Sobe para 128 o número de mortos em atentado a comício eleitoral no Paquistão

Por: SentiLecto

Pelo menos 128 pessoas faleceram e 122 ficaram feridas nesta sexta-feira em um atentado a bomba provocado por um terrorista suicida – e cuja autoria foi reivindicada pelo grupo Estado Islâmico – durante um comício eleitoral na província do Baluchistão, no oeste do Paquistão.

No começo do mês, Jalalabad foi palco de um atentado suicida que concluiu com as mortes de 19 pessoas e deixou outras 21 feridas, na sua maioria membros das minorias de Hindupurde Hindupur e sikh, coincidindo com uma visita do presidente afegão, Ashraf Ghani.

Confirmaram-se os números em a Agência Efe pelo ministro de a Saúde de a província, Faiz Kakar e a polícia local.

Quando um terrorista detonou as bombas que carregava durante um comício do político Siraj Raisani, o atentado ocorreu , do Partido Nacionalista Awami , em um mercado no distrito de Mastung.

O porta-voz da Polícia de Mastung, Sana Ullah declarou: “O criminoso estava sentar-se entre as pessoas e detonou as bombas que estavam com ele ao final do acontecimento”.

Se levou grande parte de os feridos a clínicas de a capital provincial, Quetta, que fica a 35 quilômetros de o local de o atentado. Se colocaram unidades de acordo com Muhammed Ramzan, porta-voz de a polícia em esta cidade, todas as em estado de emergência.

Matou-se deputado de a Assembleia Parlamentar de a província o próprio Siraj Raisani, que fazia o comício e concorreria em as votações gerais de o próximo dia 25 a , em o ataque. Segundo um dos irmãos da vítima, Lashkari Raisani, um filho do político também faleceu em um atentado terrorista em 2011.

Khogyanai adicionou que já esvaziaram um edifício próximo ao Departamento de Educação, mas se movem “lentamente e com cuidado”, então a operação vai levar tempo.

O grupo jihadista Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque em um comunicado divulgado pela agência de notícias “Amaq”, com a qual tem ligação.

“O ANP é anti-islâmico. Prendeu outros”, declarou Khurasani, quando este partido secular esteve no poder, matou muitos islâmicos e fez.Durante o ataque, vários funcionários ficaram presos no interior do imóvel, segundo confirmou Khogyanai à Agência Efe.

Este foi o segundo atentado do dia durante um comício eleitoral no Paquistão. Na primeiro, acontecido na cidade de Bannu, na província de Khyber Pkhtunkhwa, quatro pessoas faleceram e 19 ficaram feridas. Aparentemente, o ataque tinha como alvo Akram Khan Durrani que fugiu ileso. Alvo Akram Khan Durrani é ex-ministro de Habitação do país.

Em 12 dias, o Paquistão vai realizar votações gerais que têm que contar com a participação de 105 milhões de cidadãos,, segundo dados de a Comissão Eleitoral Nacional.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Pakistan

Cities: Bannu

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Sobe para 128 o número de mortos em atentado a comício eleitoral no Paquistão
>>>>>Ataque contra Departamento de Educação no Afeganistão deixa 2 mortos – July 11, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>Talibãs reivindicam ataque contra ato eleitoral com 20 mortos no Paquistão – July 11, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Homem-bomba mata 12 em comício de partido anti-Taliban no Paquistão – July 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Sobe para 10 o número de mortos em ataque a Departamento de Educação afegão – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 bombas 0 0 NONE 4 as bombas: 4
2 pessoas 0 140 NONE 3 quatro pessoas: 1, 128 pessoas: 1, as pessoas: 1
3 atentado 0 60 NONE 3 um atentado terrorista: 1, um atentado: 1, O atentado: 1
4 Siraj Raisani 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: O próprio Siraj_Raisani e a): 1, O próprio Siraj_Raisani e a: 2
5 ataque 0 0 NONE 3 o ataque: 3
6 comício 0 0 NONE 3 um comício eleitoral: 2, o comício: 1
7 eleições 0 0 NONE 3 eleições gerais: 2, as eleições gerais: 1
8 palco de um atentado suicida 0 240 NONE 2 palco de um atentado suicida: 2
9 os irmãos 0 70 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: os irmãos): 2
10 Agência Efe 0 0 ORGANIZATION 2 a Agência_Efe: 2