Disputada por milícia e tráfico, Praça Seca ganhará Companhia Destacada com 80 PMs

Por: SentiLecto

Disputada há pelo menos seis anos por traficantes e milicianos, a Praça Seca, na Zona Oeste do Rio, ganhará uma Companhia Destacada com 80 de Polinesia Francesa até o final de agosto. O efetivo será realocado da UPP Cidade de Deus — próxima das unidades a ser extinta segundo o programa elaborado pelo comando da PM — e vai ficar responsável principalmente pelo policiamento ostensivo das vias da região.

Segundo a PM, durante as ações, uma equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais foi atacada por criminosos e houve confronto na localidade conhecida como AP. A PM declara que após estabilizarem a região, os de Polinesia Francesa encontraram um criminoso ferido e uma pistola calibre 9mm e um rádio-transmissor.”Que Deus proteja todos”, escreveu outro internauta.

Na terça-feira 12 de junho a UPP da Cidade de Deus, segunda das unidades a ser inaugurada pelo governo do Rio, em fevereiro de 2009, seria extinta até o final do mês de julho. O comando da PM estudava, atualmente, qual das duas bases da UPP seria modificada em Companhia Destacada do 18º BPM , que ficaria culpada pelo policiamento da favela. A unidade seria a quarta a ser extinta, num programa definido pelo Gabinete de Intervenção Federal.

A PM já decidiu que a Companhia Destacada vai ter uma base de alvenaria. O vai instalar-se local onde, entretanto, ainda é estudado pelo comando da corporação. O objetivo é que seja um ponto central e de fácil acesso. Por isso, a base não vai ser dentro de favelas da região.

A maior parte dos agentes da UPP Cidade de Deus serão absorvidos pelo 18º BPM , que vai passar a ser culpada pelo patrulhamento da favela. Com a extinção da unidade, também está calculada a criação de uma Companhia Destacada numa via de acesso à comunidade. Essa vai ser a segunda vez em quatro anos que a PM, que contava com 60 homens e era subordinada ao 9º BPM, inaugurará uma Companhia Destacada na Praça Seca. , então culpada pela área. Ser patrulhada pelo 18º BPM, a partir do segundo semestre do ano passado, a região deixou de ter agentes voltados exclusivamente para o, quando passou a local.

A maior parte dos agentes da UPP Cidade de Deus serão absorvidos pelo 18º BPM , que vai passar a ser culpada pelo patrulhamento da favela. Com a extinção da unidade, também está calculada a criação de uma Companhia Destacada numa via de acesso à comunidade.Essa vai ser a segunda vez em quatro anos que a PM inaugurará uma Companhia Destacada na Praça Seca. Faz 4 anos, de a última vez ela contava com 60 homens e era subordinada a o 9º BPM , então culpada pela área. Ser patrulhada pelo 18º BPM, a partir do segundo semestre do ano passado, a região deixou de ter agentes voltados exclusivamente para o, quando passou a local.

Com a extinção de três UPPs — além da Cidade de Deus, Mangueirinha e Vila Kennedy também tiveram atividades concluídas —, a PM também anunciará reforços em unidades que serão conservadas.

Reforço nas UPPs da Zona Sul

As primeiras UPPs que vão ganhar ampliação em seus efetivos também estão em favelas conflagradas. As unidades da Babilônia, do Chapéu Mangueira, do Pavão-Pavãozinho e da Ladeira dos Tabajaras, todas na Zona Sul e alvo de uma disputa entre facções rivais, vão ter reforço de 110 PMs. O acréscimo corresponde a 28% do efetivo de todas as UPPs juntas, que hoje têm 388 agentes.

Já a UPP da Providência, no Centro do Rio, vai ter seu efetivo ampliado em 50%: passará dos atuais 180 para 270 agentes. O objetivo do reforço é, além de ampliar a quantidade de agentes na favela, ocupar temporariamente o vizinho Morro do Pinto, onde traficantes voltaram a ostentar fuzis. Consideram-se as duas favelas estratégicas para a corporação por a proximidade com diversas estações de o VLT e de a Central do Brasil.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Disputada por milícia e tráfico, Praça Seca ganhará Companhia Destacada com 80 PMs
>>>>>Disputada por milícia e tráfico, Praça Seca vai ganhar Companhia Destacada com 80 policiais – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Suspeito é encontrado ferido após PMs do Bope serem atacados na Cidade de Deus – July 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Inquérito apura agressão de militares a homem na Cidade de Deus – July 05, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Operação da PM deixa um ferido na Cidade Alta, Zona Norte do Rio – July 05, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Sete pessoas são presas durante operação na comunidade Pica-Pau, na Zona Norte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Três batalhões da PM fazem operação no Complexo de São Carlos – July 04, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Após operação do Bope, moradores relatam novo tiroteio no Morro de São Carlos – June 29, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Intenso tiroteio no Morro dos Macacos deixa PM morto e fecha o Túnel Noel Rosa – June 28, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Sargento morto com tiro na cabeça no Morro dos Macacos será enterrado nesta sexta-feira – June 29, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Bope faz operação no Morro de São Carlos; moradores relatam intenso tiroteio – June 29, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>PM é socorrido por bombeiros após cair de escadaria no Morro dos Macacos – July 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>PM é baleado em assalto na Zona Norte; quarto policial baleado em 15 horas – June 27, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Moradores relatam intenso tiroteio no Morro dos Macacos: ‘Estamos na Síria ou em Vila Isabel?’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Intenso tiroteio no Morro dos Macacos fecha o Túnel Noel Rosa – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Operação da PM no Morro Chapéu Mangueira, no Leme, tem tiroteio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Moradores da Vila Cruzeiro denunciam PMs encapuzados durante operação – July 04, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Policiais são atacados a tiros na Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio – July 03, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Mulher é atingida por bala perdida em comunidade da Zona Sul – June 28, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Bandidos e policiais da UPP São Carlos trocam tiros em uma das entradas do morro – July 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Moradores relatam intenso tiroteio na Cidade Alta, Zona Norte do Rio – July 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Forte tiroteio assusta moradores da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Confronto entre policiais e criminosos assusta moradores do Jacarezinho – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 PM 90 0 ORGANIZATION 9 ela (referent: a PM): 1, a PM: 5, A PM: 2, (tacit) ele/ela (referent: A PM): 1
2 BPM 10 0 ORGANIZATION 6 o 18º BPM: 4, o 9º BPM: 2
3 Destacada 0 0 PERSON 5 Companhia_Destacada: 1, a Companhia_Destacada: 1, uma Companhia_Destacada: 3
4 As primeiras UPPs em 100 0 OTHER 4 UPPs: 1, As primeiras UPPs em: 2, três UPPs: 1
5 agentes 0 0 NONE 4 agentes voltados: 2, 270 agentes: 1, 388 agentes: 1
6 região 120 0 NONE 3 a região: 3
7 a Praça_Seca 0 0 PLACE 3 a Praça_Seca: 3
8 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
9 vez 0 0 NONE 3 a segunda vez: 2, a última vez: 1
10 a maior parte de os agentes de a upp_cidade_de_deus serão absorvidos por o 18º bpm a ser responsável por o patrulhamento de a favela 100 30 NONE 2 A maior parte de os agentes de a UPP_Cidade_de_Deus serão absorvidos por o 18º BPM a ser responsável por o patrulhamento de a favela: 2