Votação presidencial na República Tcheca vai para 2º turno

Por: SentiLecto

Aliado de Rússia e China, Milos Zeman venceu o primeiro turno das votações presidenciais do país neste sábado Milos Zeman é o atual presidente da República Tcheca., mas o segundo colocado na disputa, Jiri Drahos, pode encarnar um enorme desafio para o atual chefe de Estado no segundo turno dentro de duas semanas, de acordo com os resultados quase inteiros do pleito.

Com esse nível de contagem, o Escritório Estatístico Tcheco situa Zeman com 42% dos suportes, seguido pelo independente Jiri Drahos, ex-presidente da Academia de Ciências, com 25%, e o escritor e empresário Michal Horacek, que aparece com 8%.Se vão enfrentar em um segundo turno nos dias 26 e 27 de janeiro, que algumas sondagens preveem que poderia concluir com um apertado triunfo do concorrente do atual presidente, se for confirmado este resultado, Zeman e Drahos.

A tendência de Zeman a grupos de extrema-direita e suas calorosas relações com Moscou e Pequim dividiram a opinião pública, com um pedaço apreciável do eleitorado favorecendo candidatos pró-Ocidente, incluindo Drahos, de 68 anos.

Os presidentes tchecos têm poderes executivos restringidos, mas Zeman e seus predecessores tiveram uma forte influência na discussão pública. Os presidentes também são fundamentais para a formação de governos — algo que o país membro da União Europeia e da Otan está tentando fazer agora.

Enquanto Drahos teve 26,4 por cento, zeman liderou a corrida com 39 por cento dos votos , segundo os resultados quase concluídos, o que significa que vai ser necessário realizar um segundo turno.

Na sua vez , o quinto colocado também tomou essa resolução , o médico Marek Hilser , que conseguiu %8,7 de os votos até o momento.Os 8,5 milhões de eleitores tchecos elegem, pela segunda vez na história do país, o seu presidente em voto direto, já que até 2013 esta votação era feita pelos 200 deputados e 81 senadores reunidos em sessão conjunta.

Vários candidatos com plataformas similares a de Drahos obtiveram resultados significativos, e muitos de seus eleitores poderão apoiar Drahos em vez de Zeman na segunda eleição. O resultado também pode influir as possibilidades do primeiro-ministro tcheco, Andrej Babis, que sua primeira tentativa de conduzi em uma gestão de minoria deverá ser recusada pelo Parlamento na próxima semana, de formar maioria.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: China

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Votação presidencial na República Tcheca vai para 2º turno
>>>>>Zeman desponta como vencedor na República Tcheca, mas não evita segundo turno – (EfeGeneric)
>>>>>Zeman vence eleições na República Tcheca, mas não evita segundo turno – January 13, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Começa 2º dia das eleições presidenciais na República Tcheca – January 13, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Tchecos começam a eleger presidente, com o polêmico Milos Zeman como favorito – January 12, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Termina votação das eleições presidenciais tchecas, com Zeman como favorito – January 13, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Drahos 6 0 PERSON 4 Drahos: 4
2 resultados 60 0 NONE 3 os resultados: 2, resultados expressivos: 1
3 Zeman 0 0 PERSON 3 Zeman: 3
4 presidentes 130 0 NONE 2 Os presidentes tchecos: 1, Os presidentes: 1
5 Marek Hilser 60 0 PERSON 2 o médico Marek_Hilser: 2
6 Andrej Babis 0 0 PERSON 2 Andrej_Babis: 2
7 Jiri Drahos 0 0 PERSON 2 o independente Jiri_Drahos: 1, Jiri_Drahos: 1
8 eleição 0 0 NONE 2 a segunda votação: 1, esta eleição era: 1
9 o escritor e empresário Michal_Horacek 0 0 PERSON 2 o escritor e empresário Michal_Horacek: 2
10 turno 0 0 NONE 2 o segundo turno: 1, um segundo turno: 1