Preso, Sérgio Côrtes propôs que presos com conjuntivite fossem transferidos de Benfica

Por: SentiLecto

Conjuntivite nos olhos dos outros é refresco! Diante de um surto de conjuntivite na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte, Sérgio Côrtes propôs na Secretaria de Administração Penitenciária que os 27 detentos infectados com a enfermidade fossem transferidos para suas unidades de destino. Sérgio Côrtes é o ex-secretário estadual de Saúde do Rio.Preso, o médico tem autorização judicial para exercer sua profissão no cárcere e foi ele quem atendeu os internos infectados. Faz 9 dias, em seguida, o ex-secretário informou em a pasta sobre a situação em um documento assinado por ele e datado em o último.

Foi o ex-secretário quem entrou com o pedido para que pudesse exercer o sua profissão atrás das grades. Côrtes atende desde casos simples, ambulatoriais, até mais graves, como presos que foram baleados e emergências psiquiátricas. O EXTRA teve acesso aos relatórios de três meses de atendimento. Neles, Côrtes alega ter feito 708 consultas em junho, 1.382 em julho e 1.641 em agosto. Médicos e coordenadores de UPAs escutados pelo EXTRA informaram que a média de atendimentos de um médico oscila entre 50 e cem pacientes por dia, de acordo com a localização da unidade.

Ao tomar conhecimento da situação, o Núcleo do Sistema Penitenciário da Defensoria Pública estadual entrou com uma medida cautelar na Justiça para que a transferência não acontecesse. O órgão desejava evitar que a enfermidade se alastrasse pelo sistema prisional e pediu que os internos fossem isolados de imediato. A Seap, que , transferiu os presos infectados antes da resolução judicial, , no entanto Se os leva para onde %80 de as pessoas presas em o estado, a Cadeia Pública José Frederico Marques é uma unidade de triagem. Se as encaminha de lá, para outras unidades. Em seu parecer, Côrtes propôs que isso acontecesse logo, mas não explicou o porquê dessa medida.

Também há casos de conjuntivite nas penitenciárias Plácido de Sá Carvalho e Alfredo Tranjan, ambas no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste. Ainda que tomou, no documento comunicando a Seap sobre os casos de conjuntivite, Côrtes informou -se medida de distribuição de água com sabão líquido para que os internos lavassem as mãos, no intuito de tentar impedir que a enfermidade se alastrasse. Ainda que não havia colírios no sistema, o ex-secretário adiciona.

Dos 27 casos de conjuntivite na Cadeia Pública José Frederico Marques, três são na galeria C, onde está preso o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral. O EXTRA perguntou à Seap quem são os três internos cinfectados mas a pasta não respondeu ao questionamento.

Na sua vez, bezerra é ex-assessor de Sérgio Cabral e acusado de ser o operador financeiro do esquema de corrupção chefiado pelo ex-governador do Rio. Na Cadeia José Frederico Marques também estão outros presos da Lava-Jato no Rio, além de internos com ensino superior inteiro.

Interesse por saúde na cadeia é novidade

— Em 2013, quando Côrtes ainda era secretário de Saúde, estive com ele e pedi atenção ao sistema prisional. Se o atendeu claro que meu pedido jamais . Estive em Benfica e vi que ele realmente está trabalhando. Agora, está coordenando o que não coordenou em anos. Muita sarcasmo do destino, né? — alega a advogada.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Preso, Sérgio Côrtes propôs que presos com conjuntivite fossem transferidos de Benfica
>>>>>Preso em Benfica, Sérgio Côrtes afirma já ter dado atendimento médico a oito mil detentos – January 12, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Sérgio Côrtes 0 0 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: Côrtes): 1, Sérgio_Côrtes (apposition: o ex-secretário estadual de Saúde_do_Rio): 1, Côrtes: 5
2 Preso e 0 0 PERSON 4 ele (referent: Preso e): 3, Preso e: 1
3 Seap 0 0 ORGANIZATION 4 A Seap que: 1, a Seap: 3
4 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
5 ex-secretário 0 0 NONE 4 O ex-secretário: 1, o ex-secretário: 3
6 presos 0 310 NONE 3 os presos contaminados: 1, presos: 2
7 internos 0 70 NONE 3 os internos: 2, os internos contaminados: 1
8 Benfica 80 0 PLACE 3 ele (referent: Benfica): 1, Benfica: 2
9 Cadeia Pública José Frederico Marques 0 0 ORGANIZATION 3 a Cadeia_Pública_José_Frederico_Marques: 2, A Cadeia_Pública_José_Frederico_Marques: 1
10 EXTRA 0 0 ORGANIZATION 3 o EXTRA: 1, O EXTRA: 2