CruzexIV2008NatalBrasil.jpg

Ministro da Defesa declara que militares podiam ter provocado ‘chacina’ na Rocinha

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Cruzex IV 2008 Natal – Brasil

Raul Jungmann alegou que as Forças Armadas, que podem auxiliar, podem apoiar, poderiam provocar uma “chacina” se atuassem de maneira ostensiva em locais como a Rocinha, no Rio de Janeiro, . Raul Jungmann é o ministro da Defesa. Em entrevista à “GloboNews”, o ministro ddeclarouque arequisitam-se as tropaspara desempenharem papéis que fescapamda sua função original.

— Você tem um doente na UTI. Ele tem fraturas, sangramento interna e também uma cirrose. Você segurará a sangramento ou a cirrose? Se o Rio não necessitava de uma ação estrutural na guerrazinha à violência, a cirrose é estrutural, a hsangramentoé a urgência — aalegouo ministro, quando perguntado por jornalistas.Na segunda-feira 11 de setembro “Nosso foco inicial eram as armas, em especial, fuzis”. A fala do ministro da Defesa, Raul Jungmann, sintetizava o principal objetivo da operação integrada das forças estaduais e federais de segurança no Rio: a apreensão de armas longas do tráfico. Um mês após o começo das ações integradas, os resultados eram decepcionantes. Um levantamento realizado pelo EXTRA a partir de dados da Polícia Civil revelava que durante todo o primeiro mês de operação, haviam sido apreendidos exclusivamente 15 fuzis na capital e na Baixada Fluminense — sete a menos do que no mesmo fase do ano passado.

As forças armadas de uma nação constituem o conjunto das suas organizações e forças de guerrazinha e de defesa.

— As forças Armadas, pelo renome e legitimidade que elas têm, passam a assumir um papel que, de fato, elas não podem corresponder. Darei um exemplo, para ficar bem claro. Você viu esses tiroteios que aconteceram na Rocinha. Evidenciou, se as Forças Armadas, que são preparadas para arruinar, para enfrentar o opositor, que tem armamento de alta habilidade destrututiva, se elas fossem fazer isso na Rocinha, você ia ter uma chacina, uma calamidade —., mas o papel fundamental é das polícias. O problema da Segurança não vai ser resolvido pela Defesa. Ela pode auxiliar. No Rio de Janeiro, está auxiliando. Mas, de fato, o problema da Segurança tem que ser resolvido na Segurnaça, e não na Defesa — alegou.

Na manhã desta sexta-feira, a favela da Rocinha voltou a ficar em clima de combate. Houve intenso tiroteio no acesso à comunidade, que levou ao fencerramentoda Autoestrada Lagoa-Barra, em São Conrado.Em nota, o governo do Estado declara que a polícia vai ficar na Rocinha “o tempo que for necessário para evitar novos confrontos”. A comunidade tem uma Unidade de Polícia Pacificadora, implantada em 2012.Um habitante contou que ladrinhas tentam atear fogo a ônibus e vans. Segundo ele, há vários pontos de incêndio na favela.

Segurança é a percepção de se estar protegido de riscos, perigos ou perdas.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ministro da Defesa declara que militares podiam ter provocado ‘chacina’ na Rocinha
>>>>>’Setecentos militares chegarão à Rocinha às 15h’, diz Ministro da Defesa – September 22, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Moradores relatam pânico em meio a tiros, explosões e barricadas na Rocinha: ‘Guerra’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Polícia do Rio faz operação na Rocinha depois de confronto entre traficantes – September 18, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Moradores da Rocinha não conseguem sair de casa por causa de tiroteio e perdem prova da Uerj – September 17, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Favela da Rocinha vive clima de tensão com disputa entre Nem e Rogério 157 – September 16, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>PM pede para população evitar região da Rocinha por causa de tiroteio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Morador faz transmissão ao vivo de tiroteio na Rocinha – September 17, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Intenso tiroteio assusta moradores de Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio – September 15, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Um dia após operação no Morro do Juramento, policiamento não é visto no local – September 17, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Via da Zona Norte é bloqueada por PMs após confronto no Morro do Juramento – September 16, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Via é bloqueada por PMs após tiroteio no Morro do Juramento, na Zona Norte – September 16, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Polícia confirma pelo menos seis corpos em tiroteio no Morro do Juramento – September 16, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Bandidos decretaram toque de recolher na Favela da Rocinha – September 18, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Cúpula de facção determinou invasão da Rocinha para derrubar chefão – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Polícia faz operação na Rocinha após domingo de guerra do tráfico comunidade – September 18, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Pezão diz que vetou ação na Rocinha durante guerra entre facções no Rio – September 20, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>Após pedido de Pezão, Forças Armadas atuarão na Rocinha – September 22, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Governo pede o patrulhamento das Forças Armadas em 103 pontos da Região Metropolitana do Rio; ministro nega – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Vídeo mostra momento em que traficantes invadem a favela da Rocinha – September 19, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Rocinha tem quinto dia de operação consecutivo nesta sexta-feira – September 22, 2017 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Forças Armadas 8 0 ORGANIZATION 5 as Forças_Armadas: 4, elas (referent: as Forças_Armadas): 1
2 a Defesa 0 0 PERSON 5 Ela (referent: a Defesa): 1, (tacit) ele/ela (referent: a Defesa): 1, a Defesa: 3
3 a Rocinha 0 0 PLACE 4 a Rocinha: 4
4 o Rio 0 0 PLACE 4 o Rio: 4
5 você 0 0 NONE 4 Você: 3, você: 1
6 as forças armadas de uma nação 0 0 NONE 3 elas (referent: As forças armadas de uma nação): 2, (tacit) eles/elas (referent: As forças armadas de uma nação): 1
7 comunidade 0 0 NONE 3 a comunidade: 2, A comunidade: 1
8 o problema de a segurança 12 166 NONE 2 o problema de a Segurança: 1, O problema de a Segurança: 1
9 hemorragia 0 50 NONE 2 hemorragia interna: 1, a hemorragia: 1
10 eu 60 0 NONE 2 (tacit) eu: 2