EI assume autoria de ataque em ato eleitoral no Paquistão

Por: SentiLecto

O grupo jihadista Estado Islâmico assumiu nesta sexta-feira a autoria do atentado suicida em um comício eleitoral no oeste do Paquistão, no qual faleceram pelo menos 70 pessoas.

“O ANP é anti-islâmico. Prendeu outros”, declarou Khurasani, quando este partido secular esteve no poder, matou muitos islâmicos e fez.

Na quarta-feira 04 de julho o grupo jihadista Estado Islâmico havia anunciado Abu Bakr al Baghdadi em um ataque suicida que havia ocorrido na província de Homs, no centro da Síria Abu Bakr al Baghdadi é a morte de um filho de seu líder., mas não havia detalhado a data do falecimento.

Em um breve comunicado transmitido pela agência “Amaq”, ligada ao EI, e cuja autenticidade não pôde ser verificada, a organização terrorista informou de “um atentado suicida com explosivos durante um comício eleitoral”.

Embora não tenha, segundo o EI, ocorreu “na região de Darengarh, no distrito de Mastung, na província de Baluchistão, no sudoeste do Paquistão” detalhado, por enquanto, um número de vítimas.

Quando um político do grupo regional Partido Nacionalista Awami concluía um comício eleitoral em um mercado da área de Darengarh, a explosão aconteceu , declarou na Agência Efe Sana Ullah, porta-voz da Polícia do distrito de Mastung. Partido Nacionalista Awami é siraj Raisani.

Na sua vez, um insurgente suicida detonou os explosivos que levava no seu colete por volta das 10h , no distrito de Polinesia Francesa número seis de Jalalabad, capital de Nangarhar, declarou o porta-voz do governador provincial, Attaullah Khogyanai.”Você pode ver dois corpos na área do ataque, mas ainda não há informações suas identidades. Cinco pessoas ficaram feridas, uma delas em estado crítico, e declarou em a Agência Efe, o porta-voz de o governador provincial, Attaullah Khogyanai, se as levou para a clínica provincial “.Trata-se do segundo atentado do dia contra um ato eleitoral, após o ataque com bomba contra um ex-ministro que deixou nesta manhã quatro mortos e 19 feridos na cidade de Bannu, na província nordeste de Khyber Pakhtunkhwa.

Por outro lado, o ANP é um partido laico e moderado que encarna os pashtuns, etnia majoritária entre os talibãs e de grande parte da população em Kyber Pakhtunkhwa. O grupo faz atualmente parte da oposição na província depois de conduzi-la entre 2008 e 2013.

A violência reduziu no país durante 2017 com 1.260 mortos por terrorismo – 540 deles civis, 208 membros das forças de segurança e 512 supostos terroristas -, o número mais baixo em uma década, segundo o Portal de Terrorismo do Sul da Ásia, que estuda a violência na região.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Pakistan

Cities: Bannu

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>EI assume autoria de ataque em ato eleitoral no Paquistão
>>>>>Talibãs reivindicam ataque contra ato eleitoral com 20 mortos no Paquistão – July 11, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Homem-bomba mata 12 em comício de partido anti-Taliban no Paquistão – July 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Ataque suicida contra posto de controle mata 11 pessoas no Afeganistão – July 10, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>Ataque contra Departamento de Educação no Afeganistão deixa 2 mortos – July 11, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 explosivos 0 240 NONE 3 os explosivos: 2, explosivos: 1
2 partido 140 160 NONE 3 este partido secular: 1, um partido laico e moderado: 2
3 ataque 0 100 NONE 3 o ataque: 1, um ataque suicida: 2
4 Anp 70 80 PERSON 3 O Anp: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Anp): 1, o Anp: 1
5 comício 0 0 NONE 3 um comício eleitoral: 3
6 grupo 0 0 NONE 3 O grupo jihadista: 1, O grupo: 1, o grupo jihadista: 1
7 violência 0 230 NONE 2 A violência: 1, a violência: 1
8 pessoas 0 140 NONE 2 70 pessoas: 1, Cinco pessoas: 1
9 Attaullah Khogyanai 0 0 PERSON 2 Attaullah_Khogyanai: 2
10 EI 0 0 ORGANIZATION 2 o EI: 2