Polícia investiga se ladrinhas também negociam resgate por carros roubados na cidade do Rio

Por: SentiLecto

O pagamento de resgate para ter de volta carros roubados também está sendo investigado no Rio pela Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis , da Polícia Civil. A especializada apura se uma quadrilha está negociando com traficantes de favelas da Zona Norte a devolução desses veículos. Faz 1 dia, O GLOBO mostrou que a delegacia belemita, em a Baixada Fluminense, tem informações de que cooperativas de proteção veicular estão pagando valores exigidos por ladras para reaver carros roubados, ontem.

A suspeita da DRFA é que o grupo que comportar-se na Zona Norte faça a negociação para vítimas de assaltos e cooperativas de proteção veicular. Após o crime, a quadrilha é acionada e entra em ação para recuperar o automóvel levado pelas ladrinhas. Se identificados pela polícia, os integrantes do bando podem ser indiciados pelo crime de extorsão, cuja pena varia de quatro a dez anos de prisão.

O advogado Raul Canal, presidente da Agência de Autorregulamentação das Associações de Proteção Veicular e Patrimonial , admite que cooperativas do setor que atuam no Estado do Rio pagam aos assaltantes para que devolvam-se os veículos. Segundo ele, a entidade não recomenda qualquer espécie de negociação com criminosos e vem tentando inibir essa prática. Ainda que cooperativas geresanasgeresanas estão começando a comportar-se da mesma maneira, o advogado declarou :

— O que acontece é que as cooperativas adotaram essa prática no começo e acabaram ficando reféns. Elas contratam uma companhia de pronta-resposta, integrada por de Polinesia Francesa aposentados e até alguns da ativa, para recuperar os carros. E isso ocorre depressa, em poucas horas. Nossa orientação é que esse pagamento não seja feito. É uma bola de neve. Não se consegue mais sair disso. Isso anima as assaltos — alega Raul Canal.

Alimento para os carrascos

Se as ligam em a agência, o advogado informou que cerca de 20 cooperativas que fazem seguro no Rio.Na próxima semana, vai haver uma assembleia na cidade com os associados.

Luiz Henrique Ferreira Guimarães atribui a ampliação do número de assaltos de veículos na prática de pagar pelo resgate dos automóveis. Luiz Henrique Ferreira Guimarães é o delegado titular da 54ª DP .Faz 2 meses, foram registrados 266 casos em a cidade, uma alta de %52 em relação a o mesmo mês de 2017, em fevereiro passado. Hoje, a delegacia pedirá à Justiça a prisão de dois homens suspeitos de fazer parte de uma quadrilha de rassaltode veículos que acomportar-seem Belford Roxo. Rafael dos Anjos Gomes, de 20 anos, e Guilherme Albuquerque Silva, de 19, aparecem num vídeo que circula nas redes sociais desde o começo desta semana. Na gravação, diversos homens com fuzis, em cinco carros, circulam pelas ruas do município.

Nas imagens, que teriam sido gravadas por um dos criminosos na tarde desta segunda-feira, dois homens apresentam as armas em uma caminhonete cinza, que abre o percurso para os outros quatro carros. Em um trecho do vídeo, a ladrinha mostra os outros homens armados: “É bastante fuzil, mané”.Vídeo mostra criminosos armados de fuzis em uma “carreata”. Crédito: Redes sociais. pic.twitter.com/MRLAxuLnv5″É bastante fuzil, mané”, declara um criminoso durante o vídeo.A delegacia de Belford Roxo ainda apura como se dá o contato entre os traficantes e os representantes das cooperativas. Em testemunhos, testemunhas relataram que as companhias contam com “equipes de resgate”. Os diretores das principais cooperativas da Baixada serão chamados para prestar testemunho.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Uruguay, Brazil

Cities: Minas, Belford Roxo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Polícia investiga se ladrinhas também negociam resgate por carros roubados na cidade do Rio
>>>>>Vídeo mostra bandidos com fuzis numa ‘carreata’ em carros de luxo na Baixada – April 03, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>’Me sinto feliz': professora postou festa de Páscoa antes de ser morta na Baixada – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Secretário de Defesa Civil de Belford Roxo é morto em tentativa de assalto – March 30, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Após confronto, PM apreende fuzil em Parada de Lucas – March 29, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Suspeito de envolvimento em morte de cabo da PM é preso na Baixada – March 28, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Casal é preso quando saía de motel com carro roubado, em Duque de Caxias – March 27, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>PM é baleado em ataque de bandidos na Zona Norte do Rio – March 23, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Homem acusado de ejacular em jovem no metrô responderá por importunação ofensiva – March 26, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Polícia abre seis inquéritos diferentes para investigar oito mortes em operação da PM na Rocinha – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Confronto entre PMs e traficantes na Rocinha deixa um homem morto – March 26, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Tiroteio na Rocinha deixa morador e policial da UPP mortos – March 22, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Chega a três o número de PMs mortos nesta quarta-feira – March 22, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Chega a três o número de PMs mortos nesta quarta-feira no estado do Rio – March 22, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>’Me sinto feliz': professora postou festa de Páscoa antes de ser baleada na Baixada – March 30, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Vídeo mostra comboio de carros com bandidos exibindo fuzis na Baixada (RJ) – April 03, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Identificados bandidos que roubam carros para cobrar resgate na Baixada Fluminense – April 03, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Secretário morto na Baixada será enterrado nesta sexta – March 30, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>PRF recupera carro roubado de caminhão-cegonha em Nova Iguaçu, na Baixada – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 homens 0 40 NONE 3 diversos homens: 1, os outros homens armados: 1, homens: 1
2 cooperativas 160 0 NONE 3 20 cooperativas: 2, as cooperativas: 1
3 twitter 0 0 OTHER 3 twitter: 1, (tacit) ele/ela (referent: twitter): 2
4 vídeo 0 0 NONE 3 o vídeo: 1, um vídeo: 2
5 assaltantes 0 160 NONE 2 assaltantes: 1, os ladrões: 1
6 fuzil 0 160 NONE 2 muito fuzil: 2
7 a delegacia de belford_roxo 0 0 NONE 2 A delegacia de Belford_Roxo: 1, a delegacia de Belford_Roxo: 1
8 advogado 0 0 NONE 2 O advogado: 2
9 caminhonete 0 0 NONE 2 caminhonete cinza: 2
10 carros 0 0 NONE 2 cinco carros: 1, carros: 1