Inteligência de Rusia desarticula célula do Estado Islâmico em São Petersburgo

Por: SentiLecto

Os serviços de inteligência russos desarticularam em São Petersburgo uma célula da organização jihadista Estado Islâmico que preparava atentados terroristas em locais agitados dessa cidade, informou nesta sexta-feira o Serviço Federal de Segurança da Rússia.

Em uma reunião do Comitê Nacional Antiterrorista que ele também preside, Bortnikov também assinalou que as forças de segurança ao longo de 2017 mais de mil militantes detiveram e outros 78 suprimidos eles.Por outra parte, o culpado de segurança de Rusia disse que o retorno ao país de antigos combatentes jihadistas na Síria, agora que Moscou deu por derrotada a organização terrorista, é “um perigo real porque podem se adicionar a grupos criminosos ou células dormentes, e auxiliar a recrutar novos membros”.

Segundo o FSB, a célula terrorista, integrada por sete pessoas, planejava cometer vários “atentados terroristas de grande efeito” amanhã, 16 de dezembro, na segunda maior cidade da Rússia.

Entre os seus planos estava um atentado suicida “em um local de culto da cidade”, além do “homicídio de cidadãos e a ativação de produtos explosivos caseiros em lugares agitados”, detalha um comunicado do FSB.

A célula era conduzida pelos chefes do EI no exterior e a comunicação entre os terroristas era feita através do serviço de mensagem Telegram.

As detenções ocorreram entre as últimas quarta e quinta-feira, segundo as autoridades de Rusia.

Aleksandr Bortnikov informou no começo desta semana da desarticulação de outra célula terrorista na região de Moscou, que planejava cometer atentados durante as celebrações natalinas e durante a campanha eleitoral das próximas votações presidenciais de março. Aleksandr Bortnikov é o chefe do FSB.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Inteligência de Rusia desarticula célula do Estado Islâmico em São Petersburgo
>>>>>Rússia afirma que desarticulou planos de atentados para o Ano Novo – December 12, 2017 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 os serviços de inteligência 0 25 NONE 2 (tacit) eles (referent: Os serviços de inteligência): 1, (tacit) eles/elas (referent: Os serviços de inteligência): 1
2 Moscou 40 0 PERSON 2 Moscou: 2
3 Comitê Nacional 0 0 PERSON 2 o Comitê_Nacional_Antiterrorista: 1, ele (referent: o Comitê_Nacional_Antiterrorista): 1
4 Estado_Islâmico 0 0 PLACE 2 Estado_Islâmico: 2
5 assassinato de cidadãos e a ativação de artefatos explosivos caseiros 0 150 NONE 1 assassinato de cidadãos e a ativação de artefatos explosivos caseiros: 1
6 somar grupos criminosos ou células dormentes 0 80 NONE 1 somar grupos criminosos ou células dormentes: 1
7 a organização terrorista 40 60 NONE 1 a organização terrorista: 1
8 a célula era dirigida por os chefes de o ei em o exterior e a comunicação entre os terroristas era feita através_do serviço de mensagem telegram 0 60 NONE 1 A célula era dirigida por os chefes de o EI em o exterior e a comunicação entre os terroristas era feita através_do serviço de mensagem Telegram: 1
9 atentados terroristas 0 60 NONE 1 atentados terroristas: 1
10 o início de esta semana de a desarticulação de outra célula terrorista 0 60 NONE 1 o início de esta semana de a desarticulação de outra célula terrorista: 1