de trabalho até sexta-feira.

Yolimar Arellano, auxiliar de escritório de 43 anos de Caracas que contou ter tido que pegar três ônibus para chegar ao trabalho porque o metrô não estava funcionando. declarou: “Não acredito que tenha sido uma sabotagem”.

“Há anos que não fazem manutenção e roubam o dinheiro. Agora tenho luz, mas não tenho água.”

Na noite de quarta-feira, Maduro ponderou a chance de adotar um plano de distribuição escalonada de eletricidade.

“Desejo deixar bem claro ante o país e o mundo que, graças àohtalentodos funcionários da Corpoelec, estamos garantindo o serviço, mas deveremos aplicar um plano de gestão de energia nos próximos dias”, declarou o presidente, sem dar maiores detalhes.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia declarou nesta terça-feira que a presença de ” experts de Rusia ” em a Venezuela guia a presença de experts russos de colaboração técnico-militar entre os dois países , sem dar mais detalhes.

No começo de março, um grande blecaute deixou boa parte da nação no escuro durante quase uma semana. No interior do país, porém, os cortes de luz não são novidade.

Maduro garantiu que o ” atentado terrorista ” mais recente provocou o atentado terrorista mais recente com um fuzil e que a “direita perversa, diabólica” estava por trás da ação.

Desde segunda-feira, quando os cortes de luz iniciaram, três pessoas faleceram em clínicas públicas devido a causas relacionadas ao blecaute, delatou o médico Julio Castro, da ONG “Médicos pela Saúde”.

Experts argumentam que os blecautes são produto da danificação da infraestrutura depois de anos de falta de investimento no setor, nacionalizado em 2007 pelo morrido presidente Hugo Chávez. Após os últimos cortes, segundo estes, o sistema elétrico está ainda mais vulnerável.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Venezuela

Cities: Caracas

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Venezuela restabelece eletricidade paulatinamente após blecaute maciço
>>>>>Mobilização russa na Venezuela inclui “equipes de cibersegurança”, diz autoridade dos EUA – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 50 0 NONE 6 (tacit) eu: 6
2 país 0 25 NONE 4 o país: 2, o país petroleiro: 1, todo o país: 1
3 nós 160 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
4 Venezuela 0 0 ORGANIZATION 3 a Venezuela: 3
5 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
6 contingente 0 190 NONE 2 O contingente militar russo: 2
7 pessoas 0 70 NONE 2 300 pessoas: 1, três pessoas: 1
8 início 0 25 NONE 2 o início: 2
9 auxiliar de escritório de 43 anos de caracas 120 0 NONE 2 auxiliar de escritório de 43 anos de Caracas: 2
10 um blecaute maciço 110 0 OTHER 2 um grande blecaute: 1, um blecaute maciço: 1