Dois agentes penitenciários são presos tentando entrar com drogas em presídios

Por: SentiLecto

Dois inspetores penitenciários foram presos, na manhã desta segunda-feira, após tentarem entrar com drogas nos presídios onde eles trabalham. Flagrou-se outros dois agentes com um celular e uma mochila contendo um computador e um tablet dentro do presídio Tiago Teles, em São Gonçalo, em a Região Metropolitana do Rio. As ações fazem parte da operação Iscariotes, na qual realizou-se uma inspeção em o Complexo de Gericinó e em cadeias de São Gonçalo.

De acordo com a Secretaria de estado de Administração Penitenciária , essa foi a primeira vez que se o apreendeu um relógio inteligente com a utilização de o scanner corporal de o sistema prisional de Bangu. Se realizou a revista como parte de a Operação Bloqueio. Se realizou o registro de ocorrência em a delegacia local.

Um dos servidores presos doi Gilcedi Costa, flagrado com drogas e medicamentos para desfunção erétil na portaria do Instituto Penal Vicente Piragibe, no Complexo de Gericinó. O outro inspetor detido é Uguajara Marques de Souza, que foi encontrado com 1.,6 kg de maconha ao chegar na Cadeia Pública Paulo Roberto Rocha, também em Gericinó. Se encaminharam os dois para a 35ª DP, onde foram autuados em flagrante. Já os agentes que encontrados com celular, computador e tablet vão responder a processo administrativo, já que não cometeram crime. Desde o começo deste ano, a operação “Iscariotes”, que a secretaria conta com três drones utilizados nas operações de fiscalização, já flagrou 20 inspetores penitenciários tentando entrar com objetos ilícitos nas cadeias. A operação desta segunda-feira, que contou com a participação de cerca de 80 agentes, teve a participação Subsecretária Operacional na ação aproximadamente 80 servidores da Superintendência de Segurança, Coordenações de Gericinó e Niteroí, Grupamento de Portaria Unificada , Grupamento de Operações com Cães e Grupamento de Intervenção Tática. A participação Subsecretária Operacional é superintendência de Inteligência.

A secretaria informou que vem trabalhando “intensamente para lutar qualquer espécie de anormalidade dentro das unidades prisionais, com destaque para três operações que foram começadas neste ano: Asfixia, Iscariotes e Bloqueio”.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Uruguay, Brazil

Cities: Sao Goncalo, Rocha

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Dois agentes penitenciários são presos tentando entrar com drogas em presídios
>>>>>Visitante é presa tentando entrar em presídio com relógio nas partes íntimas – December 02, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Preso é pego com drogas no estômago após dia de visita em presídio de Gericinó – December 01, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 agentes 0 40 NONE 3 Outros dois agentes: 1, os agentes: 2
2 Complexo de Gericinó 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele (referent: o Complexo_de_Gericinó): 1, o Complexo_de_Gericinó: 2
3 presos 0 160 NONE 2 os servidores presos: 1, presos: 1
4 drogas 0 140 NONE 2 drogas: 2
5 inspetores 0 80 NONE 2 Dois inspetores penitenciários: 1, 20 inspetores penitenciários: 1
6 Iscariotes 0 60 PERSON 2 Iscariotes: 1, (tacit) ele/ela (referent: Iscariotes): 1
7 secretaria 15 0 NONE 2 A secretaria: 1, a secretaria: 1
8 a operação de esta segunda-feira 0 0 NONE 2 A operação de esta segunda-feira: 2
9 Uguajara Marques de Souza 0 0 PERSON 2 Uguajara_Marques_de_Souza: 2
10 Gilcedi Costa 0 110 PERSON 1 Gilcedi_Costa: 1