‘Vivi um milagre’, declara brasileiro que sobreviveu à erupção de vulcão na Itália

Por: SentiLecto

O brasilerio Thiago Takeuti, de 35 anos, sobreviveu à erupção do vulcão Stromboli, na Sicília, no Sul da Itália. Se o encontrou em estado de choque e desidratado após ter ficado encurralado por rochas a o tentar escapar de as explosões. Thiago estava acompanhado de um amigo, o fotógrafo de Italia Massimo Imbesi, de 35 anos, que faleceu no local.

De acordo com a agência “Ansa”, a dupla estava fazendo uma excursão por Stromboli, um dos vulcões mais ativos da Itália, quando duas explosões ocorreram, por volta das 16h no horário local.

“Vivi um milagre. Estou me perguntando porque sobrevivi”, desabafou o brasileiro. “Escutámo uma forte explosão e começamos a correr. Em um primeiro momento, [as explosões] pareciam um bonito espetáculo, mas, depois, começaram a cair muitas rochas. Respiramos toda aquela fumaça e Massimo começou a se sentir mal”.

Um vulcão na ilha de Italia de Stromboli entrou em erupção nesta quarta-feira, arremessando lava em uma forte explosão, matando uma pessoa e envolvendo o popular destino turístico em fumaça e cinzas, declarou o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia .

Thiago explicou que os dois estavam na súbida do vulcão. É habitual turistas escalarem o pico de 924 metros do vulcão e observar sua cratera, de onde pequenas rajadas de pedra derretida irrompem habitualmente.

“Depois da erupção, tentamos nos proteger em uma zona onde o fogo e a lava já tinham acabado. Mas, correndo entre as rochas, caímos. [Massimo] começou a respirar mais afliçãozinha. Tentei reanmá-lo com massagem cardíaca e respiração boca a boca, mas não tinha mais nada para fazer”, relatou o brasileiro.

As autoridades de Italia de o fotógrafo confirmaram a morte. Massimo estava com um hematoma no tórax, mas a real causa da morte ainda está sendo investigada. Outras duas pessoas ficaram feridas, segundo o Comandante dos Bombeiros de Messina, Giuseppe Biffarella.

O fenômeno desta quarta-feira gerou dois rios de lava e arremessou fragmentos de magma que provocaram incêndios em plantações na montanha. Assustados com as explosões, turistas se atiraram no oceano para se proteger. As balsas que fazem o transporte para a ilha voltaram para o porto, e pô-se pessoas em embarcações para não ficar em a praia.

Segundo o site geology.com, Stromboli é um dos vulcões mais ativos do planeta e está em erupção quase ininterrupta desde 1932. Nesta época do ano, começo do verão na Europa, turistas lotam a região. Apesar disso, a Proteção Civil da Itália mencionou que não há motivos para evacuar a ilha.

Serviços de resgate declararam que a erupção desencadeou incêndios do lado ocidental da pequena ilha do Mediterrâneo, situada ao norte da Sicília. Bombeiros de localidades próximas estavam sendo convidados, e uma aeronave já estava em ação.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Italy

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>’Vivi um milagre’, declara brasileiro que sobreviveu à erupção de vulcão na Itália
>>>>>Vulcão entra em erupção na ilha italiana de Stromboli e mata uma pessoa – July 03, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 90 NONE 7 (tacit) eu: 6, me: 1
2 Massimo Imbesi 0 140 PERSON 5 Massimo: 2, (tacit) ele/ela (referent: Massimo): 1, Massimo_Imbesi de 35 anos: 2
3 nós 0 0 NONE 5 (tacit) nós: 5
4 turistas 0 50 NONE 3 turistas: 3
5 Thiago 30 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Thiago): 1, Thiago: 2
6 erupção 0 0 NONE 3 a erupção: 1, erupção: 2
7 pessoas 0 70 NONE 2 pessoas: 1, Outras duas pessoas: 1
8 vulcão 0 50 NONE 2 Um vulcão: 1, o vulcão: 1
9 explosão 160 0 NONE 2 uma forte explosão: 2
10 Stromboli 0 0 PERSON 2 Stromboli: 2